Quem de nós membro da comunidade negra, já não foi surpreendidocom a clássica frase; FAÇA UM SERVIÇO DE BRANCO !, NÃO FAÇA UM SERVIÇO DE PRETO,quando íamos executar qualquer tarefa, querendo dizer com isto, que nossos serviços, é um serviço mal feito, um serviço sem qualidade.

Mas de onde surgiu esta frase? Quem determinou que só o serviço feito pelos brancos é um serviço bem feito, um serviço limpo ?

Para podermos entender esta pratica, vamos relembrar um pouco da nossa historia.

Por força dos movimentos abolicionistas que faziam pressão para o fim da escravidão no Brasil,muito antes da assinatura da Lei Áurea, já havia uma grande quantidade de negros libertos. Esta prática foi umas das razões que a partir de 1850,vieram para o Brasil imigrantes europeus para ocuparem o lugar dos negros nas fazendas. Com isto, os negros alforriados eram praticamente expulsosdas fazendas em que trabalharam toda uma vida, deixando-osa margem da própria sorte morando em lugares mais degradantes, praticando a mendicância e até mesmo a prostituição. Muitos morreram pela a ausência de qualquer assistência e outros enlouqueceram.Este fato se agravaria com a assinatura da Lei áurea em 13 de maio de 1888.

Mesmo com a mão de obra européia, faltavam braços para as lavouras e muitos outros serviços, pois os negros já libertos não queriam trabalhar de graça, eram homens livres e em sendo livres era mais justo que fossem remunerados pelos seus serviços. Mas os seus antigos donos se recusavam em pagar-lhes quaisquer quantias, que para eles seria um afrontam pagar uma mão de obra que até pouco tempo eles tinham de graça. E para forçá-los avoltarem a trabalhar, foram-lhes aplicado um duro golpe, com a inclusãono Código Penal de 1889, em seu artigo 399 o delito de "vadiagem" crime de não exercer qualquer profissão, no qual estavam enquadrados todos os ex-escravos. Sendo assim, tiveram que trabalhar por qualquer preço, ou até mesmo de graça para não serem presos.

Mas isto também teve um preço, os melhores serviços eram ocupados pela mão de obra branca, uma mão de obra praticamente européia, daí a denominação de serviço de branco, e para os ex-escravos ficaram os serviços mais degradantes possíveis na ótica dos brancos, sendo denominados de "serviço de preto", que eram nada mais que: as faxinas nas casas dos brancos, nos chiqueiros, nos chaminés, nas fossas, e todos os serviços que requeria de força bruta. Também éramos as babás, as cozinheiras, as amas de leite, as arrumadeiras, as passadeiras, as lavadeiras, as benzedeiras, e as parteiras. E quando crianças fomos os engraxates, os moleques de recados, os que apanhavam quando uma criança branca fazia alguma coisa errada, (a criança negra eraquem levava a culpa). Isto é apenas uma pequena amostra do que os brancos da época denominaram de serviço de preto, que para os negros era apenas mais um serviço que os mesmos executavam com uma perfeição sem igual, e quando algum branco ia arrumar um trabalho e alguém lhes oferecia alguns dos serviços acima eles se ofendiam e se recusavam a fazer o serviço dizendo que queria um serviço de branco, não um serviço de preto.

Com o passar do tempo este termo "serviço de preto" ficou sendo um termo pejorativo, termo que servia para denominar que o serviço estava mau feito. Já,para enfocar um serviço bem feito, diriam as más línguas que foi feitoum serviço de branco, ledo engano.

Hoje continuamos a fazer aqueles serviços de preto que muito nos honra, pois quando o serviço é honesto não há doque se envergonhar.

Foi com estes serviços de preto que nossos avós e nossos pais com muito esforço e suor, puderam as duras penas custear o estudo de seus filhos e netos que se tornaram profissionais como médicos, professores, dentistas, advogados, cientistas, empresários e muito mais. Com isto,estamos nos mais diversos ramos profissionais, só nos falta às mesmas oportunidades de trabalhos para pormos em práticaestes novos "SERVIÇOS DE PRETO".