S I M B O L I S M O

12.1.ORIGEM:

O Simbolismo teve suas origens na França. Nessa época o país passava por duras provas, após ter sofrido algumas derrotas, causando inclusive a queda do império.

No campo literário as idéias assumiram um papel anti-realista, ou decadentismo. Os parnasianos chamavam os Simbolistas de decadentes ou nefelibatas (habitantes das nuvens), pois não viam a realidade reinante e preferiam um mundo paralelo ao real.

Também a decadência existia em outros setores, principalmente no setor industrial e econômico. Houve o período chamado "Grande depressão" (Inglaterra). O programa científico e tecnológico não ajudou e a crise continuou.

Surge então o Simbolismo em meio a tais crises. Já em l857 Charles Baudelaire lança
"Flores do Mal", trazendo os indícios da nova escola. Em l866 Jean Moreas divulga um manifesto Simbolista na revista "Le Figaro".Toma corpo então o Simbolismo.

Além de precursores, Verlaine, Mallarmé e Rimbaud, foram verdadeiros cultivadores
deste estilo. Verlaine em l884 publica o poema "Art Poétique", definindo a corrente e tentando mostrar que havia música no próprio verso.

13.2. SIMBOLISMO EM PORTUGAL:

O período compreendido entre l890 a l9l5 foi marcado por um aglomerado de correntes literárias e pensamentos, mostrando, por um lado a dissolução de valores tradicionais e por outro a procura de novos rumos para superar o estado calamitoso em que se encontravam as letras portuguesas.

O Simbolismo convive com o Realismo que junto caminha com um Naturalismo adoentado, já que em Portugal esta corrente quase não existiu.

13.3.A POESIA SIMBOLISTA PORTUGUESA:

O Simbolismo foi introduzido por Eugênio de Castro com a obra Oaristos em l890 no
prefácio do livro ele delineou os princípios estéticos da nova escola.

Suas idéias revolucionárias foram aceitas por uma parte da mocidade literária sequiosa
de novidades. Mas a quantidade de poetas não correspondeu a qualidade, visto que os poetas antigos resolveram ficar com sua linha de produção. Entre os poetas e obras temos:

1.Eugênio de Castro- "Oaristos", "Horas", "Interlúnio".
2.Antônio Nobre- "Só", "Despedidas", "Primeiros versos".
3.Camilo Pessanha - "Clépsidra", "China".
4.Teixeira de Pascoaes - "Sempre", "Para a luz", "A senhora da noite".
5.Florbela Espanca - "Livro de mágoas", "Sóror Saudade", "Charneca em flor".

13.4.A PROSA DE FICÇÃO E O TEATRO:

O Simbolismo é essencialmente uma obra em poesia, no entanto em Portugal e no Brasil, alguns autores escreveram também algumas obras de ficção. A prosa de ficção vem carregada de elementos revelando influências realistas e naturalistas. Poucos autores se destacam. Entre eles temos: Raul Brandão com as obras: "Os pobres", "Pescadores", "As ilhas desconhecidas"

Quanto ao teatro, só um autor se destaca também: Júlio Dantas com as peças:"A ceia dos cardeais" que é uma boa obra e ainda "A selva" e "Viriato trágico".

13.5. SIMBOLISMO NO BRASIL:

No Brasil o Simbolismo assume um papel importante. Ele é o desencadeador de uma série de idéias que vão culminar, mais tarde com o Modernismo. É o preparador do terreno para os outros movimentos.
As primeiras manifestações simbolistas no Brasil apareceram com Cruz e Souza que publicou em l893 suas duas primeiras obras: "Missal" e "Broquéis". Ele segue de perto as
características traçadas pelos Simbolistas franceses.

Quando se implantou este movimento em nosso país, vivíamos os primeiros momentos do Brasil República, da libertação dos escravos, havendo ainda muitas lutas em todo o país, devido aos dois grandes acontecimentos. Mas o fato é que ele veio e ficou. O Rio de Janeiro e Curitiba foram os dois lugares onde mais se concentraram os Simbolistas. Eles tinham como principal veículo de divulgação a revista "Cenáculo". No princípio a corrente não teve aceitação merecida, ficando inclusive em meio ao Parnasianismo e mais tarde em meio ao Modernismo, caminhando paralelamente entre as duas escolas.

