Apesar de Aristóteles ter dito que o homem nasceu naturalmente pronto para viver em sociedade, muitas vezes não é isso que vemos no nosso dia a dia. Viver em sociedade requer empatia, respeito e organização visando os direitos seus e também os do próximo.

            Não se pode viver em conjunto caso alguma das partes não saiba respeitar o limite de seu direto, de sua igualdade. Vivemos com diversos problemas atuais justamente por muitos não saberem como agir sem prejudicar o outro. No trânsito, no mercado, na escola, no parque, e em qualquer lugar, nós podemos ver os problemas que esta sociedade corrompida traz a todos.

            Uma sociedade limpa, clara e justa é como uma verdadeira cidadania colocada em prática! Ter consciência de que além de você, existem outros milhões de pessoas que têm seus pensamentos, angústias ou vontades, já é uma forma de ser apto para viver neste meio.

            Nós somos e formamos a sociedade. O que vemos é, simplesmente, o reflexo do que fazemos ou deixamos de fazer. Se alguém realmente pode mudar a sociedade, este alguém é cada cidadão!

COMO ME SINTO VIVENDO NA NOSSA SOCIEDADE...

           

            Já vi e participei de muitas situações em que o convívio em sociedade é o grande problema ou a grande vitória. Posso dizer que, assim como diversas outras pessoas, penso que a sociedade hoje em dia é muito diferente da do século passado, não somente relacionando ao desenvolvimento, mas sim, à relação entre todos. Muitos vizinhos não falam uns com os outros; muitas pessoas dormem em bancos preferenciais dos transportes públicos, simplesmente para não dar o lugar para uma grávida ou um idoso; muitos não respeitam as leis de trânsito e prejudicam os que a estas respeitavam.

            A dificuldade de viver em sociedade é, justamente, muitas vezes parecer que você não vive em uma. Por que muitos cidadãos bebem, roubam, matam, são presos, se somos comuns e iguais diante à lei? Estamos corrompidos. Apenas uma parte do povo vive em sociedade. Sinto-me muitas vezes separada do restante das pessoas, estas que adoram assistir Reality Shows, e em sociedade não condizem à realidade. Estamos em tempo de mudar!

UMA SOCIEDADE IDEAL...

            O Estado muitas vezes não nos ajuda a viver em sociedade, mas, podemos ser mais justos e mais humanos diante de tudo o que vemos acontecer. Uma sociedade ideal estaria associada à simples empatia de cada ser, por que não nos colocarmos no lugar do próximo? Por que reclamamos da violência e das injustiças e às vezes as praticamos?

            Se todos seguissem, lutassem e conquistassem juntos, talvez fossemos melhores. Nada vai adiantar reclamar e não agir. Lutar contra o capitalismo sendo que uma sociedade como a nossa jamais seria apta a viver em um comunismo. Seria perfeito ir a um mercado, uma escola, um cinema e ver que todos são comuns, e nunca mais ver o que observamos hoje em dia, este preconceito, esta discriminação, esta desigualdade e principalmente este desrespeito de pessoas que na verdade são iguais!

Vânia S. Faleira 2013

[email protected]