1. SÍNTESE REFLEXIVA 

             Vamos destacar neste texto as experiências vivenciadas no dia-a-dia que auxiliam a criança em seu desenvolvimento, sejam elas relacionadas aos fenômenos da natureza ou ao convívio social entre outras. Notamos que podem existir diferentes estilos de aprendizagem e objetivos que requerem múltiplas opções de ensino.  Cada criança aprende de acordo com o seu estilo pessoal de aprendizagem, o qual pode variar de criança para criança. A bagagem cultural que a criança traz consigo deve ser explorada, pois quando articulado o conhecimento científico às experiências e saberes da criança, ajudam na promoção do desenvolvimento integral das mesmas. Sendo assim, os conhecimentos prévios que elas trazem de casa podem ser muito valiosos e construtivos.

             A matemática é parte integrante do cotidiano onde tudo gira em torno de números, medidas, operações e figuras geométricas. As brincadeiras e jogos são capazes de desenvolver na criança noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola. Devemos oportunizar situações ricas e desafiadoras para que a criança desenvolva suas habilidades matemáticas, preferencialmente pautadas em conteúdo significativo.

             A música possui um importante papel na educação de crianças, pois facilita o processo de aprendizagem, tendo em vista que desenvolve a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, a socialização e afetividade também trabalha com movimentos corporais. Além de ser um meio de expressão de ideias e sentimentos é também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. As canções contribuem para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança.

            A literatura na educação infantil, quando utilizada de forma adequada, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento e da aprendizagem da criança, fazendo com que ela entenda a leitura não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa que pode levá-la a outros universos através de sua imaginação. A literatura e consequentemente a leitura é um dos caminhos para desenvolver e estimular a formação de ideias nas crianças. Enquanto criança, podemos ser aquilo que nossa imaginação deseja. Por isso, é muito importante estimular os pequenos a fantasiar, pois ajudará na sua formação e na construção de sua identidade.

            As atividades artísticas devem ser feitas de modo a explorar as experiências vivenciadas pela criança através do tema proposto. Cada qual na sua individualidade, pois é forma e o momento que ela tem de expressar seus sentimentos, emoções, desenvolver sua criatividade e imaginação, reforçando também a sua autonomia e identidade. Além disso, é também uma forma de comunicação.

             Na educação infantil, atividades quando são trabalhadas de forma lúdica, séria e correta possibilita uma infinidade de benefícios no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Importante estimular sempre a imaginação e criatividade da criança. De modo a facilitar sua aprendizagem, também podem ser oferecidos outros recursos como visuais, de paladar, de olfato ou de sensações. Também as aulas de campo validam as informações científicas permitindo interações com o meio.

             O alvo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, de modo que as disciplinas possam interagir em prol do conhecimento e assim contribuírem para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, para melhor desenvolver o seu trabalho.

             Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

             A história “As tranças de Bintou” nos mostra uma menina que pelas ilustrações e narrativas nos levam a deduzir que viva na África. Bintou sonha ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres da aldeia. Ao longo da história nos deparamos com alguns costumes e tradições de seu povo.

             Aprofundando um pouco mais, notamos a relação da história infantil com o texto abordado. Ambos tratam de pluralidade: um na sala de aula e outro entre os povos e etnias.

             A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos.

             Na história de Bintou existem elementos que podem ser aproveitados para trabalhar conteúdos de diferentes áreas de conhecimentos. Poderíamos aproveitar, por exemplo, a festa de batizado do irmão de Bintou, onde havia um variado cardápio para trabalhar conceitos. Conforme descrito no texto ”Uma abordagem integrada da aprendizagem”, vimos que as experiências com olfato e paladar fortalecem as lembranças de conceitos.

             A história de Bintou é bem ilustrada e com cores fortes que podem ser aproveitadas nas aulas de artes para que as crianças abusem da imaginação e façam desenhos coloridos relacionados à história. Poderíamos ainda introduzir músicas como as de capoeira que é uma luta típica com origens africanas.

             As crianças poderiam entrar na história e criarem através da dramatização a sua própria versão da historinha infantil em pequenos grupos e apresentá-la aos coleguinhas. Assim trabalharia com a dramatização, também o cooperativismo e o relacionamento interpessoal.

             Assim sendo, seria possível o professor iniciar um trabalho interdisciplinar com as crianças tendo como ponto de partida a história de Bintou. E para melhor relacionar os dois textos serão descrias atividades em diferentes disciplinas partindo de um mesmo tema e que poderão ser trabalhadas ao longo de uma semana em turmas de educação infantil com idade entre 04 e 06 anos.