13.5.CARACTERÍSTICAS DO SIMBOLISMO:

Ele combateu as características parnasianas, bem como o subjetivismo exagerado do Romantismo. Criou em torno de si o metafísico, o misterioso, o nebuloso. Principais características:

1.Símbolos (meios para tentar descrever a emoção, o estado da alma, os sentimentos, metáfora, música, cor, rimas suaves);
2. Expressa a realidade de maneira vaga e imprecisa;
3.Tenta aproximar a poesia da música;
4.Uso de cores nos textos (principalmente a branca);
5.Subjetivismo (não exagerado como no Romantismo);
6.Mergulho no inconsciente, no "Eu" profundo;
7.Uso de palavras ambíguas, aliteração;
8.Espiritualismo, religiosidade, misticismo;
9.Linguagem musicada e colorida;
10.Sinestesia (uma idéia para evocar várias sensações);
11.Intuição, imaginação,fantasia.


13.6.PROSA E POESIA:

O Simbolismo é um movimento essencialmente poético. São raras as obras em prosa e
ainda assim, refletem um lirismo bastante acentuado. A melhor obra em prosa é "Mocidade Morta" de Gonzaga Duque. Também Cruz e Souza escreveu em prosa as obras "Missal" e "Evocações".

O poeta Simbolista vê o mundo bem diferente do Parnasiano. Ele tem consciência dos
problemas da vida e do mudo, mas não compartilha dos mesmos, buscando um rumo à
parte. Ele procura um mundo místico e misterioso. Entre os poetas temos:

1.João da Cruz e Souza (Florianópolis SC 1861- Estação do Sítio MG 1898) Era negro livre, muito humilde, teve vida atribulada com muitas lutas e sofrimentos. Teve educação esmerada. Aprendeu francês, latim, inglês e grego. Dedicou-se ao jornalismo e funcionalismo. Introduziu o Simbolismo no Brasil e foi sua maior figura. Em sua obra destaca-se a revolta contra a posição racial, contra a miséria e a marginalização em que vivia. Vamos encontrar esses requisitos em "Broquéis" e "Faróis". Em "Últimos Sonetos", vemos o poeta mais conformado com a sorte, procura transformar sua luta e sofrimento em heroicidade, é bem mais religioso que antes. Obras: "Broquéis", "Faróis", "Últimos sonetos", "Missal", "Evocações", "Inéditos e dispersos" (Póstumo).

2.Alphonsus de Guimarães (Ouro Preto MG 1870- Mariana MG1921) Formado em Direito foi promotor e Juiz. Viveu quase toda a sua vida em Mariana. Teve vida tranqüila num ambiente religioso, isolado dos meios literários. Dedicou-se ao jornalismo e colaborou com a "Gazeta de São Paulo". Sua poesia impressiona pela musicalidade e misticismo. O tema é dividido entre o amor e a morte, quase sempre inspirado em Constança, noiva precocemente falecida. Baseando-se nos dois temas, vamos encontrar um Alphonsus extremamente espiritual. Foi o "Solitário de Mariana". Obras: "Dona Mística","Kiriale","Câmara Ardente", "Septenário das dores de Nossa Senhora", "Pastoral aos crentes do amor e da morte", "A escada de Jacó".

3.Mário Pederneiras (Rio 1868-1915) Estudou Direito, mas não concluiu o curso. Ingressou ao jornalismo. Divulgou o verso livre. Fundou a revista Fon-Fon ao lado de Lima Campos e Gonzaga Duque. Obras: "Histórias do meu casal", "Agonia", "Rondas Noturnas", "Outono".

4.Emiliano Perneta (Curitiba Pr 1866-1921) Formado em Direito, levou vida boêmia. Exerceu o magistério e o jornalismo e foi um líder do Simbolismo no Estado do Paraná. Obras: "Ilusão", "O inimigo", "Pena de Talião".

5.Bernardino Lopes (Rio 1859-1916) Era um espalhafatoso, só sabia ler e escrever poemas. No entanto foi um dos mais lidos e imitados. Era muito humilde, desajeitado, boêmio, atingindo mesmo a loucura. Sua obra varia entre o Romantismo e o Parnasianismo. Obras: "Cromo", "Pizicatos", "Dona Carmem", "Sinhá Flor", "Val dos lírios", "Helenos", "Brasões", "Plumário" e outros.

6.Alceu Wamosy (Uruguaiana RS 1895-livramento RS 1923) Poeta e jornalista. Foi diretor de "O republicano". Sua poesia é bastante subjetiva, destacando-se o amor e a morte. Ficou célebre pelo poema "Duas Almas". Obras: "Coroas de sonhos", "Flâmulas", "Terra Virgem".
Outros poetas: Rodrigues de Abreu: "A sala dos Passos", "Perdidos", "Casa destelhada", "Noturnos", Auta de Souza - "Horto", Pereira e Silva- "Solicitudes", "Beatitude - Eduardo Guimarães:"A divina Quimera".