Sinequia Uterina - Cicatriz Uterina
 
Sinequia Uterina - Cicatriz Uterina
 


A sinéquia uterina é um tipo de aderência ou cicatriz dentro do útero e a sua incidência é de 1,5%.

Qualquer agressão ao endométrio (camada interna do útero) pode provocar a formação da sinéquia. As principais causas são as cirúrgicas, como a curetagem uterina, miomectomia (retirada de mioma), polipectomia histeroscópica, ablação endometrial por histeroscopia, entre outras causas.

Geralmente nao apresentam sintomas ou podem causar alterações menstruais, com diminuição do fluxo ou até a sua ausência. O abortamento repetitivo e a infertilidade são as suas maiores repercussões. Muitas vezes, a mulher so descobre a sinequia uterina apos varias tentativas de engravidar sem sucesso.

O diagnóstico pode ser feito pela histerossalpingografia (radiografia das trompas) ou ultrassonografia, alem da histerossonografia (ultrassonografia com soro fisiologico injetado pela vagina). Porém, o exame principal é a histeroscopia diagnóstica.

O tratamento de escolha é a histeroscopia diagnóstica e a cirúrgica. Nesta última, a paciente realiza o diagnóstico e o tratamento no mesmo tempo e sob anestesia no hospital.

A cirurgia tem duração de 30 minutos e a paciente pode ter alta no mesmo dia.
 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
42 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Dr Decio Teshima
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Médico Ginecologista e Obstetra formado pela USP, especialista em vídeo laparoscopia e histeroscopia pela AMB, acupunturista com experiência no tratamento da infertilidade pela medicina chinesa www.drdecioteshima.com.br
Membro desde abril de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: