Seu sucesso está nas mãos de quem?

*Maurício de Paula
"Venho me dedicando com afinco e não vejo minha carreira alavancar!"
"Procuro fazer o máximo que posso e as oportunidades estão sempre para os outros!"
"Será que tenho que ser 'político' para me dar bem em minha carreira?"

Escuto essas queixas e questionamentos de profissionais que me procuram para programas de coaching, seja de carreira ou de performance. A pessoa se sente angustiada, pois deposita imensa energia no trabalho e não percebe o retorno. Porém, percebo muitas vezes que, embora o esforço seja grande e a dedicação seja visível, o problema está no posicionamento frente aos desafios.

Eficiência, dedicação e comprometimento certamente são atributos de valor na vida profissional, mas não são suficientes para quem busca ascensão na carreira. Ser eficiente significa fazer da forma correta aquilo que lhe é demandado. Cumprir sua obrigação, trabalhar "direitinho". Ser eficaz significa agir com foco direto no resultado.

Cresce na carreira quem se antecipa, se coloca à frente das situações, encontra soluções criativas, traz para si aqueles desafios que os outros se esquivam, mantém o foco na solução e não no problema. Esse é o melhor marketing pessoal, o resultado.

Ser "político" como o senso comum costuma entender, no sentido de bajulador, de buscar tirar proveito de relações com pessoas influentes, não tem sido o fator crítico de sucesso no mundo empresarial, muito embora muitas pessoas utilizem essa desculpa para justificar seus insucessos.

Não espere que seu chefe lhe dê feedback com relação ao seu desempenho, busque-o, solicite a ele. Ao invés de aguardar que lhe digam com clareza qual o rumo você deve seguir, vá atrás dessa preciosa informação. Sabendo para onde ir, procure construir um cenário em seu campo de atuação. Surpreenda! Apresente aquilo que ainda ninguém viu. Faça seus superiores perceberem que você agrega valor, que com você os resultados virão com maior rapidez e menores riscos.

Pense na sua trajetória profissional. Quais foram as vezes que suas ações ou decisões fizeram a diferença? E hoje, você está sendo percebido dessa forma?

Busque o máximo de informações que puder:

- Qual a estratégia da empresa?
- Qual a estratégia da sua área?
- As estratégias de sua área estão alinhadas com as estratégias da empresa?
- Como é a atuação das outras empresas naquilo que é de seu campo de atuação?
- Faça benchmarking;
- Leve suas idéias para seus superiores e cheque se está no rumo certo;
- Se coloque sempre na posição de dono da empresa. Se você fosse o dono da empresa agiria dessa forma? Realizaria determinada despesa? Contrataria todas as pessoas que hoje estão na sua equipe?

Para crescer profissionalmente é necessário se apropriar de sua carreira, colocar-se em posição de dianteira.

fonte:  www.terrasites.com.br
          http://www.terrasites.com.br