Procuraremos aqui, sempre sob a ótica da Doutrina Espírita, discutir o assunto sexo isento da conotação religiosa dogmática que acabou por incutir em nosso íntimo o conceito do sexo como algo proibido, sujo e  pecaminoso.  

O que dizer então quando o assunto é a masturbação ?

Certo é que já se passou o tempo em que se vinculava a masturbação à loucura e ao inferno. Atualmente, esta prática é considerada relativamente normal nos adolescentes, por encontrar-se na fase de "descobrimento" da sexualidade. Embora aparentemente normal, solitária e inofensiva, ela pode trazer complicações quando vai para o campo do vício, despertando no indivíduo uma sensualidade mais aguçada. Ademais, não deixa de ser uma busca egoísta pela satisfação dos instintos.

Embora seja de primordial importância ponderar, usando o famoso jargão que diz "que cada caso é um caso", nunca é por demais lembrar que a disciplina e o equilíbrio nesta área também estão no conjunto de conquistas do espírito em sua trilha evolutiva ao longo das diversas encarnações.

Orai e vigiai !

Assim como nas demais áreas evolutivas, vigilância permanente aqui também se faz necessária.

Note que, ao se masturbar, o indivíduo pode não estar tão solitário como pensa. Existe sim a possibilidade que irmãozinhos desencarnados também viciosos no sexo, se encontrem ao seu lado, estimulando e se comprazendo neste vício solitário.

Emmanuel, no livro "O Consolador", orienta-nos que, "ao invés da educação sexual pela satisfação dos instintos, é imprescindível que os homens eduquem sua alma para a compreensão sagrada do sexo".[...] A vida saudável na esfera do sexo decorre da disciplina, da canalização correta das energias, da ação física: pelo trabalho, pelos desportos, pelas conversações edificantes que proporcionam resistência contra os arrastamentos da sensualidade, auxiliando o indivíduo na conduta. [...]

O espiritismo proíbe então a atividade sexual?

O Espiritismo a nada proíbe, na medida em que deixa à decisão consciente de cada um a atitude a tomar. Ele busca prover-nos de entendimento sob o reflexo de eventuais atitudes que adotamos na vida cotidiana e destaca as vantagens advindas das corretas decisões e aprendizados que vamos tendo ao longo dessa existência.