SINOPSE DO CASE: Condução de processos de demissão nas organizações requer aprendizado constante ¹

Aldeir Sousa Gomes²

Adriana Araújo³

1 DESCRICAO DO CASO

Amor sem escala, retratar a vida de um executivo, Ryan Bingham, que tem por função demitir pessoas, o qual viaja por diversas cidades dos EUA é considerado um dos melhores funcionários ele adora o seu serviço e se mantem alheio em relação a vida dos demitidos nesse momento tão delicado, e por mais frio que possa parecer, ele demonstra muita competência e inteligência emocional e executa perfeitamente o seu trabalho e não absorve nenhuma carga emocional.

O executivo não mantem raízes com ninguém, e não possui uma vida normal, o único laço que possui é com seu emprego, ele tem um objetivo em sua vida ganhar 10 milhões de milhas com as companhias pelas quais ele viaja, relacionamento pra ele é uma bagagem pesada, segundo a sua teoria devemos tirar dos ombros fardos pesados que inclui: amigos, namorados e até nossos familiares.

A vida do executivo é sem compromisso e sem interações humana, mais a sua vida se ver ameaçada por uma jovem executiva formada em psicologia que desenvolve um sistema onde as pessoa podem ser demitidas por vídeo chamada sem precisar se deslocar do seu escritório.

Se essa novidade for adotada irá colocar o emprego de Ryan em risco, então ele passa a tentar convencer de que sua nova ideia é um grande erro, no qual ela não tinha noção de como sentar frente a frente com alguém que está sendo demitido, então passa a acompanha-lo e demonstra ser sentimental depois de ter algumas experiências e ver o seu projeto como desumano.

_____________________________

1 Case apresentado à Disciplina Recursos Humanos Superior Dom Bosco – UNDB.

2 Aluno do 5° Período, do Curso de Administração.

3 Professora especialista, orientadora.

 

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrição das Decisões Possíveis

  • Ética na demissão;
  • Como demitir um funcionário;
  • Quem demite o funcionário o chefe ou o RH;
  • Existe um modelo de demissão adequado;

2.2 Argumentos Capazes de Fundamentar cada Decisão

ÉTICA NA DEMISSÃO

O filme Amor Sem Escala, conta a história de uma empresa multinacional que é contratada para demitir colaboradores de sua empresa, nesta empresa existe um executivo que viaja por diversas cidades do país só para demiti-los, Ryan Bingham cumpri seu papel com ética, habilidade e raciocínio lógico, não deixando se envolver com a pessoa que irá demitir.

A organização que contrata os serviços da multinacional está sendo ética? Os funcionários de uma organização fazem parte do convívio da organização, muitos criam laços de afinidade com a organização, fazendo-a como sua segunda casa, seus amigos como a sua família passando a maior parte do dia no serviço, quando a organização passa por uma fase de ENXUGAMENTO, ou quando os serviços não são mais disponíveis, como dizem os colaboradores “cabeças vão rolar”, logo a organização terá que demitir, mais como demitir com ética, a minha principal crítica em relação ao filme seria a organização demitir o funcionário olhando em seus olhos, e não contratando os serviços de uma multinacional, um executivo que não conhece a organização, teria como dizer a um funcionário o quanto ele foi importante para a organização.

Outro ponto central que gera maior polemica, a demissão por vídeo conferencia, onde não há relação contato humano, seria ao meu ver uma covardia, causando uma profunda tristeza, sabemos que existem políticas para redução de custos e cortes de pessoal, devemos discutir o mais importante, gerenciamento desse processo uma vez que toda a demissão é sempre traumática para o colaborador.

De acordo com Melo Neto e Froes (2001) destacam várias formas de analisar o conceito de responsabilidade social que são: “a responsabilidade social como atitude e comportamento empresarial ético e responsável: é dever e compromisso da empresa assumir uma postura transparente, responsável e ética em suas relações com os diversos públicos (governo, clientes, fornecedores, comunidade, etc.). A responsabilidade social como um conjunto de valores: não incorpora apenas conceitos éticos, mas uma série de outros conceitos que lhe proporcionam sustentabilidade, como por exemplo autoestima dos funcionários, desenvolvimento social e outros”.

A gerencia tem que ter coragem de demitir o funcionário olhando em seus olhos, assim como na hora da admissão. Cabe essa difícil tarefa saber amenizar o trauma e o stress que a mesma causa, é preciso ter empatia e saber que no outro lado está um ser humano, e quando se demiti uma pessoa estará mudando a rotina de toda uma família, que talvez dependa única e exclusivamente desta pessoa, naquele momento há uma queda de autoestima e influencia pensamentos negativos para uns e um novo começo para outros.

As organizações deveriam ter um programa de recolocação profissional, para contribuir com a transição do funcionário seja mais rápido e eficiente, atitudes assim fortaleceram a imagem e a seriedade da organização mantendo uma postura ética é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

COMO DEMITIR UM FUNCIONÁRIO

É sempre desagradável dizer a um funcionário que ele será demitido, desligado mandado embora, não importa o termo a ser usado afeta a vida do empregado e o desconforto é grande na hora de demitir um funcionário para ambas as partes, principalmente para quem está sendo desligado da organização, e para que esse processo não seja traumático na hora da demissão devemos levar em consideração alguns fatores, pois muitas pessoas adotam atitudes inadequadas e acabam transformando uma conversa em algo difícil.

“Pesquisas já demonstraram que a carga estressante que advém da demissão é significativa, superada apenas pelos eventos mais dramáticos da vida humana como morte de cônjuge ou familiares próximos, divórcios, prisão. Perfeitamente explicável, pois o emprego tem posição central na vida das pessoas, associa-se com sua identidade, ocupa a maior parcela do seu tempo e organiza suas relações com os outros.” (Terra, 2008; p.108)

É muito importante ter conhecimentos e informações na hora da demissão, pois o funcionário poderá perguntar, qual será o seu último dia de trabalho, se existe outra oportunidade e como ficarão os seus benefícios. É importante também está preparado para ouvir sem reagir, pois o funcionário estará cheio de magoas e angustias e vai compartilhar com o portador da má noticia, respeite os seus argumentos e mostre que não é o fim de sua carreira que ele terá de seguir em frente.

SER CORDIAL

Na hora da demissão, deve-se manter a calma e a seriedade, não perder a paciência jamais, pois só irá atrapalhar e causar mais problemas, olhe nos olhos e diga a verdade, sendo franco e honesto, até para o empregado ter a oportunidade de crescimento, e sabendo que não é o fim apenas o recomeço para uma nova organização.

RECOMENDAÇÕES

Com a crise financeira e os cortes no orçamentos a demissão seja necessária, ofereça uma nova oportunidade ao demitido, indique-o a algumas empresas de seu conhecimento ou parceiros como carta de recomendação ou mesmo uma ligação, irá fazer muita diferença para o seu funcionário, além de aumentar a confiança, pois os outros funcionários da empresa vão confiar no seu julgamento.

QUEM DEMITE O FUNCIONÁRIO O CHEFE OU O RH

Demitir é parte das atribuições de todos os gestores, não é função do RH, o modo como são realizadas esse processo, podem diferenciar de uma empresa para outra dependendo da sua cultura organizacional. Quando a demissão é mal conduzida o ambiente de trabalho da organização fica tenso e a vida de todos envolvidos principalmente do demitido.

Segundo Terra (2008 p.120), o prazer de todo gestor é admitir, mas faz parte de suas atribuições demitir. Terra destaca que “... a demissão, queira ou não, é um balde de água fria na motivação. É uma pancada sobre o clima humano e quebra o entusiasmo. Desagradável ou não, o gestor não pode furtar-se a essa responsabilidade.”

