Este Artigo é uma pequena contribuição para resgatar a Discussão sobre o Sincretismo Religioso. Tema que já foi muito requisitado em teses sobre as 'atualidades da Religião'.

 Antes de tratar do assunto propriamente dito, é oportuno destacar que aquilo que chamamos normalmente de 'sincretismo religioso' nem sempre assim claramente se apresenta.

Sobre o termo 'sincretismo' o Dicionário Aurélio, 2ª Edição traz-nos diversos sentidos. Mas na significância de interesse desta, diz inclusive que significa

                    "...; 3. amálgama de doutrinas ou concepções heterogêneas; 4. fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários"

 Em muitos casos de sincretismo religioso, o processo não se faz diretamente com elementos de religião! Mas, isso ocorre de forma 'insuspeita', ou com 'elementos que, aparentemente, são puramente culturais'. Ou seja, há certos sincretismos religiosos na forma de 'fusão de elementos culturais insuspeitos'. O que o torna 'sincretismo religioso' são 'nuances' que, na maioria das vezes estão ocultas na 'história distante', que poucos se dão ao cuidado de pesquisá-los! O que nos assusta é que entre estes 'poucos' nem sempre é a totalidade' do nro. de 'Educadores'!  Já é corrente ocorrer em escolas do Brasil - que se 'nomina ' o maior país cristão - certos eventos/festas de procedência incerta!  E isso - pasmem! - sob o patrocínio dos próprios - que deveriam ser de fato Educadores! 

 O aspecto ora tratado, portanto, não é exatamente o Sincretismo das variadas 'formas de culto' que existem mo Mundo. Por conseguinte, a presente Obra traz uma concepção de 'sincretismo religioso' a partir da 'fusão' de culturas'.  Trata de um 'evento cultural' cujos elementos históricos tem se apresentado com rótulo de 'cultura' nas Escolas' do Brasil! O que deveria causar 'pesar' nos diretores de escolas, cristãs, vem sendo 'adotado' como meras festinhas de quermesse com a flagrante anuência dos responsáveis: mestres e pais, cristãos! Trata-se da 'festa do Halloween'.   

 Entenda-se, entretanto que o termo 'cultura' que surge no título deste Artigo deve-se à linguagem corrente que vem se generalizando na 'linguagem de hoje' em que 'costumes e tradições atendem também com significado de cultura'. Sentido que, no entendimento do autor, não expressa total verdade, vez que este considera Cultura "as expressões humanas que traduzem valores, sejam valores morais, éticos (...)". Portanto, para o autor um costume ou tradição, seja contemporâneo ou mesmo em forma de 'ressurgimento' de um costume milenar - que vem ao caso - se não agregar valor humano não deve ser entendido pelo conceito de 'Cultura'. Motivo por que também neste enredo o termo aparece em 'minúsculas'. O título, em verdade é 'sincretismo - costumes versus religião', considerando o 'pano de fundo' da festa do Halloween dentro do Cristianismo.

 E por que a Religião, com a qual a cultura pagã expressa no halloween tende a 'fundir-se', é o Cristianismo, a partir do Capítulo HALLOWEEN - SEU 'LADO' OCULTO; E A INVASÃO NO CRISTIANISMO serão Referenciados diversos Textos da Bíblia. Ou seja, um dos objetivos é trazer uma singela defesa do Cristianismo ante ao 'assédio' de mais um dos modismos contemporâneos contra Cristãos que nem sequer sabem que devido a tantas inovações e importações culturais estão simplesmente 'deixando de ser cristãos'! E, o pior é que na maioria das vezes nem sequer sabem ou estão informados disso. Triste, não é?!

 No final do texto há fortes indícios quanto ao 'por que' o autor afirma se esse evento deveria ser motivo sobejo para preocupação por parte de Cristãos!

 A FESTA DO HALLOWEEN faz parte do rol de culturas milenares - cuja história é mais conhecida a partir do séc. V a.D - que era praticada até então 'só' pelos povos Nórdicos considerados nominalmente 'pagãos' como os "Celtas"! Hoje, no entanto, essa 'festa', vinda ao Ocidente pelo Norte da América, foi disseminada no Brasil principalmente através da 'cultura inglesa' - leia-se 'Cursos de Idioma Inglês no Brasil' - e tem sido cada vez maior o número de cristãos, nominais que participa do 'Halloween'!

