PROJETO BELEZAS MIL
Luzimar do Nascimento Rodrigues
Especialista em Educação
E-mail: [email protected]

Apresentação:

O projeto BELEZAS MIL, é uma iniciativa da especialista em educação e professora de história Luzimar do Nascimento Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini, localizado no bairro do Jardim Planalto em João Pessoa/PB, tendo por missão conhecer e reconhecer a importância do patrimônio histórico e cultural, sua conservação e preservação através de estudos e pesquisas sobre as sete maravilhas do Mundo Antigo, Moderno e do Estado da Paraíba.

Objetivo Geral:

? Contribuir para a ampliação do conhecimento dos alunos das turmas de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do turno matutino, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Luzia Simões Bartollini, a partir dos estudos de pesquisas sobre as belezas sócio-histórico-culturais das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, do Mundo Moderno e do nosso Estado (Paraíba), de forma autêntica, consciente e contextualizadas.

Objetivos Específicos:

? Despertar e desenvolver nos alunos o interesse pela prática da pesquisa histórica;
? Pesquisar e documentar as belezas sócio-histórico-culturais das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, do Mundo Moderno e do Estado da Paraíba;
? Despertar um olhar diferenciado sobre as belezas do Mundo Antigo, Atual e do nosso Estado, enfatizando sua importância história e arquitetônica.
? Propiciar uma aprendizagem que amplie o conhecimento dos alunos sobre as Sete Maravilhas existentes no Estado da Paraíba e no Mundo.

Justificativa

A História é considerada para a maioria dos estudantes uma disciplina enfadonha, tendo como principal desafio a leitura e compreensão de textos históricos. Por isso a necessidade de refazer o conhecimento dos fatos históricos de forma prazerosa e dinâmica, de modo a despertar e desenvolver nos alunos o interesse de desconstruir e construir o saber histórico pela prática da pesquisas e reflexões, tornando assim, o processo de ensino aprendizagem mais significativo para quem aprende e para quem ensina.
Beleza é a pessoa ou coisa que se destaca dos seus semelhantes se tornando digno de admiração ou assombro. Foi com essa perspectiva que surgiu o projeto BELEZAS MIL com intuito de dinamizar as aulas de história no ensino fundamental e valorizar o patrimônio histórico e cultural.
Sabemos que as sete maravilhas do mundo já existiam. Mas, faziam parte do mundo antigo. Todas elas foram construídas antes de Cristo. Hoje em dia, a célebre lista que reúne as mais notáveis realizações da antiguidade, não é a única no mundo. Na tentativa de criar uma nova relação vem sendo feitas algumas delas misturando inclusive obras da natureza com realizações humanas. Por essa razão a fundação New 7 Wonders, criada pelo suíço Bernard Weber cineasta, criou o projeto, para discutir quais seriam as sete maravilhas do mundo atual, divulgando o resultado do dia 7 de julho de 2007. Em se tratando do Estado da Paraíba, foi um projeto idealizado pela Deputada Estadual Socorro Marques, que divulgou o resultado em novembro de 2008.
O projeto "BELEZAS MIL" tem como foco central a aprendizagem. Proporcionará nos alunos uma viagem pelo mundo conhecendo as sete maravilhas do Mundo Antigo, do Mundo Atual e do nosso Estado (Paraíba), observando os aspectos culturais, ambientais e humanos, através de pesquisas conceituando a importância do patrimônio histórico e cultural, estabelecendo um novo vínculo de prazer e valorização, aguçando no aluno o olhar diferenciado e o desejo em apropriar-se de conhecimentos que servirão de suporte para sua vida futura
Nesta perspectiva, o projeto em execução é planejado de acordo com os objetivos da proposta pedagógica da escola, buscando trabalhar conteúdos relacionados aos temas transversais, com tarefas contextualizadas, o que dinamiza a aprendizagem do educando e estabelece a relação entre teoria e prática.

Procedimentos Metodológicos:

Esse projeto será desenvolvido com os alunos das turmas de 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, do turno matutino da EEEFM Profª Luzia Simões Bartollini.
? Proposta para execução do projeto: A turma será dividida em sete grupos, cada grupo ficará responsável por um das sete maravilhas, apresentará em sala de aula o resultado da sua pesquisa em forma de seminário, ao final será montada uma exposição dos painéis, vídeos e maquetes do material confeccionado pelos grupos.
? Roda de estudo: em horário extraclasse os grupos de estudo discutirão e definirão estratégias para apresentação da pesquisa na sala de aula.
? Consulta: a realização da pesquisa pelos alunos e professora será através de livros, atlas e internet onde pesquisaram textos que subsidiaram a execução do projeto;
? Reflexão e Seminário: dialogada a partir da pesquisa realizada (distinguir paisagem natural, ação do homem de forma positiva ou negativa, debate, leituras...);
? Oficinas: aconteceram duas: uma na roda de estudo com cada grupo e a professora para confecção do material, a outra oficina será em sala de aula com a turma para organizar a apresentação dos temas na exposição.
? Realização de Exposição: exposição dos painéis, maquetes entre outros será no pátio com o objetivo de socializar os conhecimentos produzidos ao longo do processo pedagógico.
? Excursão: realização de uma aula de campo visitando uma das sete maravilhas da Paraíba com a finalidade de transcender os limites físicos da sala de aula explorando a sensibilidade do contato direto dos alunos aos aspectos naturais, culturais e patrimoniais do local visitado.

Conteúdos atitudinais:

? O projeto "BELEZAS MIL" através do estudo de pesquisa observará e analisará o contexto histórico da cada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, Mundo Moderno e do Estado da Paraíba, focalizando a pluralidade cultural através do estudo das várias culturas, a ética por meio da apreciação da conduta humana relativo à sociedade e o meio ambiente destacando as belezas naturais ou as transformadas.

Competência:

? Conhecer as belezas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, Mundo Moderno e do Estado da Paraíba, posicionando-se de maneira crítica e responsável em relação à preservação e conservação.
? Reconhecer a importância da identidade e o desenvolvimento das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, Mundo Moderno e do Estado da Paraíba, contribuindo para a divulgação dos registros históricos pesquisados.

Cronograma:

1º Bimestre
As Maravilhas do Mundo Antigo
1. As Pirâmides do Egito
2. Os Jardins suspensos da Babilônia
3. A Estátua de Zeus em Olímpia
4. O Templo de Ártemis em Éfeso
5. O Mausoléu de Halicarnasso
6. O Colosso de Rodes
7. O Farol de Alexandria

2º Bimestre
As Maravilhas do Mundo Moderno
1. A Grande Muralha da China
2. Ruínas de Petra, Jordânia
3. Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil
4. Machu Picchu (1460-1470), Peru
5. A Pirâmide de Chichén Itzá, México
6. Coliseu de Roma, Itália
7. Taj-Mahal, Agra, Índia

3º Bimestre
As Maravilhas do Estado da Paraíba
1. Lajedo de Pai Mateus, Cabaceiras
2. Igreja de São Francisco, João Pessoa.
3. Ponta do Seixas, João Pessoa
4. Cristo Rei, Itaporanga
5. Pedra de Ingá e as inscrições Itaquatiara, Ingá
6. Memorial de Frei Damião, Guarabira
7. Vale dos Dinossauros, Sousa

4º Bimestre
Conclusão
- Excursão ? visita em uma das sete maravilhas da Paraíba
- Culminância no Pátio da Escola
- Exposição na Estação Ciências


Avaliação:

A Avaliação do Projeto é norteada pela concepção de Jussara Hoffmann (2003), consultora em educação, defende a avaliação mediadora através do acompanhamento dos alunos ao realizar várias tarefas que sejam individuais e grupais.
Assim sendo, a avaliação será sistemática através de observação (feita a cada momento), confecção (registros dos conhecimentos prévios e pesquisados dos alunos) e apresentação (realização do seminário e exposição) dos trabalhos pelos alunos. Com isso, o aluno deixa de ser um mero espectador para tornar-se atuante e participante nesse processo. Durante o desenvolvimento do projeto será realizada uma auto-avaliação, permitindo a professora e aos próprios alunos conhecerem as dificuldades e as aquisições individuais, prevalecendo o desenvolvimento cognitivo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Considerações Finais:

A preservação histórica é importante para a manutenção ou até mesmo a criação de um quadro de vida que permita ao homem encontrar sua identidade, ou seja, suas raízes em uma sociedade que sofre mudanças brutais, intensificadas com a globalização. A pesquisa desenvolvida pelos alunos dará subsídios para elaboração de um rico material informativo que servirá de base para o aprofundamento nos temas abordados.
Porém, a realização do projeto revela a intenção de uma prática pedagógica, voltada para formação do educando como protagonista de sua ação. A pesquisa sobre as belezas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, do Mundo Moderno e do Estado da Paraíba, possibilitará a construção do conhecimento em coletividade, assumindo o professor o papel de mediador no processo e proporcionará maior autonomia para os educando.
O projeto "BELEZAS MIL" terá seu início em fevereiro e com seu término previsto para novembro do corrente ano, conta com o apoio da direção da escola, do Conselho Escolar, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Estação Ciências, a dedicação da professora, o entusiasmo e empenho dos alunos e o acompanhamento direto da gestora da escola.

Publicado por:
Luzimar Rodrigueseduc