Com milhões de negociações realizadas através da internet diariamente, os espertalhões passam a ficar de olho na possibilidade de ganhar dinheiro aplicando fraudes. Daí a importância do consumidor virtual aprender o básico sobre sigilo e assim comprar com segurança na internet.

Veja alguns passos para comprar com sigilo e segurança na internet

1º - Quando o consumidor quer encontrar algo na internet, ele vai ao navegador ou buscador, google, yahoo, bing ou outro e insere o endereço de um site, nome de uma loja ou de um produto. Suponto que você esteja procurando por produtos da empresa chamada "Qualquer coisa", normalmente seu endereço seria www.qualquercoisa.com. Então você colocaria pra pesquisar no google ou outro buscador o seguinte: Qualquer coisa reclamações, www.qualquercoisa é seguro, Qualquer coisa opinião, qualquer coisa é confiável. Aparecerá nos resultados muitos assuntos relevantes às suas buscas e assim você saberá mais sobre a empresa "Qualquer coisa".

2º - Você deve evitar acessar, principalmente quando se tratar de bancos ou operadoras de cartão de crédito, seguro ou algo do gênero a partir de links enviados para o seu e-mail. Os espertalhões, muitas vezes criam uma URL até parecida com a verdadeira, por exemplo: A Url www.comercioonlineagora.com é diferente de www.comercioonline.agora.com. Veja que há um ponto (.) onde não deveria. No entanto,  como não pode ter duas URLs iguais, eles colocam alguma letra ou traço ou ponto etc, para diferenciar da verdadeira e assim te enviar para te conduzir ao erro e tirar proveito disso.  Antes, prefira inserir o endereço dentro de seu navegador que você irá diretamente para a página que quer . Ou no buscador do google ou outro buscador e logo verá que o resultado virá no topo.

Pagamentos pela internet

Ao navegar por alguma loja e resolver a comprar algum produto, se você tiver comprando de uma loja renomada com vários meios de comunicação com loja e de total confiança por quem já comprou, está tudo bem, mas pode ser que você esteja adquirindo de um vendedor autônomo e aí se faz necessário que ele tenha ao menos uma opção de pagamento através de uma empresa de sistema de pagamento seguro como por exemplo, Pagseguro, Moip, Paypal, o Mercado pago do Mercado Livre e outros. Isso é bom porque jamais você perderá seu dinheiro no caso de não receber seu produto, isso se você ficar atento a um prazo que essas empresas dão para você confirmar se recebeu ou não o seu produto. No caso de não ter recebido, a empresa de sistema de pagamento devolverá o seu dinheiro.

3º Quanto ao sigilo da página onde serão inseridos aqueles dados que devem ser altamente confidenciais como dados de cartão e CPF, o consumidor deve observar se a página é criptografada ou seja, protegida. Não é necessário que todas as páginas tenham essa proteção, mas, a página que deverá ser inserido os dados, esta, obrigatoriamente tem que ser criptografada.

Aprenda a identificar se há sigilo das informações inseridas em uma página na internet

Em primeiro lugar, veja no seu navegador, se aparece logo após o http, a letra "s" e logo em seguida vindo os dois pontos com as duas barras. A letra "s" no http significa que a página é criptografada "segura".

 Esse cadeado pode aparecer em outros locais como por exemplo, no canto superior ou inferior direito da página. Por último, você deve observar se a criptografia está atualizada junto à emprega de segurança responsável por essa criptografia. Tomamos como exemplo o navegador Firefox. Vá em ferramentas>propriedades da página>segurança>exibir certificado. Você chegará na tela abaixo.

 

Na foto acima, a data de expedição foi 28/06/2012 e a data de vencimento em 06/07/2013. A criptografia está atualizada baseado na data de hoje, 04/06/2013.

Seguindo esses passos, você terá mantido seus dados em sigilo ao comprar pela internet e também ajudando a tornar cada vez mais seguro as transações dentro do comércio eletrônico.

Manoel Oliveira

Mundo com Informatica
Aulas gratuitas de manutenção de computadores