 No aspecto 'aparente' parece nada a ver com Religião. Apresenta-se como uma cultura antiga de outros povos infiltrando-a (sincretizando-se) na cultura local, o que caracteriza somente uma 'miscigenação de culturas' ou 'sincretismo cultural'.

 A questão Religiosa - referindo à discussão do Sincretismo Religioso começa a surgir quando constatamos que o Halloween não é uma simples 'festinha' ou 'quermesse' de Escolas Primárias (para criancinhas) como muitos "Diretores de Estabelecimento de Ensino - que se esqueceram do Mandamento nro. 1 da Pedagogia: PESQUISAR - estão repassando para seus alunos nos rituais do Halloween como um simples 'costume - com o pseudo-epíteto de 'cultura'! Os alunos, nesse caso não têm idéia de que se trata. Porque, ao contrário, o Halloween não é uma 'simples festinha'. Em verdade o Halloween está 'eivado' de crenças pagãs! E os alunos que professam uma Fé, por exemplo, a Fé Cristã, estão passando por um processo de 'dissuasão (persuasão ao avesso) e Maculando sua Crença sem saber o que está acontecendo, por trás dos 'rituais' que são praticados no Halloween!

 Antes de entrar no mérito propriamente desta Obra, veremos um breve histórico do Halloween. Depois veremos por que essa festa Macula A Religião Cristã. Sendo oportuno, porém destacar que o 'Conceito' de Cristão nesta Obra é o Conceito Bíblico de Cristão; não cristão nominal, simplesmente. 

 

HALLOWEEN - BREVE HISTÓRIA

                   Tendo adotado a síncope Halloween a partir o Século XIX, ficou também conhecido como 'FESTA DAS BRUXAS':

 Origem da palavra Halloween: Do inglês: AllHallows'Even = noite dos santos; e AllHallows'Day = véspera do dia de todos os santos. Depois "Hallowe'en", e mais tarde e atualmente, a síncope ou 'simplesmente HALLOWEEN'.

                   A festa do 'halloween, ou festa das bruxas' tem origem em celebração pagã de povos antigos.  É mais atribuída ao Povo Celta (habitantes até o séc. V a.D das Regiões do Norte da Europa: Irlanda, Grã-Bretanha; Alemanha e França).

 A data da festa (31/10, com ênfase à passagem do dia 31 para 01/11) coincidia com o fim do verão Nórdico. Era o réveillon; e também início do inverno naquelas Regiões. Há, portanto outros nomes antigos dessa festa como SAMHAIN, SANHEIN, LA SAMON, FESTA DO SOL.

 Para os Celtas era: celebrar as colheitas (3) do ano; e festejar o fim do ano Celta

 Os Celtas celebravam a Festa do Sol, ou festa de verão em que comemoravam as colheitas anuais, portanto a festa estava relacionada à Fertilidade da terra. Lembra outros povos que cultuavam o solo (fertilidade/ Colheitas); o Sol como na Babilônia e no Egito. Portanto sua origem tem Ligações diretas com o Paganismo Babilônico e egípcio.

         Por isso, desde a origem desta festa está cercada de práticas pagãs /ocultistas daqueles povos. E, como tudo que vem do ocultismo, tem origem confusa e incerta. Temos aqui mesmo no Pará (Brasil) um caso típico disso. Por exemplo, quando consultamos a palavra ‘círio’ no Dicionário Aurélio, o significado é singelo: vela grande de cera; e procissão que conduz uma vela (círio) de um lugar a outro! Mas, se olharmos ‘além do Aurélio’, veremos que é não se sabe exatamente a origem ou é difícil definir a procedência ou ‘de onde veio'! Pois ‘cerca-se’ de simbologias e de fontes bem confusos! "Uma simples vela"! Coincidência, a 'vela hoje em dia entra também como ‘componente (no ‘pacote’) do Halloween: a vela hoje em dia vai dentro da ‘abóbora’ ou a 'luz de Jack' que veremos adiante!'

