SINOPSE DO CASE: Gestão Estratégica da TI na Empresa¹

                                                                  Aldeir Sousa Gomes²

                                                                  João Berto Ferreira³

 

1)   INTRODUÇÃO DO CASE

 

As grandes empresas da atualidade estão sempre focadas no seu crescimento e desenvolvimento tanto financeiro como no mercado competitivo atual. Um dos fatores que mais leva essas empresas ao sucesso é o desenvolvimento da tecnologia e o poder que ele tem em atrair as pessoas. Nos últimos tempos tal avanço esta sendo a prioridade das empresas, pois os clientes acompanham essa evolução e os negócios devem acompanhar conforme o querer dos clientes. A necessidade das empresas manterem um vinculo com seus consumidores é importantes, pois eles são quem mantém a empresa estável no mercado.

Para as empresas manterem conexão com seus clientes é preciso aprofundar fatores como comunicação e informação para melhorar suas ideias e adquirir os avanços tanto nas vendas como na satisfação ao consumidor.

O Senhor Felipe, dono de uma renomeada empresa de carros, chamada Carros S.A está passando por tal crise. Sua empresa sempre soube lidar com diversos tipos de problemas, porém esse novo problema Ele não sabia como resolver, pois lidar com o desenvolvimento da tecnologia para aumentar a popularidade da empresa necessitava de uma estratégia afim de crescer financeiramente e não cair na falência.

_______________________

¹ Case apresentado à disciplina Tecnologia da Informação, da Unidade de Ensino /Superior Dom Bosco – UNDB

² Aldeir Sousa Gomes aluno do 1° período, do curso de Administração, da UNDB

³ João Berto Ferreira, professor mestre, orientador

2)   ANALISE E INTERPRETAÇÃO DOS FATOS EM ESTUDO

 

A empresa do Sr. Felipe, na qual trabalho com o ramo automobilístico vem sofrendo com a necessidade de aderir ao desenvolvimento tecnológico para poder acompanhar se mater favorável em meio a outros negócios.

Na sua equipe, encontramos um gerente capacitado que gera liderança com eficiência e um analista de negócios com habilidades para mudanças emergenciais. Todos juntos entraram em um consenso para poder melhorar a produtividade e a satisfação do cliente.

A empresa necessita focar na visão tanto do lado externo quanto do lado interno, pois para o consumidor que analisa a empresa de fora qualquer produção referente ao marketing gera a atração do cliente fato que no lado externo, não é tão utilizado e demonstrado. A necessidade de a empresa aumentar suas e ideais e poderes de criatividade é necessária para atrair os consumidores utilizando dos avanços tecnológicos como: web sites, internet, redes sociais, telefones...

3)      IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

 

Podemos perceber que a empresa Carros SA passa por uma crise interna e externa devido a vários fatores, o consumo de seus produtos estava decrescendo e consequentemente a lucratividade da empresa. Antes da crise os administradores da empresa não haviam percebido a necessidade que a empresa tem em fazer parte do contexto virtual, após a crise se instalar, o diretor da empresa, buscando outros meios de levar a marca até o consumidor, propôs a virtualização da empresa, pois o mercado virtual é uma ferramenta que auxilia as empresas na divulgação e venda de seus produtos.

4)      IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES

 

Com o desejo do Sr. Felipe de virtualizar a empresa Carros SA, os funcionários designados para realizar tal feito pensaram em algumas possibilidades das quais acharam relevantes.

Pode-se criar um site para oferecer seus produtos, neste site à cliente ganha certo desconto, quanto maior o número de produtos adquiridos, mais desconto o consumidor ganha;

Outra possibilidade seria além de criar um site para a empresa seria além de criar um site para a empresa, hospedar esse site em outras páginas que contenham um grande número de acessos. Essa estratégia já é utilizada por alguns sites e se mostra eficiente e eficaz.

5)      SELEÇÃO DA ESCOLHA FEITA PELO SR. FELIPE

Para a empresa continuar estável, o Senhor Felipe resolveu contratar um funcionário capacitado a lidar com mídias sócias, através do desenvolvimento gerado pela tecnologia, a contratação de um esperto em computação saber lidar de forma rígida e eficiente com problemas positivos como, por exemplo, ele saberá divulgar a empresa em diversa web sites e rede sócias... Poderá também lidar com invasões de hacker, relacionado a desvio de informações dos consumidores e da empresa como um lado negativo.

6)      ESTRATÉGIA PARA A DECISÃO

Descrição e análise. Acredita-se que nenhuma empresa pode escapar aos efeitos da revolução causada pela informação. Os gestores cada vez mais gastam recursos com a tecnologia da informação e se envolvem na sua gestão. A empresa deve ter consciência de que a informação é um requisito tão importante quanto os recursos humanos, pois é dela que depende o sucesso ou o fracasso das decisões tomadas por seus responsáveis e também por todos os seus colaboradores. A informação é, por conseguinte, um elemento primordial nas organizações, que torna possível estabelecer as condições necessárias para atingir seus objetivos e aumentar sua competitividade.

O que determinará a excelência de uma empresa será o fato de ser capaz de coletar, organizar, analisar e implementar mudanças a partir de informações, integrando-as no processo de melhoria contínua de suas atividades

7)      CONCLUSÃO

De modo mais específico, é de suma importância que as tecnologias da informação implementadas nas pequenas empresas considerem suas especificidades, com o intuito de suplantar barreiras e entraves inerentes a este ambiente, como: limitações financeiras, dificuldades em usar tecnologias complexas, resistência dos funcionários, que temem serem substituídos pela tecnologia, dúvidas referentes às principais vantagens que a TI pode proporcionar e até mesmo a falta de percepção de sua real necessidade para o processo gerencial nestas organizações.