O gestor tem que ter uma postura responsável na hora de demitir, de moda a privilegiar o caráter humano, minimizando os impactos negativos na hora da demissão.

Toda demissão tem que ser pautada no respeito e na ética para com o ser humano, não são justificáveis casos de demissão conduzida sem planejamento e sem respeito, o mínimo que se pode fazer é um cuidado básico na hora da dissolução do contrato, assim a organização fica com a imagem preservada e o demitido com a sua autoestima preservada, os gestores tem que assumir seu papel e sua responsabilidade na passagem de pessoas pela organização desde o momento da admissão até o momento do desligamento.

Os gestores na maioria das empresas assumem um papel importante no processo de demissão como o principal portador da notícia de desligamento dos funcionários, a demissão assistida de frente a frente como seus colaboradores e analisar o impacto que pode gerar na vida pessoal e de seus sentimentos e suas emoções.

Estamos no século XXI, na era da tecnologia, com equipamentos e maquinas automatizadas e sistemas de gestão sofisticados, mas não por isso iremos substituir as relações humanas na hora de demitir, não devemos demitir por E-mail, telefone e nem por vídeo conferencia assim como no filme Amor Sem Escala.

EXISTE UM MODELO DE DEMISSÃO ADEQUADO

Existe uma tarefa no caminho de toda organização, que não podem ser evitada: a demissão de um colaborar, é um caminho natural da organização e não pode ser personificada como lado negativo do gestor cabe a ele demitir. Talvez o funcionário nem devesse ser demitido, mas pelo fato da organização está passando por uma reengenharia, fusões, queda nas vendas, fechamento de unidades, downsizing, restruturação, remanejamentos, muitos são os nomes mais o resultado são sempre o mesmo a demissão.

Não existe um modelo de demissão, o que se deveria ter era um programa de demissão voluntaria, iria tornar o processo mais justo, menos penosa para todos, é sempre bom lembrar a posição de quem vai demitir, pois é sempre delicada. Deve-se ter cuidado com a maneira de falar para preservar a imagem da empresa e o clima interno.

No momento antes da demissão, o funcionário deve ter passado por alguns feedbacks, é importante sempre orienta-lo sobre suas atitudes e realizações, o tempo para dar a notícia deve ser uns 15 minutos, então basta lhe informar sobre a decisão a ser tomada e não entre em discussões sobre os motivos da demissão, pois não serão compreendidas pela pessoa que estará abalada emocionalmente.

A escolha de um local reservado para conversar, é importante para evitar interrupções e que outras pessoas ouçam, ou seja na sala do chefe ou num espaço onde os dois trabalham juntos.

Não se deixe levar pela emoção, deixei-o desabafar, ouça com atenção e fica observando suas reações, pois podem ser explosivas de raiva ou até ficar calado, o importante impõe limite caso ele esqueça os dele.

Escolha um dia, mas não pode ser nas sextas-feiras à tarde, nas vésperas de feriados ou na sua volta, pois essa pratica diminui o ritmo de seu trabalho, prefira nas segundas ou terças feiras pela manhã.

Não fique dando voltas ao assunto, de qualquer maneira que você conduza sempre vai ser desconfortável demitir o colaborador, mas seja educado e diga com todas as palavras, o motivo pelo qual a empresa está demitindo o funcionário, ele tem total direito de saber o porquê da sua demissão.

Colhas as assinaturas e documente tudo, pois dependendo do setor e do nível do funcionário a demissão pode ser sinônimo de processo, por isso mantenha toda a documentação do funcionário em ordem e resolva todas as pendências no mesmo dia.

REFERÊNCIAS

MELO NETO, F.P. Gestão da responsabilidade social corporativa. 1. ed. Rio de Janeiro.

TERRA, H. R. Demissão com responsabilidade social. Disponível no www.camaradojapao.org.br no dia 29/03/2014, às 23:43.