 NA IDADE MÉDIA:

                                  Pessoas foram Perseguidas pela Inquisição devido sua ligação com ‘bruxas’.  O catolicismo romano adaptou - como já havia feito com o dia 25/12 - o dia dos santos católicos com dia de todos os santos Celta. O dia dos santos que na Idade Média era lembrado em maio, passou para o mesmo dia Celta em 01/11! 

(Essa estratégia da ‘adaptação’ ou ‘o sincretismo religioso’ para resolver os ‘dilemas’ de religiões e angariar o maior nro. de 'fiéis' sempre foi duvidosa até os dias de hoje! Por exemplo, a intenção desmedida de 'salvar a todos' expresso inclusive em rezas como '... levai as almas todas para o Céu’ - como se todos quisessem ir - é um exemplo típico dessa 'intenção' exacerbada de 'salvação')!

 NA AMÉRICA (1840)!

 HALLOWEEN chega à América pelos Irlandeses.  'Luz de Jack' ou a 'lanterna de Jack (Jack o'lantern') foi adaptada da estória irlandesa de "Stingy Jack", que no início era um 'nabo com uma brasa acesa'. Mas cegando na América adaptaram para a 'abóbora com vela'!

 NO BRASIL:

 O Halloween por aqui tem influência americana, contaminado inicialmente através das escolas de inglês (Idioma americano). Sofre resistência dos nacionalistas brasileiros que acham 'uma invasão cultural imperialista americano' em terras tupiniquins. Por ex., em 2005 na cidade de Paraitinga-MA criaram o 'dia do Saci' para contrabalançar o 'dia das bruxas' e 'salvar' o folclore brasileiro dessa invasão do Tio San por aqui!

Alguns rituais da festa do halloween; e seus significados:

 Máscaras (todas bizarras): espanta os espíritos dos mortos no ano (os 'santos' dos Celtas) que, segundo esse povo saiam de suas sepulturas para possuírem os corpos das pessoas! Segundo a crendice Celta as máscaras davam às pessoas aspectos estranhos (não humanos) para que assim os espíritos (dos santos, deles) não os possuíssem! Assim, na festa do Halloween se vê um sem número de caricaturas (fantasias) de personagens monstruosas (frankstein e outros tantos).

 Objetos assustadores (caveiras, ossos decorados (...) seguem à mesma finalidade.

 Abóboras com caricaturas humanas e vela dentro têm significação dúbia: é a luz de Jack (Stingy); e também é uma comunicação para os espíritos dos 'santos (Celtas)' notarem a casa escura com ambiente desagradável (com lareiras apagadas) e desistirem daquela casa.

 A "LUZ DE KACK’ OU ‘LANTERNA DE JACK’ e as ‘abóboras iluminadas’!

 A ‘lanterna de Jack’ na versão irlandesa da estória, era feita de ‘nabo com uma brasa’. Mas, já na América as abóboras eram a ‘nova atração’! A partir do séc. XIX então a ‘luz de Jack’ passou a ser feita com as abóboras e a ‘vela’ dentro! 

 Jack é um personagem de estórias (folclore) irlandesas. Trata-se de Stingy Jack que teria aprisionado o Diabo tantas, e exigido ‘condições para deixá-lo de perseguir, até o Diabo o deixou. Mas quando morreu não foi aceito no inferno pelo seu ‘antigo amigo de bebedeiras, o próprio Diabo’! Mas, enredos à parte, todas as versões da estória de Jack terminam com o fundo moral (ironicamente falando) de que: o Diabo, penalizado por sua alma perdida (vagante na escuridão do frio inverno Nórdico) deu uma lanterna para iluminar o espírito de Jack (Stingy).

