O mundo dos negócios está em constante movimento, ora trazendo alguns ramos de investimentos bastante oportunos e outros nem tanto. O que faz de um setor ser propício para investimentos é o momento que a economia do país vive. Por isso, antes de escolher uma área de atuação é indicado avaliar quais são as melhores oportunidades do mercado para se tornar um empreendedor bem sucedido.

O Brasil é um país de economia diversificada, tendo setores de negócios diferenciados e promissores em expansão para os próximos anos. Se você está pensando em sua formação profissional ou em abrir um negócio próprio, nós iremos listar aqui quais são os setores de negócios que estão em crescimento para 2014, te ajudando uma opção segura para empreender.

Mineração

Há cinco anos foi descoberto o pré-sal, que promete ser o combustível da economia brasileira nos próximos anos. O conteúdo está começando a ser explorado, trazendo boas oportunidades de negócio para questões que envolvem esta área. Além de ser um excelente investimento na atualidade, também oferece segurança pelo fato de ter “vida longa”.

Dentre as áreas de investimento mais promissoras para este setor são perfuração, retirada de amostras, gás e minerais, observações geológicas para petróleo. Ao abrir um negócio em um destes campos há boas chances de ser bem sucedido e obter lucros altos permanentemente.

Grãos

Uma das bases da economia brasileira sem dúvidas é a agricultura. O trigo, milho e soja são os principais itens de exportação. Embora existam muitos agricultores que trabalhem nesta área, o negócio está sempre em crescimento e necessitando de mão-de-obra qualificada. Ademais, o governo costuma dar bons incentivos e financiar à juros realmente baixos nesta área.

Portanto, uma excelente oportunidade de trabalho é fazer o cultivo de trigo, milho ou soja. Além disso, também se pode optar por trabalhar com o beneficiamento deste itens ou ainda no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem na plantação, cultivo e tratamento. 

Bebidas

O Brasil tem um clima tropical propício para o consumo de bebidas, especialmente no verão e em regiões com temperaturas mais altas.

Para trabalhar neste setor indica-se investir em água mineral, cervejarias, refrigerantes, adegas e destilarias.  Neste caso, é possível trabalhar com fábricas ou mesmo com o comércio destes produtos.

Maquinário para agricultura e construção

O Brasil é um país emergente e tem proporcionando a formação de indivíduos de diferentes classes sociais, o que reflete na escassez de mão-de-obra em determinados ramos como, por exemplo, no campo e na construção.

Uma excelente oportunidade de negócio que tende a crescer cada vez mais é o desenvolvimento de maquinários para a agricultura e construção, além de ser um setor de investimento seguro, visto que estas duas áreas são estáveis.

Imóveis

Com a realização de grandes eventos esportivos no Brasil como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de2016, aespeculação imobiliária vem crescendo a passos largos. A valorização dos imóveis nacionais aumenta cada vez mais e se monstra uma ótima opção de negócio para investidores e imobiliárias.

Reformas e reparos

Aos poucos a consciência dos cidadãos brasileiros vem mudando no que diz respeito a sustentabilidade e faz com que os produtos sejam descartados com menor frequência.

Portanto, um campo de trabalho em crescimento são as reformas e reparos em equipamentos de casa, jardim, móveis, bicicletas, artigos de couro e jóias. Este setor requer um investimento relativamente baixo e traz retorno em pouco tempo.

Sabe de economia e tem outras ideias sobre bons negócios futuros e quer compartilhar? Você pode complementar através dos comentários.

Por Matheus.
Colaborador do portal Novo Negócio (<ahref="http://www.novonegocio.com.br">Link</a>), portal com várias ideias de negócios (<a href="http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/">Link</a>) desde loja de roupas <a href="http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-loja-de-roupas/">Link</a> até negócios inovadores.