A fundação da cidade de Palermo se originou nas mãos dos Fenícios.

Sua denominação era Zyz  antiga indicação a Flor na língua Fenícia.

Os Gregos viviam na parte Oriental da Sicília onde se dividia dois Rios

( Kemonia e Papireto).

  A fundação de Palermo ocorreu pelos colonos de Tiro ( atual Líbano ) e especificamente analisada como ponto estratégico tal qual  as demais terras por eles transformadas em porto possuíam promontório rochoso  .

Os Fenícios possuíam “ portos “ em Cádis , Málaga , na Espanha , Cartago (Norte da África ) e a sua Fundação Palermo da Fenícia  em Sicília ( Sul da Itália ).

Foi desenvolvida  cidades na Região Siciliana pelas mãos dos fenícios que eram:


•         Mótia


•         Salunto


Em Panormos os Fenícios já eram familiarizados com a costa do mar, a invasão das colônias gregas na Sicília forçaram os Fenícios a  construir assentamentos permanentes e territórios de defesa .


O primeiro Assentamento Fenício foi denominado Paleapoli  composto por moradores Fenícios e Gregos , as muralhas que foram levantadas podem ser vistas ate os dias de hoje na região de “Via  Del Bastion”.


Em Neapoli  foram focadas as lojas , artesanato , moradores de casta trabalhadora onde formavam uma região de Fenícios , Gregos e Cartagineses .

Nos dias de Hoje o povo de Palermo  ainda se orgulha da mistura étnica que possui baseada nas raízes citadas á cima.

O povo elaborava imagens de argila e terra cota, representavam figuras femininas ou animais.

Após a Palermo Fenícia ouve a Palermo Árabe onde se denominou “ Balarmuh” , Os árabes conquistaram a Sicília retirando do rival império Bizantino .


Foram dominadas Siracusa   formando assim mais uma mistura genética aos atuais moradores que já possuíam descendência Fenícia , Cartaginense e Grega .

 O domínio Árabe islâmico na Sicília trouxe novas maneiras de plantação e cultivo como o inicio da culinária Arabo Siciliana.

Os árabes islâmicos transformaram a capital de seu domínio em Palermo .

A imagem de Palermo brilhou nas descrições feitas por viajantes peregrinos a Mecca  ou Viagens de negócios no qual muita verba foi  implantada na economia Siciliana Islâmica .

Esta é a Sicília “ Terra de Fenícios e Árabes “ .



Anthony M. Rasib