O vizinho
(Lakeview Terrace)
Suspense
Diretor: Neil Labute
Elenco: Samuel L. Jackson (Abel Turner), Patrick Wilson (Chris Mattson), Kerry Washington (Lisa Mattson), Ron Glass (Harold Perreau), Justin Chambers (Donnie Eaton)

Em tempos de violência cada vez maior, o sonho de qualquer um seria ter como vizinho um experiente policial.

Contudo, esse sonho pode facilmente se tornar um pesadelo, se esse policial é uma pessoa violenta, racista e extremamente dominadora.

Este é o ponto de partida do novo filme estralado pelo sempre competente Samuel L. Jackson, que interpreta o "vizinho" do título que por não simpatizar com o jovem casal vivido por Patrick Wilson e Kerry Washington começa a aterrorizar os jovem casal.

O filme lembra um pouco uma outra produção mais antiga de 1992, "Obsessão Fatal" ("Unlawful Entry"), com Ray Lliota vivendo um policial que também atormentava outro jovem casal vivido por Kurt Russel e Madeleine Stowe. Mas nesse caso a motivação era puramente sexual, enquanto em "O vizinho", o que parece mover o personagem de Jackson é o mais puro racismo.

A produção aborda questões tão diversas como a própria intolerância racial (Patrick Wilson é branco, enquanto Kerry Washington é negra), o mito da superioridade masculina (o casal poderia simplesmente se mudar, mas o personagem de Wilson prefere resolver ele mesmo a questão), quanto o da violência policial (o personagem de Jackson se acha acima da lei, podendo tomar a justiça em suas próprias mãos).

Um ponto interessante é que o filme se passa na Califórnia no período em que violentos incêndios ameaçavam a polulação urbana. A medida que a violência entre o policial e o casal aumenta, também um incêncio se aproxima do bairro onde os personagens moram, servindo como ingrediente dramático à trama.

Sem dúvida trata-se de boa diversão. Um injustiçado se consideramos as péssimas críticas que foi alvo durante a campanha de lançamento aqui no Brasil.