Primeiramente gostaria de dizer que o calculo não é minha especialidade, mas o esse conteúdo dará noção que com a nova tecnologia 4K também conhecida com Ultra HD, à pirataria na internet brasileira poderá chegará ao seu fim. Antes, explicarei e compararei a tecnologia atual comumente usada a Full HD com a futurística 4K.

A resolução máxima exibida em Full HD nos monitores ou aparelhos de TV é de até 1920 por 1080 pixels. Uma filmadora que grava vídeos em Full HD necessita de uma boa quantidade de armazenamento, pois para cada segundo de vídeo é necessário 4MB de espaço em disco.

Por exemplo: filmes com durações médias de 1 hora e 20 minutos consome mais ou menos 1.95 GB de espaço em disco. E os filmes em Full HD estão a cada dia sendo mais procurados em sites de downloads pelo fato de que o tempo de espera pelos downloads variar em média 1 hora e 25/40 minutos em uma internet com banda de 5mb/s. E de 35 a 50 minutos para bandas de 10mb/s. Exemplifiquei com essas velocidades de bandas, pois no Brasil atualmente seriam em minha opinião, as mais encontradas nas casas dos brasileiros que possuem condições de terem internet em casa. Posso dizer em resumo que o Full HD é realmente fantástico e acessível para nos baixarmos em qualquer site que disponibiliza esses conteúdos na internet.

Olhando agora para futurística tecnologia 4K, Posso dizer que ela oferece incríveis fatores de qualidade, sendo que a resolução máxima é de até 4096 por 2160 pixels. Aqui no Brasil essa tecnologia já é vendida em muitas lojas, e confesso que a resolução máxima que achei nos aparelhos de TV 4K aqui no Brasil foi de 3840 x 2160 pixels.

Uma filmadora que grava vídeos com essa resolução máxima da 4K, gasta aproximadamente 2 GB para cada segundo de vídeo, chega a ser 500x maior que a Full HD. Só com essa informação inicial, você já pode imaginar que é inviável pelo menos aqui no Brasil atualmente obter qualquer arquivo de vídeo com essa resolução em seu computador.

Para o mesmo exemplo anterior de um filme com 1 hora e 20 minutos de duração só que dessa vez utilizando a qualidade 4k resolução 2160p seria necessário Hd(s) totalizando 9,600 GB de espaço de armazenamento. É muito espaço para apenas um arquivo em um servidor ou em computador comum. Vamos supor que exista um servidor com alguns filmes disponíveis com essa resolução e você vivendo no Japão onde a velocidade de banda da internet comumente encontrada lá seja de 50MB a 100MB, ou seja, essas seriam as bandas acessíveis para o povo japonês que teriam condições de possuir internet em casa.  As taxas de download variando entre 5 a 6MB/s(50MB) e 11 a 12 MB/s(100MB/S) com variações de a cada 8 e 4 minutos respectivamente, é transferido 2GB de um arquivo 4k, ou seja, a cada 8/4 minutos no Japão, você baixa um segundo de vídeo em 4k. Resumindo você gastaria 8/4 minutos para cada segundo de filme, gastando 8/4 horas por um minuto de filme, e finalmente 1040/520 horas para baixar todo o filme, levando 43 dias e 3 horas /21 dias e 15 horas.

 Bom amigo brasileiro faça você as contas seguindo esse raciocínio, e com agravantes de que “nossas empresas” garantem apenas 30% da velocidade da banda contratada. Se as contas estiverem ao menos perto disso, não acredito que a pirataria de conteúdos cinematográficos será mantida na internet brasileira e se existir algum tipo de mídia que guarda um filme com a resolução ultra HD acho que poderiam voltar com as antigas empresas de locações que os jovens nem acreditam que existiam alguns anos atrás.