Uma das maiores dificuldades encontradas por nós EducadoresFísicos, é a de convencer os alunos que ao final de suas séries deexercícios, sejam eles anaeróbicos (musculação), ou aeróbicos (corrida, bike ), eles necessitam também fazer os alongamentos, para relaxar e ajudar a recuperação da musculatura para uma próxima rotina de treinamento.

Por isso de todos os aspectos envolvidos com atividade física, o alongamento parece ser o mais subestimado e desvalorizado pela maioria dos freqüentadores de academias e esportistas.Poucas pessoas têm tempo ou paciência para manter um programa de alongamento regular.

No entanto, o que temos que lembrar, é queo alongamentopode e deve ser feito a qualquer hora do dia e não somente após o treino. E que de 5 a 10 minutos diários já trazem benefícios para corpo e um bem- estar para a mente.

Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares, pois um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado.

E praticantes de musculação como halterofilistas e fisiculturistas também devem alongar. Pois quanto mais alongado o músculo, maior será a amplitude do seu movimento, mais fibras musculares serão recrutadas e em conseqüência uma maiorhipertrofia será obtida, portanto quem malha forte também deve alongar.

E pra finalizar o controle da respiração é essencial para aumentar a oxigenação e o relaxamento muscular . É a respiração que dá o ritmo ao exercício, por isso ela deve ser lenta e profunda. Portanto se concentre na respiração na hora de alongar e deixe que o músculo relaxe naturalmente, sem dor, e sem forçar ao extremo, que gradativamente sentiras os benefícios e o prazer dos alongamentos em sua rotina diária.