 

PLANO DE AULA - 01

Área do Conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: Seres vivos

Objetivos:

    • Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e os animais;

    • Conhecer o habitat natural desses animais;

    • Exercitar o raciocínio lógico.

Ao final dessa aula espero que o aluno saiba: o nome de alguns animais e distinguir os lugares que eles vivem.

Procedimentos Metodológicos: após as crianças assistirem o vídeo da história das tranças de Bintou a professora para chegar até os seres vivos pode começar fazendo perguntas tais como: “Como é o lugar onde Bintou mora?” “O que tem nesse lugar onde a Bintou mora?” “Tem casa?” “Tem bichos?” “Quais bichos?”. Certamente as crianças estarão respondendo com entusiasmo e criatividade, citando o nome de todos os bichos que lhes vierem à cabeça.  A professora deverá anotar no quadro o nome de alguns bichos que as crianças citarem. Deverá também ter em mãos figuras de alguns bichos para perguntar as crianças o nome do bichinho. Para cada bicho que a professora tiver anotado ela irá perguntar onde ele vive. “Onde que o peixinho mora?” “E o passarinho, onde que ele faz o ninho?” etc.

Avaliação: será de forma oral. Com a figura dos bichos a professora irá mostrar para as crianças e perguntar o nome do bicho e onde ele vive. Deverá ficar atenta para que todos os alunos participem. Irá avaliar o que eles aprenderam com a aula e também irá avaliar a criatividade deles ao responderem quais os bichos que supostamente viveriam no lugar onde se passa a história de Bintou.

PLANO DE AULA - 02

Área do Conhecimento: ARTES E MÚSICA

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: Apreciação em Artes Visuais

Objetivos:

    • Identificar imagens diversas;

    • Trabalhar a etnia;

    • Produzir trabalhos através da colagem.

Ao final dessa aula espero que o aluno saiba: identificar imagens e figuras em revistas, jornais, livros, etc., respeitar as diferenças dos colegas.

Procedimentos Metodológicos: para essa aula a professora deverá levar para a sala de aula revistas com diversas imagens de pessoas de diferentes tipos: brancas, negras, altas, baixas, gordas, magras, cabelos lisos, cabelos crespos, olhos claros etc.. Levar também cartolinas para fazer cartazes que serão fixados na sala de aula. Deverá começar falando sobre Bintou: sua cor, seu tipo de cabelo etc. Dividir a turma em grupos e dar revistas para recortarem imagens de pessoas. Cada grupo deverá recortar um tipo de imagem: um grupo recortará imagem de pessoas negras, brancas e indígenas, outro grupo recortará imagens de pessoas com diversos tipos de cabelos e penteados, outro grupo imagens de pessoas em que os olhos sejam destacados e assim por diante. A professora deverá observar se as revistas contêm as figuras propostas para a atividade. A professora deverá levar 06 cartolinas onde serão escritas as seguintes frases: “Não importa se você é branco, negro ou índio” “Não importa se você tem cabelos lisos, crespos, encaracolados, preto, loiro, vermelho ou branco” “Não importa se você é gordo ou magro” “Não importa se você é alto ou baixo” “A verdade é que somos todos iguais mesmo com algumas diferenças”. Depois de recortar as figuras, as cartolinas deverão ser distribuídas aos grupos conforme as figuras que elas recortaram para ser feita a colagem conforme a frase da cartolina. Lembrando que na última será de imagens diversas dentro do tema proposto. A professora deverá ajudar as crianças com as colagens. Ao final fixar o cartaz nas paredes da sala, fazer a leitura e comentar sobre cada um deles.

Avaliação: a avaliação será de forma contínua. Além de observar a motivação das crianças em desenvolver a atividade, a colaboração, será observado também ao longo dos dias se eles estão praticando o respeito com o coleguinha. Os cartazes deverão permanecer na sala durante alguns dias e nesse tempo será feita a avaliação.

PLANO DE AULA - 03

Área do Conhecimento: ALFABETIZAÇÃO

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: Falar e escutar

Objetivos:

    • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;

    • Desenvolver o vocábulo;

    • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação.

Ao final dessa aula espero que o aluno saiba: comunicar-se melhor e que tenha uma noção da interpretação de textos.

