A ponte aérea não vai ser mais a Turquia, o ambiente militar vai desaparecer e o Complexo do Alemão vai mudar de endereço e assumir as locações do Divino, bairro fictício de Avenida Brasil. Carolina Dieckmann, aproveitando que seu nome vai passar a ser associado a uma lei federal, vai assumir o papel de protagonista, no lugar de Nanda Costa. As diversas tramas paralelas vão dar espaço à do tráfico internacional de mulheres. Até mesmo alguns atores consagrados irão deixar Salve Jorge, novela da Globo, em crise de aceitação e consequentemente, de audiência.

Tomou um susto? Calma! Tudo isso não passa de rumores, não aconteceram nem vão acontecer, pelo menos por enquanto. Quem garante é a própria autora da novela, Glória Perez. “Tenho lido cada coisa absurda a esse respeito! A mais curiosa é que a novela agora vai focar no tráfico de pessoas, como se essa não tivesse sido, sempre, a trama central. Ela vem mais forte nos próximos capítulos? Claro, a protagonista chega lá (na Turquia).”, conta Glória. A novelista parece estar mais confiante em seu folhetim. O núcleo do tráfico de mulheres, que já era bem aceito pelo público, vai ganhar mais força com a inclusão de Morena nele.

O que também tem incomodado a escritora é a atribuição da culpa da má fase que a Globo vive no Ibope à Salve Jorge. A novela ainda não alcançou o padrão, o mínimo que a rede de televisão estipula. Também é fato que o pico de audiência da emissora sempre foi durante as novelas das 21h, mas tudo isso não justifica o mau desempenho de um programa refletir em toda uma programação diária.

A emissora registrou em novembro sua pior média mensal na Grande São Paulo, abaixo dos 14 pontos. Embora ainda mais que o dobro da Record e do SBT, para a Globo isso é pouco. No horário nobre, a queda foi de quatro pontos em relação a outubro. Salve Jorge atualmente atinge 30,4 pontos, quase dez a menos que Avenida Brasil. A novela não é o único fracasso da emissora, o Jornal Nacional tem marcado menos de 25 pontos de média. Em outros estados e capitais, até mesmo aqueles que não estão seguindo o horário de Brasília, o folhetim de Glória Perez alcança números satisfatórios, 39 pontos em Salvador e 41,5 em Porto Alegre, por exemplo. Será que a chegada de Morena Na Turquia vai ser a salvação da novela?