Servidores de hospedagem de sites são computadores mantidos por uma empresa, geralmente em uma unidade chamada de datacenter ou centro de dados. O propósito de um servidor é armazenar sites até que alguém os acesse e, em seguida responder rapidamente ao navegador do visitante com o conteúdo do site.

Um servidor deve ser capaz de responder a pelo menos várias dezenas, senão centenas de pedidos de cada vez. Um servidor pode receber confortavelmente vários sites, isto depende de uma ampla variedade de fatores, incluindo o hardware do servidor e a popularidade dos sites.

Mesmo que o servidor tenha o hardware mais caro da atualidade ele não será muito útil, sem o software que realmente faz o trabalho duro. Os programas-chave do servidor de hospedagem de site web também são chamados de servidores próprios, ou daemons.

A maioria dos servidores usados para hospedagem web tem, esses tipos de servidores executando o software permanentemente:

Um servidor de FTP - para upload de arquivos Um servidor HTTP ou Web - para fornecer os arquivos do site E-MAIL E servidor ou dois Um servidor de banco de dados - para armazenar informações essenciais para o funcionamento de um site

Mas será que os servidores web, são necessários? Por que não podemos simplesmente executar nosso site a partir de um computador em nossa própria casa? Existem várias razões pelas quais os servidores são necessários.

A maioria dos ISPs (Provedores de Serviços de Internet) especificamente impedem que as pessoas executem qualquer tipo de serviços relacionados com servidor de hospedagem de site em suas redes. Quem ignora isto e tenta executar o servidor no computador local, tem sua conta suspensa ou cancelada.

Mas, mesmo que que os ISPs permitissem a utilização destes serviços, temos que levar em conta a velocidade de upload da conexão. Embora as conexões de banda larga estejão ficando cada vez mais rápidas, velocidades de upload são geralmente cerca de 10-20 vezes mais lentas que a velocidade de download.

Ao executar um servidor no próprio computador, a velocidade de upload seria determinada diretamente pela velocidade de download total compartilhada entre todos os usuários que estiverem acessando o site. Muito provavelmente seria oferecido um ou dois megabits, e mesmo assim se o site conter várias imagens ele poderá ser acessado por poucas pessoas simultâneamente.

Um servidor profissional de um provedor dehospedagem de sites, por outro lado, poderia ter uma conexão tão rápida quanto 10.000 megabits. Uma conexão com esta velocidade custa uma fortuna. Considerando que um provedor pode oferecer espaço no servidor com uma conexão de altíssima velocidade por uma fração do preço.

Além disso, a maioria dos provedores de banda larga não são "confiáveis" o suficiente para hospedar um site. A questão do up-time (tempo do site online) não seria possível oferecer um tempo online "digno" utilizando servidores comuns de banda larga porque estes estarão realizando manutenções continuas ou mesmo fora do ar por motivos de alguma invasão. Em resumo, considerando o preço de um servidor de hospedagem profissional atualmente, os preços de uma bom plano pode custar a partir de R$5,00, portanto é muito mais vantagosa esta escolha do que hospedar um site no próprio computador pela várias razões descritas acima.