Escola é espaço de conhecimento. É fábrica de ciência. Dentro da escola estão os saberes e conhecimentos que serão articulados entre os sujeitos que estão inseridos nesse espaço.

Ser escola é bem diferente! Ser escola implica lutas profundas. Ser escola implica em reconcer o mundo enquanto um espaço para aprender. Aprendizagem não surge de um único lugar. A escola é instituição de educação. Mas existe educação em vários lugares. 

Existe a educação formal: se trata da educação formalizada ou institucional. A escola pode ser considerada um espaço de educação formal. Além disso, existe a educação informal: educação que ocorre fora de espaços institucionalizados e metodológicos. Os ensinamentos que recebemos dos nossos pais estão na educação informal. 

Vejam! Devemos valorizar todas as formas de educação, seja ela formal ou informal. Conhecimentos adquiridos em interações com os pais, responsáveis, cuidadores ou pessoas mais experientes podem ser mais relevantes que conhecimenetos adquiridos em interações dentro da escola. Não quero relativizar tudo, mas trazer consciência. Sujeitos mais conscientes pensam caminhos mais primorosos.

No entanto, que além de fazer possamos entender, conviver, envolver, ter, compartilhar, sonhar, lutar, tentar, realizar, buscar, acreditar e, principalmente, ser escola.