 Vejam um resumo da estória mais corrente de Jack: Segundo irlandeses, Jack erra um bêbedo inveterado, mas muito esperto que de tanto beber começou a ter ‘contatos’ com o próprio “Diabo”. Mas, esperto que era sempre conseguia por o diabo em desvantagens através de ‘práticas’ astuciosas! Por isso o Diabo nunca o conseguiu levá-lo para o inferno! (As ‘pegadinhas ou práticas’ de Jack são de uma imaginação/fantasia muito fértil – aliás, como em toda ‘veneração de multidões’ é cercada de ‘estórias fabulosas’, p/ex. o caso da ‘aparecida, padroeira do Brasil’! No caso de Jack, ele ‘prendeu o Diabo na sua ‘porta-cédula’ porque o diabo teria ‘entrado na dele’ de se transformar em uma moeda para pagar a conta do bar onde ‘’bebiam juntos’! Muito simples: na carteira de Jack tinha um símbolo de uma cruz! Assim Jack, o esperto exigiu condições para soltar o Diabo! Outra vez, pediu para o ‘próprio’ subir para apanhar uma ‘maça (que, aliás, aparece na ‘festa’), antes que o diabo descesse, riscou com seu canivete uma cruz no tronco da árvore. E de novo, Jack exigiu, para ‘deixar o diabo descer’’, que o deixasse de importuná-lo! O diabo foi-se. Há até uma versão dessa estória de que Jack, agora livre do Diabo, teria ‘tentado’ ser cristão (ia a igrejas). Mas não teria conseguido ‘’virar cristão’; e, por fim veio a morrer! Mas o diabo não o quis no inferno! E, óbvio, no Céu também não foi aceito! Então, o espírito (alma) de Jack torna-se ‘vagante! Mas o velho amigo de bar, o diabo penalizou-se dele e deu-lhe uma luz (a lanterna de Jack) para ‘iluminar seu caminho na escuridão'! Assim, a máxima de que ‘é mais fácil pegar um mentiroso do que um coxo’ mostra-se uma verdade, pois o Diabo mesmo se auto-denuncia que: TODA VEZ QUE UM CRISTÃO PARTICIPA DA FESTA DO HALLOWEEN, ESTÁ COM A LUZ DO DIABO OU ‘A LUZ QUE O PRÓPRIO DIABO ENTREGOU STINGY JACK’!

 A ameaça de 'travessuras' feitas por crianças com essas fantasias ou máscaras se não lhes dessem as 'gostosuras (doce das almas, etc.) segue o mesmo significado: elas teriam que comunicar ou 'parecer' aos espíritos que podem 'fazer o mal ou que eram perigosas! Assim os espíritos dos 'santos' as evitariam!

 As passeatas com muito barulho também tinham essa 'comunicação ou mensagem' aos espíritos: somos perigosos ou 'podemos destruir vocês!

 Vemos que a Marca do Ocultismo na História é: simplificar a aparência para esconder seus significados oculto-perniciosos. Temos um caso, insuspeito, aqui mesmo no Estado do Pará! Se consultarmos nos Dicionários a palavra 'círio'... é somente 'vela'!É com essa mesma artimanha que o ocultismo enlaça pessoas!

 HALLOWEEN - SEU 'LADO' OCULTO; E A INVASÃO NO CRISTIANISMO.

Na Carta aos Colossenses Capítulo 2:8 São Paulo Apóstolo Escreve: “TENDE CUIDADO PARA QUE NINGUÉM VOS FAÇA PRESA...”.  São Paulo sabia por que estava instruindo os Cristãos de Colossos através desta Escritura (não se deixem prender).  Ele via um Cristão como uma pessoa dinâmica, (sem ataduras), que 'fazia missões, ou 'um Missionário'! Por exemplo, é fácil depreender do versículo 28 do Capítulo Primeiro da sua Carta aos Colossenses nas palavras: "... anunciamos (O Evangelho), admoestando a todo o homem... para apresentar (a Deus) todo homem perfeito em Jesus Cristo (Colossenses 1:28; Mateus 28:19/20)"! Então, para Cumprir Tão Grande Missão a pessoa precisa 'estar livre'! Ora, para alguém ter 'ação', não pode ter 'embaraços'! Paulo levava isso a sério, e fez três (três) grandes Viagens Missionárias! Por isso a 'Advertência' aos Cristãos!

 Detectamos através da Leitura da Bíblia o que Ela quer Transmitir para um Cristão quando refere a "embaraço', p/exs: "o homem de Deus não se embaraça...; '... DEIXANDO TODO O EMBARAÇO (Hebreus 12:2).

                      "E QUE SE DESPRENDAM DOS LAÇOS DO DIABO (POR QUEM HAVIAM SIDO PRESOS), PARA CUMPRIREM A VONTADE DE DEUS - II Timóteo 2:26".

