Muitas pessoas ou empresas jogam oportunidades de vendas pela janela, não sabem gerenciar contatos e oportunidades, sem falar na parte mais importante da empresa: os clientes. Se você acha que seus clientes andam precisando de um tratamento diferenciado, aproveite essa oportunidade para conhecer o vTigerCRM.

CRM é uma terminologia de marketing para Gestão de Relacionamento com o Cliente (Custumer Relationship Manager), ou seja, é na definição uma prática que deve ser adotada por todos os profissionais, pois incentiva um melhor relacionamento com o cliente. Junto com a prática vieram as ferramentas, ou seja, os Sistemas de Relação com o Cliente. Existem diversos deles, alguns pagos, alguns gratuitos e para nossa sorte alguns de código aberto.

Sendo o principal expoente de código aberto o vTigerCRM, um sistema desenvolvido por colaborares (peers) do mundo inteiro, tendo sido traduzido para mais de 10 linguas. No site oficial é possível fazer o download do sistema e de todos os pacotes de tradução, ou ver outras formas de instalar na minha página sobre o vtiger.

O grande diferencial desse sistema é a possibilidade de fazer a instalação em um servidor online, ou seja, você vai ter acesso aos dados mais importantes de sua empresa e seus clientes. Poderá observar as movimentações do estoque, os pedidos de venda, emitir as faturas para os clientes, enviar email de cobrança com a fatura e um boleto bancário anexo para todos os seus clientes ao apertar de um botão pela internet.

Parece bastante revolucinário um sistema que promete isso, a grande diferença do vTiger é que isso não é uma lista de promossas, mas sim o que o sistema realmente faz. Já existem diversas empresas brasileiras a utilizar essa tecnologia, e garanto que se perguntar para algum desses pioneiros empresário quais as principais transformações em sua empresa depois do vTiger, vai ouvir respostas como:

  • Economia em diversos setores. Reduziu a necessidade de papel. Economia em telefonemas e relatórios, pois tudo está acessível online. Economia de tempo de todos os membros da empresa, que antes faziam parte do trabalho manualmente, desde o envio de cobranças por boleto bancário até a geração de faturas.
  • Facilidade e agilidade na execução de operações básicas, com o cruzamento de informações do banco de dados você tem em tempo real informações sobre: leads (oportunidades de vendas), movimentação do estoque, campanhas de marketing, pedidos de vendas, dados dos clientes, etc...
  • Módulos: Ainda pode instalar diversos módulos para melhorar seu vtiger, como o Sistema de Envio de Email que permite com apenas um clique enviar emails para seus clientes com a fatura do serviços e o boleto bancário correspondente.
  • Customização: Altere o vTigerCRM e deixe ele com a cara da sua empresa, coloque seu logotipo e formatações aonde desejar.
Acredito que esses são motivos suficientes para você se informar mais a respeito de sistemas de CRM, principalmente o vtiger. No meu site eu disponibilizo mais informações sobre essa incrível ferramenta, confira: