Pedro Bial, há uma semana atrás, numa de suas colocações sobre o Big Brother Brasil, chamou o programa de “a novela da vida real”. Na teoria uma boa frase de efeito, na prática a tese não se sustenta. Há nas novelas uma carga de realidade muito maior do que nos “reality shows”, programas televisivos baseados na vida real.

Mas vale a comparação entre os gêneros, rotulados como entretenimento na TV. No país das novelas da Globo, o formato da Endemol, que veio de fora, fez a sua própria história. Se formos julgar pela sua intimidade com as telenovelas, curiosamente, há uma contradição. Verdadeiras divas na ficção, as vilãs dos reality são punidas com a eliminação sempre que se dá chance. Se em Avenida Brasil, Carminha (Adriana Esteves) era a graça da história e dava conta de dois núcleos, o cômico e o trágico, no BBB as “vilãs” não duram muito tempo, e quando são despachadas o índice de rejeição é alto.

No reality, caem no gosto popular aqueles que sabem se mostrar como vítimas. Nas novelas, por outro lado, as mocinhas (muitas vezes tolas além da conta) são rejeitadas pela audiência.

Sendo Salve Jorge, novela das 21h (horário de Brasília) um reality, quem eliminaríamos da trama? Devido ao excesso de personagens, não seria uma tarefa difícil “enxugar” o elenco. Muitos não causariam mudanças com as suas ausências. Portanto, uma das candidatas mais fortes seria a dona Diva, personagem de Neusa Borges. Irritante, a fofoqueira do Complexo Alemão teria ainda que disputar a permanência na trama com uma lista enorme de personagens, entre chatos, traficadas, semi-figurantes, turcos perdidos na Turquia e barraqueiras que insistem em se estapear, capítulo a capítulo, por causa de um malandro.

Se a novela seguisse a lógica dos fãs do BBB, mesmo sendo uma personagem não tão agradável ao público, Morena (Nanda Costa) sairia vencedora do reality novelístico. Na grande final do programa, ela estaria certamante com Jéssica (Carolina Dieckmann). Porém, a sofrida personagem de Carolina já entrou na trama com seus dias contados. A “Big Boss”, Glória Perez, eliminou a mocinha no capítulo da última segunda-feira, dia 21.