SINOPSE DO CASE: A sustentabilidade e competitividade através da preservação do meio ambiente ¹

­Aldeir Sousa Gomes²

 João Berto dos S. Ferreira ³

1 DESCRICAO DO CASO

A sustentabilidade se tornou nos últimos anos muito importante para as empresas e governo principalmente, quando o assunto passa por preservação dos recursos naturais entre estes a água.

Uma empresa localizada na cidade de Caxias MA, passou a utilizar o processo de reutilização da água na atividade de lavagem de pedra seichos e reaproveitamento da água na atividade de lavagem de materiais utilizados em construção.

O Sr. Aluízio, dono da empresa observou que para seus produtos ganharem espaço ­no mercado ele teria que fazer duas ações muito importante: a primeira é organizar sua linha de produção a partir da seleção, transporte, armazenamento e tratamento dos resíduos em moveis e material utilizados na construção civil e por fim, um algoritmo para descarte do material não utilizado de forma que este não venha afetar o meio ambiente principalmente o lençol freático uma vez que uma das prerrogativa é reutilização da água.

A segunda ação é ser certificada como uma empresa ecologicamente correta e sustentável para isso, o Sr. Aluízio chamou uma consultoria para lhe orientar na modelagem de um fluxo de processos que lhe permitisse modelar um sistema de informação que possa dar suporte na orientação do fluxo da água utilizada a partir da sua captação, utilização na lavagem do seixos, a sua purificação e devolução para o leito de um afluente do rio Mearim e em seguida construir um radar da sustentabilidade e competitividade a  partir do processo de reutilização de resíduos  da água.

_________________________________

1 Case apresentado à Disciplina Administração de Sistema de Informação da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.

2 Aluno do 4° Período do Curso de Administração.

3 Professor, Orientador

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrição das Decisões Possíveis

  • Usando a sustentabilidade como ferramenta de marketing
  • Como se tornar competitiva usando a sustentabilidade
  • Os benefícios que a gestão sustentável traz para a empresa
  • Definir uma marca para a empresa
  • Obter uma certificação

2.2 Argumentos Capazes de Fundamentar cada Decisão;

Na atualidade as organizações sentem a necessidade de se adequar ao mundo dos negócios que está cada vez mais competitivo, as que não se adequarem à realidade e as exigências do mercado estará fora e será devorado pela concorrência, diante de tal cenário as empresas buscam se tornar competitiva através da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável é hoje, sinônimo de visão, estratégia e sobrevivência para as empresas.

            Muitas empresas estão aplicando a sustentabilidade como forma apenas de garantir um efeito de “marketing” passageiro isto é apenas um suicídio econômico. Durante muito tempo se pensava que sustentabilidade custava caro, ou que era para as grandes organizações, mas são ideias ultrapassadas, as microempresas não podem perder o risco de perderem a competitividade frente a concorrência que estão preparadas para atender às demandas dos mercados por uma produção mais limpa e socialmente justa.

Assim surgir a sustentabilidade empresarial, que são medidas adotadas pela empresa em busca do lucro sem prejudicar o planeta, ou seja as organizações não vão se preocupar somente com os ganhos, mas também com o respeito aos fatores ambientais e sócias envolvidos em todo o processo. Embora o assunto sustentabilidade não seja um dos principais temas dentro das organizações, mas os consumidores estão adquirindo conhecimento a respeito desse assunto e da sua importância.

            As empresas interessadas em empregar a sustentabilidade empresarial no seu contexto local, podem criar projetos ligados à inclusão social e respeito às diferenças, abandonando o modo individualista de trabalho e começar a pensar no coletivo da comunidade a ser explorada, em questões sociais os ganhos podem esta relacionadas a ética com seus consumidores e fornecedores em participar de forma cidadã nas comunidades que são impactadas por seu negócio, seja na rua, bairro ou cidade, não apenas vender seus produtos mas para reforçar boas práticas e cidadanias.

            A sustentabilidade é de fundamental importância no mercado global, uma vez que o consumidor está mais consciente e exigente e para sobreviver no mercado as práticas se sustentabilidade ambiental está mais valorizada, porque em breve ela será um padrão exigido no mercado.

Alguns benefícios de gestão da sustentabilidade traz para a empresa, destacam-se:

  • Reduzem desperdícios nas linhas de produção e distribuição, e propicia melhores resultados econômico na gestão da eficiência.
  • Linhas de créditos, visto que os bancos solicitam aspectos ambientais, comprovados no Plano de Negócios.
  • Menor cobrança de clientes a nova gestão, baseada no tripé da sustentabilidade.
    • Aumentar o valor da marca, como preferências do consumidor por marcas que demonstre ética e transparência em suas práticas.

O dono desta empresa o Sr. Aluizio, tem que implantar uma marca em sua empresa para ficar conhecida como uma empresa cidadã, preocupada com impactos ambientas e assim fazendo o logotipo será mais fácil adaptar com algo novo, voltada para o ecossistema.

2.3 Descrição dos Critérios e Valores (Explícitos e/ou Implícitos) Contidos em cada Decisão Possível.

A empresa tem que buscar a certificação internacional ISO 14001 para contribuir com isso a empresa deve estar fortalecida, pois contribui para o fortalecimento do conceito de sustentabilidade. As empresas passaram a realizar iniciativas 

Com a certificação, as empresas aumentam a visibilidade no mercado nacional e internacional e consolidam a credibilidade junto a clientes, fornecedores e colaboradores.

A ISSO 14001, além de contribuir para a produção de bens e serviços, geram emprego, pesquisas e tecnologias.

Obter juros mais baixos é uma outra característica atrativa para quem tem um certificado ISSO 14001.