Procedimentos Metodológicos: em uma roda de conversa a professora deverá contar a história de Bintou. Ao término comentar sobre a história, os personagens, o lugar etc. e estimular as crianças a também participarem desse momento. Logo após, pedir às crianças que recontem a história, de forma que uma criança começa e depois passe para outra dar continuidade. A professora deverá cuidar para que a história não saia muito fora da original e que as crianças não dispersem a atenção.

Avaliação: a avaliação será através da observação. Observar se todos os alunos estão participando, se tem dificuldade de falar, de entender o que foi dito, observar o desenrolar da história através da criatividade das crianças.

PLANO DE AULA - 04

Área do Conhecimento: MATEMÁTICA

 

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: contagem

Objetivos:

    • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano;

    • Reconhecer os números;

    • Associar elementos a quantidades;

Ao final dessa aula espero que o aluno saiba: os números de 1 a 9 e associar a figura à quantidade.

Procedimentos Metodológicos: para que a atividade não cause confusão aos pequenos, irão aprender a contar de 1 até 9, porém no momento de fazer a associação das figuras às quantidades, trabalharemos com o máximo de 5 elementos. A professora deverá ter os numerais escritos e bem destacados em um tamanho que dê para todas as crianças verem. Irá mostrar os números em forma sequenciada para que as crianças memorizem. Depois em forma aleatória perguntando: “Que número é esse?”. Para dar sequencia a atividade, a professora deverá usar um equipamento de data show para mostrar no quadro o vídeo da história de Bintou. Selecionar algumas cenas que dê para fazer contagem de elementos, por exemplo, a cena de Bintou no lago, a professora pergunta quantos birotes tem na cabeça de Bintou, são 4, ela conta: 1, 2, 3, 4, daí ela mostra o número 4, e assim por diante.

Avaliação: a avaliação será de forma escrita. Para não causar confusão aos pequenos que acabaram de aprender a contar até 9, trabalharemos com no máximo 5 elementos. A professora distribuirá uma folha de atividades às crianças. De um lado figuras com diferentes quantidades de elementos retirados do texto, por exemplo, um figura com 5 batatas,  4 pássaros etc. e do outro lado os números de 1 a 5. O exercício consiste em ligar a quantidade ao número correspondente. Dessa forma será avaliado se eles aprenderam a contar e associar ao número correspondente.

Considerações Finais

 

 

A elaboração deste trabalho possibilitou a reflexão e a ampliação de nossos conhecimentos sobre a possibilidade de desenvolver atividades significativas com crianças na educação infantil.

 Com a síntese reflexiva vimos que tudo o que é proposto a ser trabalhado tem um objetivo e desperta várias possibilidades. Não basta apenas saber que conteúdo a trabalhar, é preciso também saber como trabalhar, como aproveitar as oportunidades e o motivo pelo qual está trabalhando aquilo.

Pode se verificar que a abordagem integrada da aprendizagem a partir de conhecimentos científicos é mais um dos diversos elementos orientadores na formação e atuação dos profissionais em educação.

A reflexão e as atividades realizadas a partir da história de Bintou proporcionaram um aprofundamento sobre os caminhos metodológicos e orientações didáticas para a elaboração e execução de atividades para a educação infantil.

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades, assim como o plano de aula. Portanto, o plano de aula é de fundamental importância para o profissional docente, pois é uma forma de organizar suas ideias e os conteúdos que serão abordados na aula.

O plano de aula irá possibilitar um controle maior de suas ações perante a turma. Com ele os planejamentos das aulas a serem ministradas tomarão um lugar adequado, diminuindo consideravelmente a possibilidade de dúvidas e atropelos nos assuntos a serem explanados para turma. O plano de aula deve anteceder todas as ações do docente.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

Andrade, Fábio Goulart de, Battini, Okçana, Freitas Zômpero, Andréia de. Ensino da Natureza e Sociedade. São Paulo: Pearson Pretntice Hall, 2009.

 

Araman, Eliane Maria de Oliveira. Ensino da Matemática na Educação Infantil. São Paulo: Pearson Pretntice Hall, 2009.

 

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

 

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.

 

Franco, Raquel Rodrigues. Ensino e alfabetização II. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

 

Montagnini, Rosely Cardoso, Cava, Laura Célia Cabral, Andrade, Klésia Garcia. Ensino das Artes e Música. São Paulo: Pearson Pretntice Hall, 2009.

 

- História As Tranças de Bintou.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28002

 

http://karlawanessa.blogspot.com.br/2012/02/plano-de-aula-educacao-infantil.html

 

http://tiapedacinhodoceu.blogspot.com.br/2010/10/planejamento-de-atividades-educacao.html