 O Autor das Cartas entendia o sentido Bíblico de 'embaraço' como a 'teia (da aranha)' que prejudica os movimentos de sua 'presa'. Os 'embaraços' a que o Apóstolo refere é um estorvo na 'Carreira' do Cristão! Lembrando que Ele entendia a Vida do Cristão como uma Carreira (Hebreus 12:1; I Colossenses 9:24). Portanto este parágrafo só é interessante para aqueles que também Comungam esse Conceito de Cristão ou de 'ser Chamado Cristão (Atos 11:26)!  Pois Ele conhecia muito bem a sutilidades que podem Prender (fazer presa ou vítima) a alma humana. Por exemplo, também na Carta aos Cristãos em Roma, Paulo relata sua ‘experiência religiosa (fariseu), dizendo: ‘o Pecado tomou ocasião pelo Mandamento; me Enganou e me Matou (Romanos 7:11).

 Veremos aqui, de forma sucinta como O HALLOWEEN; e até as ‘despretensiosas rezas, dentro do próprio cristianismo nominal’ atuam para ‘enlaçar, prender ou, como Diz o Apóstolo “fazer PRESA” vidas humanas.

 PORQUE O HALLOWEEN é Inconveniente para um Cristão?

É Inconveniente pelo menos por dois (dois) Motivos Principais que são:

 1 - O HALLOWEEN se utiliza de termos "do bem como a palavra 'santo' como o fazem os 'espíritos baixos' dos terreiros, p/ex. chamam 'pai de santo' para quem recebe espíritos estranhos! E, assim como tal, o halloween usa a mesma estratégia! Mas o termo ‘santo' - do inglês antigo 'hallow' que quer dizer 'pessoa santa', nada tem a ver com o 'Santo' ou Santificado a Deus! Ao contrário, o 'santo' do halloween é, em verdade, um termo com significado 'oculto' das sessões de cultos a entidades não autorizadas para minimizar o sentido macabro que segrega E, sabemos que a palavra 'santo' nesses antros é tomada de forma astuciosa pelo Maligno!

 Saibam: os 'santos' a que o halloween se refere são as almas que segundo os Celtas criam - e até os dias de hoje – saiam/saem das sepulturas procurando corpos vivos para possuir e usar no ano novo que, para as Regiões Nórdicas (Escandinávia) dos Celtas, iniciava em 01/11! Ou seja, na virada do ano Celta (noite de 31/10, para 01/11) esses 'santos (almas de mortos)' saiam/saem das sepulturas e vagueiam – como a alma de ‘Jack’ – procurando pessoas para 'possuir' e as ‘usar’! Ou seja: a própria estória do halloween o denuncia que ‘há almas perdidas (SEM DEUS)’ nessa 'cultura' antiga!  Agora, responda sinceramente: O QUE ESSES ESPÍRTOS DE PESSOAS PERDIDAS (SEM DEUS) TÊM A VER COM SANTO?! E “o que um Cristão Verdadeiro tem de ‘se meter’ nisso”? Ora, eles, também como os demônios dos 'terreiros' usam a palavra 'santo' para ‘não 'espantar' as pessoas ou para que pareça 'coisa do bem'!

 2 - O HALLOWEEN Tem fundamento na crendice dos Celtiberos (CELTAS), que se

contradiz a Crença Cristã de que é Necessário um 'Intercessor (I Timóteo 2:5)'!

 A crendice Céltica de que os espíritos dos mortos vinham interagir (possuir seus corpos), confronta diretamente Contra o Cristianismo Autêntico! E, para esse povo essa interação/possessão era a única chance dos mortos viverem vida pós-morte!Pois segundo essa crendice não haveria separação entre as Dimensões, Mundos, ou 'Planos', como é Pregado pelos Cristãos Autênticos (Cristocêntricos). Para aqueles (Celtas) 'mortos interagiam com vivos'! Mas, A Bíblia denuncia a disparidade disso diante do Cristianismo Verdadeiro; e Adverte:

 "QUANDO VOS DISSEREM: CONSULTAI OS QUE TÊM ESPÍRITOS FAMILIARES E OS FEITICEIROS, QUE CHILREIAM E MURMURAM, RESPONDEI: ACASO NÃO CONSULTARÁ UM POVO A SEU DEUS? ACASO A FAVOR DOS VIVOS CONSULTARÁ OS MORTOS?" Isaías 8:19. 

