Síntese dos principais avanços da Psicologia aplicada ao ensino do adolescente.

Hoje em dia existem varias situações que vêm causando problemas escolares e solicitam a atuação da Psicologia tais como: A repercussão no ambiente escolar da violência externa, seja ela das ruas ou do ambiente familiar, o efeito da disseminação do uso de drogas por parte da população em geral, afetando também crianças e adolescentes, a prática sexual precoce e a gravidez na adolescência entre outras.

É importante salientar que, inicialmente, a profissão de psicólogo estava ligada preferencialmente aos problemas de educação da medicina e do trabalho. O psicólogo selecionava o funcionário certo para o cargo certo, buscava adaptá-lo para maior produção, classificava o aluno em turmas com graus diferentes de aprendizagem. Em minha opinião, a inserção hoje em dia da psicologia aplicada a o ensino, possui várias contribuições, entre elas: as contribuições com o período da adolescência, época de muitos conflitos e questionamentos; ajuda no desenvolvimento de algumas competências e habilidades que são propostas como objetivos do Ensino Médio bem como no crescimento pessoal do jovem; auxiliar na formação de sua identidade, personalidade e auto realização, por meio de reflexões e conhecimentos sobre assuntos pertinentes a esta idade, como por exemplo: afetividade, ética, sexualidade, relacionamento interpessoal, valores, mercado de trabalho, mídia, família e escolha profissional.

Assim podemos afirmar que a Psicologia pode oferecer conceitos científicos considerados apropriados para subsidiar discussões e reflexões aos jovens sobre seu mundo subjetivo. Tem condições de ajudá-los a  refletir sobre informações advindas do seu cotidiano ao contrapor colocações teóricas do mundo científico. O choque de informações recebidas pela mídia e de resultados científicos é altamente provocador da atenção dos adolescentes e condição básica para promover o conhecimento e a reflexão sobre a realidade social. A Psicologia, como disciplina, também pode fornecer aos jovens condições para desenvolverem sua capacidade de pensar, sendo este um período propício para a descoberta dos valores sociais vigentes, principalmente os cultuados na família e comunidade, e a busca de uma identidade própria.  

Para terminar, Parafraseando Gallo (2002), podemos dizer: muito embora todos os homens entendem um pouco Psicologia, nem todos são psicólogos, isto é, nem todos  têm as condições teórico-práticas suficientes para elaborar a sua própria visão de  mundo. Para que todos os homens realmente se tornem psicólogos, é necessário  compreender qual o papel da Psicologia no âmbito escolar e qual seu significado na realidade social, a quem ela serve e a quem deveria servir.

Isaira Alcântara Carvalho