SINOPSE DO CASE: Sociologia Organizacional¹

Aldeir Sousa Gomes²

Francisco Athayde³

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Muitas pessoas se encontravam desacreditados, em uma sociedade justa com o socialismo, porem com a queda do Muro de Berlim, em outubro de 1989, alguns ainda acreditavam e esperançosos, esperavam o triunfo da Alemanha Oriental.

Christiane era uma Comunista fervorosa que colocava todo seu esforço para o governo, com esperanças e vitalidade. Alex define sua mãe como "casada com a pátria socialista". Seus esforços e interrompida quando vê seu filho, Alex num protesto junto com ativistas contra o governo socialista, Christiane sofre um ataque cardíaco e entra em coma durante oito meses, tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim.

No hospital os médicos dão o atestado de que Christiane não suportaria mais esforços emocionais, por conta de seu coração estar fraco.

Alex se vê em um embate, quando olha que a sua mãe acordou do coma.

Como contar para sua mãe que não existe mais a Alemanha Oriental?

Como dizer que todos os seus esforços para o progresso de seu pais foram em vão?

E como lhe contar tudo isso, sem que sobrecarregue seu coração?

Decide não contar. Então Alex começa uma audaciosa farsa.

De tentar convencer sua mãe, que está de cama, de que tudo permanece como antes que o muro nunca caiu e que o socialismo ainda triunfa em seu país.

Em meio às muitas confusões para que nada saia errado, Alex se vê em várias situações embaraçosa, como a falta de produtos antes encontrados, e os pedidos de sua mãe para assistir televisão.

Alex e sua irmã se rendem para o capitalismo apos a queda do muro de Berlim e começa a trabalhar numa unidade do Burger King.

Com ajuda de alguns amigos, Alex consegue criar a imagem de um sistema político perfeito, que atenda as especificações e aos sonhos ternos de sua mãe.

__________________________________

1Case apresentado à Disciplina Sociologia Organizacional, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.

2 Aluno do 2° Período, do Curso de Administração.

3 Professor, orientador

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

Good Bye, Lennin pode ser analisado por três grandes Sociólogos, o debate aqui pretende tratar em torno da questão da mudança social, dos principais autores da sociologia clássica, a saber, Emile Durkheim, Max Webber e Karl Marx, a questão se coloca devido às metodologias construídas por cada um.

Aqui se pretende tratar em torno da mudança social na abordagem de três dos principais autores da sociologia clássica, se coloca através de metodologias construídas por cada um deles para o tratamento daquilo que definimos aqui como objeto sociológico.

Mesmo que sua própria definição do objeto não coincide nas diferentes visões. Passemos rapidamente pelas definições dadas por cada um. Durkheim coloca como objeto da sociologia o fato social. Sendo assim, um fato social e definido como um elemento presente na sociedade, mas que e exterior aos indivíduos que a compõe, acontece independentemente da decisão de cada um isoladamente.

Já para Marx Weber, o objeto da sociologia são os elementos típicos das relações que se estabelecem entre indivíduos e suas ações são efetivamente dados a serem analisado, Weber olha os indivíduos e constrói a partir de suas relações, enquanto Durkheim observa elementos do coletivo.

 “A validade objetiva de todo saber empírico baseia-se única e exclusivamente na ordenação da realidade dada segundo categorias que são subjetivas, no sentido específico de representarem o pressuposto do nosso conhecimento e de associarem, ao pressuposto de que é valiosa aquela verdade que só o conhecimento empírico nos pode proporcionar” (WEBER)

A filosofia da administração apenas se justifica como forma de esconder a ideologia, essa que serve a dominação de uma classe sobre a outra, mesmo que se defenda o fundamento da matéria humana seja o seu modo de produção determinada pelo que seja o seu desenvolvimento, encontram-se assim as classes sociais.

A definição do objeto tratado por cada um dos autores, apenas introduz o meio no qual discutiremos mudanças sociais, a riqueza desse assunto pode ser encontrada por esses mesmos autores de forma diferente, voltando ao tema, temos o termo mudança social como um conceito cujo entendimento nos serve como primeiro passo para esse trabalho.

2 DESCRICAO DAS DECISÕES POSSIVEIS

Das muitas visões que vemos aqui fica claro pelo menos um elemento: Diferentes métodos, com diferentes conceitos, apontam para diferentes conclusões. Por mais obvia que se possa considerar uma ideia, a fim de compreender as diferentes visões, essa ideia pode ser relevante, as visões sobre o tema não e única, além disso, traz também consigo uma nova pergunta, saber quais as consequências dessas visões, buscar o entendimento e a explicação de determinado fenômeno devendo se eximir de emitir um julgamento próprio, e para nos posicionarmos em relação ao filme Good Bye Lenni o sociólogo que mais se aproxima seria Karl Marx.

Marx tinha um pensamento ideologico, queria que a sociedade tivesse uma distribuicao de renda igual apara todos, logo quem sustenta o estado e a base de trabalhadores que essa classe e desigual, as pessoas produzem e a maior parte fica nas maos dos patroes que pouco trabalha, fazendo com que a distancia de classes aumentem o capitalismo nao e perfeito e dominado por uma burguesia capitalista, queria por fim a esse sistema e criar uma sociedade sem classes, onde o estado desaparecia e o povo seria dono dos meios de producao.

O filme idealisa o socialismo, ao mesmo tempo o condena, pois da uma ideia de que o socialismo e uma mentira, quando Alex precisa mentir para sua mae, cria dentro de casa um socialismo, num momento de recuperacao de Cristine quando ela conseguiu sair de casa essa mentira passa a ser desvendado o que sugere que o socialismo e uma doenca curavel.

Segundo Karl Marx, o capitalismo era o principal responsavel pela desorientacao humana, defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o proposito de derrubar o capitalismo, acaba com as caracteristicas abusivas que era o principal responsavel pelas crises que cada vez mais intensificadas pelas desigualdades socias.

Karl Max diz o que predomina na sociedade capitalista e a produção de mercadorias como vemos no filme a invasão de produtos como a Coca-Cola, deduz assim que o processo competitivo de um mercado capitalista levaria uma concentração da propriedade nas mãos de menos pessoas, essa competição faz com que elimine os competidores e aquelas economias mais fracas deixem de existir, Marx achava que a economia liberal, o livre mercado competitivo, seria como um jogo de pôquer, aonde os competidores vão sendo eliminados e no final restaria apenas um vencedor, se conduziria assim uma estrutura social onde poucos detêm os meios de produção.

REFERENCIAS

MARX, DURKHEIM e WEBER. 2ª EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA1ª REIMPRESSÃO Belo Horizonte Editora UFMG2003.

LÖWY, Michael. Ideologias e Ciência Social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 1995.