SÍNDROME DE BURNOUT E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM

ROBERTO MARTINS DE SOUZA – PROFº DOUTOR, MESTRE EM GERONTOLOGIA – PUC/SP. 

A Síndrome de Burnout é caracterizada como uma resposta ao estresse crônico relacionado exclusivamente ao meio laboral, que envolve atitudes e condutas negativas para com os clientes e demais colaboradores e organização.

O conceito de Burnout envolve três aspectos: exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal, que podem surgir isoladamente ou interagir entre si. Além disso, a síndrome pode ser estudada a partir de quatro perspectivas(1): a perspectiva clínica, psicossocial, organizacional e sociohistórica. O objetivo deste artigo é de chamar a atenção através de levantamento bibliográfico, disponível on line, sobre a Síndrome de Burnout, sua definição, perspectivas de estudo e sua relação com a enfermagem. A literatura consultada indica que o exercício da enfermagem exige do profissional boa saúde física e mental, porém muitas vezes não há atenção necessária a fim de evitar ou minimizar a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças decorrentes do exercício profissional. O Burnout surge quando o indivíduo falha no objetivo de implementar estratégias de enfrentamento quando se depara com agentes estressores(2). Observou-se que as estratégias de enfrentamento permitem manter um nível de funcionamento psicológico e estabelecer equilíbrio entre as necessidades internas do sujeito e as exigências do ambiente. As instituições de saúde devem prontamente atentar para a qualidade do meio laboral em que estão inseridos seus colaboradores, visto que o Burnout acarreta em queda da produtividade, da qualidade e, consequentemente, dos ganhos da instituição. O profissional satisfeito transmite ao cliente uma melhor imagem da organização pela qualidade e empenho no desenvolvimento de suas atividades. Sendo assim mais do que tudo, o enfermeiro satisfeito pode cuidar, palavra que define seu objetivo e motivo de ser.

Palavras chave: Síndrome de Burnout, Enfermagem.

Referências Bibliográficas

  1. Murofuse NT, Abranches SS, Napoleão AA. Reflexões sobre estresse e      Burnout e a relação com a enfermagem. Rev Latino-am. Enfermagem 2005;      13(2):255-261.
  1. Rodrigues      AB, Chaves EC. Fatores estressantes e estratégias de coping dos enfermeiros      atuantesem       oncologia. Rev Latino-amEnfermagem 2008; 16(1):24-28.