Introdução

Podemos concluir que a Síndrome de Down é uma doença que é gerada por uma alteração genética no cromossomo 21 , pois a pessoa apenas deveria ter dois cromossomos e no caso desta síndrome há três , ou seja , é ocasionada pela presença de 47 cromossomos um a mais do que as pessoas sem está síndrome . Geralmente os portadores da Síndrome de Down tem dificuldades de aprendizagem que afetam a linguagem , autonomia e motrocidade , mas ocorrem em graus diferentes para cada tipo de portador.

Definição

O médico inglês Langdon Down , em 1866 ,que pela primeira vez identificou as características de pessoas com a Síndrome de Down
Síndrome de Down
A Síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 , acontece devido uma alteração genética um erro na divisão celular . Os portadores desta síndrome tem três cromossomos 21 ao em vez de dois .


Características

Essa síndrome afeta parte dos sistemas do corpo : nervoso ,cardiocirculatório , endócrino , gastrintestinal , visão , audição e entre outros . Algumas características físicas são :olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual. Em geral as crianças são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças da sua idade.
Causas da síndrome
Está mutação é ocorrida a uma meiose com defeito na formação de um dos gametas : o gameta afetado tem dois cromossomos 21 sendo que apenas deveria ter um , e quando se uni ao gameta do outro sexo , o zizoto resulta três cromossomos 21 .


Diagnóstico

Muitas vezes o casal recebe a notícia que terá um filho com Síndrome de Down durante a grávidez, e devem se preparar melhor para a chegada do bebê. Os cuidados com a grávidez são os mesmos para qualquer criança. Os ultrassons feitos durante o pré-natal indicam a possibilidade da criança nascer com Síndrome de Down , ou também para diagnosticar são feitos a aminiocentese e a biópsia do vilo corial, que analisam o líquido amniótico e uma amostra da placenta .


Tratamento

Ainda não existe um tratamento específico para a Síndrome de Down. As crianças devem ser estimuladas ao máximo para que haja o desenvolvimento mental e motor para que sejam capazes de vencer as limitações que essa síndrome causa , a atenção e participação dos pais é de plena importâcia para o desenvolvimento da criança .

Conclusão

Podemos concluir que a Síndrome de Down não é uma doença e não pode ser tratada como tal . A Síndrome de Down é causada pela alteração do cromossomo 21 . As crianças portadoras da Síndrome de Down , precisam de uma atenção especial , como qualquer outra criança que tem dificuldades ; mais no caso de Síndrome de Down é bem mais específico , pois eles acabam tendo em alguns casos de dificuldades de aprendizado. Hoje em dia , ainda é muito comum as pessoas terem preconceitos , só que elas não percebem que isso pode acontecer com qualquer família. Existe muitas pessoas que acabam descriminando quem tem Síndrome de Down .No Brasil , muitas empresas admitem pessoas com a síndrome , pois eles não são incapazes de realizar tarefas , observamos que tem atividades que eles fazem melhores que nós , pessoas que não tem dificuldade física e mental.