SINOPSE DO CASO: Administrando o ambiente no Mcdonalds¹

Aldeir Sousa gomes²

Jaqueline Pimentel Dias Carneiro³

1 DESCRIÇÃO DO CASO

O Case se trata da McDonald’s uma empresa mundialmente conhecida por ser a maior rede de “fast food” do mundo, a empresa vem atravessando por alterações em suas lojas para se adequar a uma empresa ambientalmente correta com o meio ambiente e com os índices de vendas que estão forçando a empresa a avaliar o mercado de refeições rápidas que ela dominou por muitos anos.

                   A empresa passou por um problema de vendas domesticas que se estabilizaram e a porcentagem de crescimento reduziram em oito trimestres seguidos. Para mudar o desempenho ruim os analistas de valores baixaram o status da McDonald’s recomendando vender suas ações, o que muitas pessoas não percebem, é a capacidade de resiliência da empresa como agilidade em encontrar soluções para problemas difíceis, um dos problemas é encontrar pontos de vendas bem localizados para instalar suas lojas que estão se tornando escassos e caros, pois o custo de abrir uma nova loja é de 10, % no mesmo período, esses problemas impedem a McDonald’s de expandir suas lojas 2% enquanto as vendas subiram apenas 1,6 % para cidades menores.

                   A solução para a empresa é expandir um novo conceito de restaurante para cidades pequenas o fato de não usar a nome McDonald’s dá liberdade para experimentar novos conceitos. Outro problema é a concorrência da Pizza Hut, pertencente ao grupo Pepsi Co, que proporcionam cardápios variados.

____________________________________

¹ Case apresentado à disciplina Introdução à Administração da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.

² Aluno do 1º Período do curso de Administração.

³ Professor, Mestre, Orientador.

A solução da McDonald’s é introduzir novos produtos no cardápio.  Geralmente ela testava novos produtos em média cinco anos antes de ir para o mercado, agora com seus produtos mais saudáveis o plano é introduzir o mais rápido possível.

A McDonald’s enfrentou algumas críticas em relação aos altos índices de gorduras em seus cardápios. Em resposta passou a utilizar óleo vegetal nas batatas fritas reduziu a quantidade de gordura nos hambúrgueres, reduziu também 30% o sódio em suas panquequas e também tirou o glutamato monossódico de seus chicken.

                   Atualmente a empresa está seguindo outro “guia” ser ambiental, deixando de utilizar embalagens de espuma plástica e passando a utilizar embalagens de papel essa decisão foi difícil e cara. Na metade dos anos 70 as embalagens de papel passaram para as de isopor, para impedir a devastação das florestas. Nos anos 80 reduziu o lixo sólido, diminuindo a espessura dos canudinhos e embalagens.

                   A McDonald’s foi a primeira empresa a firmar um acordo voluntário, em 1987, para deixar de utilizar o poliestireno (espuma de plástico) que é fabricada com o uso do clorofluorcarbonos, que são prejudiciais a camada de ozônio. Mesmo com essa iniciativa a empresa era repreendida por sua quantidade de lixo sólido que produzia, a McDonald’s se tornou líder na reciclagem com o maior programa do mundo nesse setor.

O poliestireno originário das suas lojas era transformado em resina plástica e vendido a empresas fabricantes de produtos plásticos, até as bandejas do McDonald’s, a empresa embarcou em um programa proposto a educar o povo americano sobre a reciclagem de poliestireno. Críticos apontavam que a espuma plástica sem CFC poderia danificar a atmosfera durante a fabricação. Além disso a reciclagem só funcionava feita nas lojas, pois sabe-se que a metade das vendas é para viagem.

O argumento das empresas que fabricavam plásticos, era que o consultor contratado pela McDonald’s descobriu que material não tinha substancias tóxicas e consumia menos energia que o papel para ser produzido e não precisava dos cortes de árvores.

Nos anos 90, a empresa divulgou uma estratégia de com o fundo ambiental em Washington, D.C, para lançar um estudo sobre os problemas do lixo nos serviços de alimentação, a consequência foi um programa ousado de 42 iniciativas para produzir o lixo da McDonald’s, a mudança mais extraordinária foi o abandono das embalagens de isopor em benefício das de papel.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrição das Decisões Possíveis;

A McDonald’s tomou a decisão certa em relação à reciclagem.

  • Sim
  • Não

Quais as medidas adotadas para ser ambientalmente correta sem perder a competitividade.

2.2 Argumentos Capazes de Fundamentar cada Decisão;

SIM.

O esforço da McDonald’s com a sustentabilidade dar início a partir das cobranças da legislação ambiental, na qual a empresa passa por dificuldade de conscientização de adoção de regras mais eficientes para a utilização de resíduos sólidos, melhorando a imagem da empresa, aumentando a sua produtividade e competitividade com a inclusão de novas ferramentas de gestão e tecnologias, mas avançadas. A McDonald’s procura alternativas imediatas para acolher ao apelo em benefícios da melhoria do meio ambiente.

 

NÃO.

A decisão da reciclagem observando sobre o ponto de vista isolado, não é uma boa opção já que definiria os problemas somente dentro das lojas, pois as metades das refeições são feitas fora da loja, apesar disso acredito que como opção temporária será apropriada, pois além de reduzir a quantidade de lixo o material pode ser reaproveitado para produção de outras bandejas utilizadas na loja.

Se fosse tomar a decisão. Seria “SIM”

A preservação do meio ambiente é um assunto global, e toda empresa precisa se conscientizar em relação a programas de reciclagem que procurem dificultar fatores prejudiciais a humanidade, adotando medidas com objetivos de resolver problemas de curto, médio e longo prazo, cooperando, com o planeta, adotando medidas para minimizar as consequências para o meio ambiente. A McDonald’s foi à primeira empresa a firmar um acordo espontâneo em 1987, para abdicar do poliestireno.

Fonte: Responsabilidade Sócio Ambiental, 2014.

Medidas adotadas para ser ambientalmente correta sem perder a competitividade.

A McDonald’s possui uma patrulha de limpeza, que fazem rondas periódicas nos restaurantes, no qual recolhem as embalagens num raio de dois quarteirões, a empresa possui um programa de Coleta Seletiva. Um sistema que separa os lixos dos restaurantes, que ajudam a proporcionar uma redução dos resíduos enviados aos aterros sanitários, ajuda conscientizar funcionário e clientes quanto ao ambiente da reciclagem estimulando a atingir um correto descarte das matérias orgânicos e recicláveis

Atualmente a coleta seletiva está presente na maioria dos restaurantes da McDonald’s no Brasil, e em breve se expandirá para todos os restaurantes do país

Os restaurantes possuem lixeiras para o descarte dos resíduos com a classificação: materiais orgânicos, papel e plástico.

Outras medidas adotadas: Trocar recipientes de espuma por papel, para um melhor aproveitamento da reciclagem da embalagem, com isso, produz mais economia no armazenamento da embalagem e a redução do transporte; Os recipientes ficaram mais finos; Possui o selo verde FSC que é o mais reconhecido no mundo com representação em mais de 75 países, essa certificação serve para orientar o comprador atacadista ou varejista, como uma empresa preocupada com o meio ambiente e garante a escolha de produtos diferenciados com valor agregado.

O McDonald’s utiliza uma escala de horários para ligar cada equipamento economizando o uso da energia e existe ainda uma agenda para manutenção dos equipamentos.

Fonte: McDonald’s, 2014.

2.3 Descrição dos Critérios e Valores (Explícitos e/ou Implícitos) Contidos em cada Decisão Possível.

 

MISSÃO

Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.

VISÃO

Duplicar o valor da companhia, ampliando a liderança em cada um dos mercados.

VALORES

  • Oferecemos Qualidade, Serviço & Limpeza aos nossos Clientes.
  • Temos um forte compromisso com a nossa Gente.
  • Maximizamos a Rentabilidade das nossas operações.
  • Operamos um negócio em um ambiente Ético e Responsável.
  • Contribuímos com o desenvolvimento das Comunidades nas quais atuamos.

Fonte: McDonalds.

 

Análise SWOT da McDonald’

Análise SWTO é uma sigla em inglês que quer dizer: Strenghts, weakness, opportunities e threats.

De acordo com Chiavenato “A análise SWOT é feita periodicamente pelas empresas para mapear sua situação diante do ambiente de tarefa, particularmente em relação aos concorrentes e mudanças que surgem a cada momento.”

            Os pontos Forte de Fracos estão no ambiente interno da organização são contrólaveis, enquanto as Ameaças e Oportunidade estão externamente a organização não tem seu controle portanto dificies de controlar.

PONTOS FORTES

Nome, Marca; Excelência no mercado de refeições rápidas; Maior número de lojas fastfood (multinacional).; Marketing Forte; Inovação, Agilidade, Atendimento personalizado e padronização nos produtos; Responsabilidade social e empresarial

PONTOS FRACOS

Muita rotatividade de pessoal; Pouca variedade de produtos saudáveis; Desrespeito aos direitos dos funcionários; Processo demorado para pedidos especiais.

OPORTUNIDADES

Maior quantidade de clientes; Inovação dos produtos; Promoções.

AMEAÇAS

Forte concorrência; Leis Ambientais; Desinteresse dos consumidores;

 

REFERÊNCIA

Disponível em: <https://www.mcdonalds.pt/mcdonalds/ambiente/>. Acesso em 25 de Setembro de 2015.

Disponível em: <http://commktbra.blogspot.com.br/2009/11/mcdonalds-verde-sera-que-mudanca-vale.html>. Acesso em 25 de Setembro de 2015.

Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/certificacao_florestal/>. Acesso em 28 de Setembro de 2015.

Disponível em: <http://estudandomcdonalds.blogspot.com.br/2013/05/vantagem-competitiva.html.> Acesso em 28 de Setembro de 2015.

Disponível em: <http://www.mcdonaldsuniversity.com.br/missao-e-valores.php>. Acesso em 28 de Setembro de 2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 – 4ª reimpressão.