De acordo com algumas pesquisas, revelou-se que para os cidadãos que trabalham com transporte de cargas e viagens, o meio de comunicação mais utilizado unanimemente ainda é o sistema de radiocomunicação. Apesar de estarmos na era da internet, a razão do uso de rádios é bem simples, embora as operadoras de telefonia ofereçam ampla cobertura e a internet rural seja uma realidade, estas, ainda possuem falhas como o não funcionamento em épocas de chuva ou não têm disponibilidade para as áreas de destino destes trabalhadores.

Utilizando os serviços oferecidos por estas ferramentas, o bom funcionamento na transmissão de informações e dados é garantido pois podem funcionar em qualquer lugar, tendo ou não sinais de celular ou internet. Os rádios móveis são muito utilizados no segmento de transporte de cargas pois operam numa faixa de rádio de frequência de 27 Mhz, o que possibilita conversas entre diversos grupos, atuando de diversas formas a estes profissionais ao direcionar, alertar sobre condições meteorológicas, atalhos ou até mesmo acidentes no percurso a ser percorrido.

Os rádios comunicadores ainda são a melhor opção para envio e recebimento de informações de forma ágil e segura para o segmento.