 A Negação de que existe Vida no Porvir ou Além da Morte, em sim mesma é suficiente para um Cristão fugir do Halloween. Por exemplo II João 10 diz:

 "SE ALGUÉM VEM TER CONVOSCO E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA,

 NÃO O SAUDEIS; NEM TAMPOUCO O RECEBA EM SUA CASA"!

 Mas, além disso, há uma Questão mais Preocupante ainda! Às vezes ficamos tão perto das pessoas que tudo parece ' a mesma coisa' co o se bastasse 'dizer-se cristão' e isso tornasse uma pessoa Cristã! Mas, não é assim que diz O Evangelho. Por que a Palavra diz:

 "...ESTARÃO DOIS NUMA CAMA; UM SERÁ LEVADO; E O OUTRO

 SERÁ DEIXADO"!

 Por quê? Há cristãos nominais que são/estão tão próximos; mas não sabem que são pagãos! Por isso quando o Senhor vier se revelará que em verdade não estavam tão próximo quanto pareciam estar! Pois um será levado; mas o outro ficará! Ora, para um Cristão verdadeiro existe Separação entre Mundos, Dimensões ou Planos! E só Interage nessas Dimensões de Existência aquele que Possui o Atributo da Onisciência!  Atributo Este que somente o Pai, O Filho e O Espírito Santo possuem! É por isso que o Cristão autêntico só Refere ao Nome Jesus no Intuito de chegar-se a Deus! Porque Deus está em Uma Dimensão Diferente da nossa, mas É O Único - com O Espírito Santo e O Filho - ao Que Refere Isaías:

 "...NUM ALTO E SANTO LUGAR HABITO, E TAMBÉM COM O CONTRITO

 E HUMILDE DE ESPÍRITO...(Is 57:15)".

Só Deus através do Atributo da 'Onisciência' alguém pode Transpor essa 'barreira' entre essas Dimensões (Mundos ou 'Planos)! Então, é preciso que o Intercessor Pretendido na oração seja Onisciente! Senão, um cristão nominal 'vira' um 'Celta ou um pagão', sem saber! Pois EM NENHUM OUTRO NOME HÁ SALVAÇÃO, diz Atos 4;12, sendo que Só Ele entre as Pessoas com Capacidade/Atributo para 'Interceder' recebei a Credencial para fazer essa 'Ponte' entre o Mundo dos homens e o Além! Portanto os espíritos dos mortos, ainda que quisessem, jamais poderiam realizar tal tarefa! Nem mesmo os Santos que foram Agraciados com a Santificação ou com Imensas Graças poderiam fazer tal Intercessão, pois a eles não foi 'transferido' O Atributo da Onisciência! Logo, nenhum Santo 'Intercede', de Verdade! E não podem vir a Este Plano receber as preces que rogam' em nome deles!

 Ora, se os Santos não vêm receber as 'preces', quem recebe tais 'orações'?  Voltando a Texto de Isaías 8:19, entendemos por que a Advertência à prática de consultar ou falar', ou fazer qualquer de interatividade com espíritos dos que já se foram!  Por que, em verdade não é o espírito do morto que está fazendo o contato! Deus sabe que essa pretensa interatividade entre vivos e mortos não existe! É uma Mentir. E se É Uma Mentira, quem é que estaria por trás disso? Ora, A Bíblia é bem Clara quando fala do autor da Mentira: ELE É O PAI DA MENTIRA E MENTE DESDE O PRONCÍPIO:

 "... O DIABO,... e NUNCA SE FIRMOU NA VERDADE, PORQUE NELE

 NÃO HÁ VERDADE; QUANDO ELE PROFERE MENTIRA, FALA DO QUE

 LHE É PRÓPRIO; PORQUE É MENTIROSO, E PAI DA MENTIRA"(João 8:44).

  Então, quando alguém ora ou reza a Deus em nome de um Santo - acreditando que esse Santo esteja intercedendo junto a Deus - em verdade está sendo assediado por 'espíritos estranhos' ou 'espíritos malignos'! Isso Explica o Zelo de Deus para com se Povo, através do Profeta Isaías (Isaías 8:19). Pior que a Advertência Divina, são as Consequencias dessa prática Abominável. Vejamos:

 "E PASSARÃO PELA TERRA DURAMENTE OPRIMIDOS E FAMINTOS; E, TENDO FOME, SE AGASTARÃO, E AMALDIÇOARÃO O SEU REI E O SEU DEUS, OLHANDO PARA O CÉU EM CIMA" (Isaías 8:21);

 (Mas, trata-se de 'Consequencia'; não 'Castigo'! Ou, é como a consequencia natural de se contrariar uma Lei Natural como a Lei da Gravidade! Ou, deixou algo que se quebra, isso quebrará irremediavelmente).

 Porque na nobre intenção de chegar-se a Deus uma pessoa pode estar se comportando como um pagão, sem saber! Ora, se na oração o pretendido intercessor entre os Mundos (Terra; e Trono de Deus) não é Deus ou não possui o Atributo da Onisciência; então, querendo ou não, na prática está pleiteando (querendo) que os mortos Intercedam! E, como mortos não têm Ingerência neste Mundo ou Plano, resta a astúcia dos espíritos imundos ou não autorizados se fazerem passar pelo saudoso parente ou ente querido! Daí as Consequencias Trágicas por estar na pratica 'negociando com O Maligno! E, negócio com O Mal, implica em 'resultados Trágicos'! Por exemplo, a frase despretensiosa que faz parte da reza "... rogai por nós os pecadores..." que expressa a nobre intenção de que Maria (Mãe de Jesus) Interceda Perante a Face do Pai, portanto, em verdade, é apenas uma 'invocação a morto', ainda que esta seja A Agraciada de Deus! Nesse caso, nobres intenções à parte, a pessoa, sem saber, 'caí' na Imprecação Vaticinada no Livro do Profeta Isaias (Isaías 8:21) que se refere aos que 'invocam os espíritos de mortos'!  Ora, se sabemos que somente anjos – os caídos inclusive - além de Deus podem romper a Separação entre o Mundo Físico e o Mundo espiritual, então é obvio concluir que os Santos em Verdade não vêm a este Plano! QUEM ATENDE NA ‘INVOCAÇÃO DE OUTROS NOMES (QUE NÃO JESUS CRISTO), PORTANTO, SÃO DEMÔNIOS (ANJOS CAÍDOS)'! Assim entendemos o porquê da Imprecação do profeta Isaías em Isaías 8:19 a 22 de que os que invocam ‘santos’ em verdade estão clamando (rezando) a demônios. Por isso “ANDARÃO FAMINTOS; E, REVOLTADOS (POR NÃO ALCANÇAREM OS FAVORES QUE PRETENDEM, ÓBVIO, SE REBELARÃO CONTRA DEUS”!

 Concluindo, vemos que o paganismo é o mesmo. E não se importa sua forma'. O Prejuízo, nessa Relação Perigosa, é todo da Religião Cristã. E, por extensão, do próprio Cristão!   

 Voltando ao Significado de "sincretismo" dado pelo Dicionário Aurélio de que no 'resultado' desse amálgama persistem a característica de um dos elementos! Ora, sabemos que numa 'simbiose' entre erva brava e planta, esta não tem nenhuma chance de sobrevida! Ou seja, o resultado dessa 'experiência' malfadada todo mundo sabe: o desaparecimento da planta; e a 'sobrepujança' da erva! Então, com esta pequena ilustração, já podemos compreender por que o Apóstolo Paulo alertava os Cristãos – e, através das suas Cartas (Colossenses, aos Romanos ...) continua alertando Cristãos quanto aos Perigos (Assédios) que vêm dos ‘quatro cantos da Terra’ cuidadosamente embalados para não provocar ‘suspeitas’, como é o caso da ‘festa do dia de todos os santos’, ‘demônios’, em verdade na sua versão mais ‘insuspeita’ do HALLOWEEN.

 E lembrando que no início foi referido o 'pesar' natural que isso deve causar em um Cristão; e que, ao que indica, não é o que ocorre aos Diretores de Escolas Brasileiras, compreendemos, sentindo esse 'pesar' na alma porque o Brasil é o maior país católico, maior país espírita (...); e, atualmente, suspeita-se que esteja sendo também o maior país das 'opções alternativas (?) sexuais (...); mas ainda não é o Maior País Cristão!

 Eia, Cristãos... à Convocação Final!

 Autor: Armando L. Pereira.