Quando procuramos referências sobre pessoas vencedoras, empreendedores de sucesso, sempre encontramos histórias de esforços, dedicação e superação e não vamos questionar esses fatos.

Porém quando nos focamos somente no perfil dessas pessoas começamos a enxergar certos padrões que constituem esse tipo "especial de pessoa".

Na internet,revistas e livros podemos encontrar inúmeras referências de como deve ser o perfil do "novo profissional" , qualidades que são basicas:

. Formação acadêmica sólida

. Liderança natural, carismático, com iniciativa, amigo de todos e que traga resultados

. Fluência em outras línguas, de preferência com vivência no exterior

. Uma vontade infinita de aprender sempre mais

. Sempre antenado com as novas tecnologias, que aparecem como pão quente na padaria

. Agregar valor e conhecimento ao grupo, disciplinado e que trabalhe pelo menos 12 hs. diárias

Quando analisamos essas características e nos comparamos a elas, parecem uma coisa que está além de nós a maioria da massa trabalhadora que tem empregos comuns e grau de instrução básico, porém isso não nos desqualifica em nada.

Esses relatos nos passsam uma idéia de que para sermos vencedores ou mudarmos nossa história profissional precisamos ter essas caracteristícas ou "super poderes". Parece que se você quiser ser um empreendedor então nem se fala, características com força de vontade, esforço, grande sacada, persistência, alto estima elevada, trabalhar dia e noite(e a vida social?), em certos casos arriscar tudo o que você tem, mudar de cidade e tudo isso em uma única pessoa.

Agora vou lhe fazer uma pergunta.

" Quantas pessoas que você conhece que reune todas essas características?"

Bem será que o seu patrão, o dono do mercadinho, o proprietário do posto de gasolina, aquele fornecedor de refeições prontas, o feirante que tem várias barracas na feira, todos eles reunem todas essas qualidades ou, simplesmente são pessoas normais que resolveram montar seu negócio, ser seu próprio patrão e gerar empregos.

Muitos deles nem fizeram planejamento, pesquisa de mercado, apenas buscaram o seu objetivo. Para outros ser vencedor era a única alternativa e muitos deles cresceram no trabalho dos pais e continuar foi natural, não sendo necessário nenhuma faculdade para isso.

Observa-se que dá mesma forma que essas publicações nos mostram exemplos de pessoas que conseguiram e suas supostas qualidades, nós precisamos ter a percepção pelo menos do meu ponto de vista que;

Não tem como uma única pessoa reunir tantas qualidades e habilidades, pelo menos eu não conheço nenhuma.

Mas por outro lado essas publicações influenciam o mercado de trabalho e quando você tenta se encaixar, essas exigências e comparativos aparecem e geralmente acabam frustrando a sua expectativa de um novo emprego.

Por isso falta tanta mão de obra, são entrevistas e dinâmicas de grupo malucas e que acabam barrando profissionais que poderiam muito bem exercer funções a que se propuseram.

Meu recado é;

" Pesquise, analise e aprenda com essas histórias, estude e adquira experiência mas não espere reunir todas essas habilidades. È possível vencer sendo uma pessoa normal."

O mercado das pequenas empresas visto pelo lado quem não é formado, visite:
www.alsnegócios.blogspot.com