A ilusão do dinheiro fácil via SEO (otimização de sites)

Tenho recebido muitos contatos via e-mail, MSN e Skype de pessoas precisando de serviços de otimização de sites. Entretanto, muitas dessas pessoas têm uma percepção equivocada de qual é o objetivo do serviço. Basicamente elas acham que aparecer em primeiro lugar na primeira página do Google para uma única expressão de busca altamente competitiva será suficiente para realizar todos os seus objetivos de negócios… E separam 500 reais para atingir esse objetivo. Isso quando não acreditam que uma simples dica via MSN será suficiente para aprender o “macete” para ganhar milhões na internet.

SEO (otimização de sites) para a cauda longa na prática. Fonte: Google Analytics

SEO (otimização de sites) para a cauda longa na prática. Fonte: Google Analytics

Esse é um erro, infelizmente, muito comum. Para começar, se eu tivesse uma dica para você ganhar milhões na internet, eu a venderia por no mínimo 1 milhão de reais, não a daria via MSN nem em uma postagem deste blog. Ninguém faz isso e a prudência manda tomar muito cuidado com quem diz que tem a chave do sucesso e se oferece para vendê-la a você por uma ninharia.

Se esse é o seu perfil, seu sonho, seu objetivo, seu lugar não é aqui. Há milhares de sites prometendo métodos para ganhar milhões via “piloto automático”, fique à vontade para escolher um e depois me conte se você conseguiu ficar rico com um deles.

SEO (otimização de sites) é um compromisso a longo prazo

Em segundo lugar, tudo o que você faz via SEO (otimização de sites) é diretamente influenciado pelo que seus concorrentes fizeram antes de você. Se você quer a primeira página do Google para uma expressão de busca altamente competitiva, especialmente se os sites de seus concorrentes já estiverem fortemente otimizados, esteja pronto para esperar vários meses até conseguir chegar à primeira página… Se conseguir. E esteja pronto para investir também muitos milhares de reais para chegar até lá durante todo esse tempo.

Somente 20% das visitas chegam através da palavra-chave principal Fonte: Google Analytics

Somente 20% das visitas chegam através da palavra-chave principal Fonte: Google Analytics

A grande decepção, porém, ocorre quando você finalmente conquista a primeira página do Google para essa palavra-chave que você considerava um “filé mignon”, apenas para descobrir que (1) a audiência do seu site não subiu tanto quanto você esperava e (2) as vendas através do seu site simplesmente não aumentaram ou aumentaram muito pouco face ao dinheiro e ao tempo que você gastou para atingir o objetivo.

Mas eu gastei uma fortuna na otimização de meu site para que ele vendesse mais!

Infelizmente, o máximo que o SEO (otimização de sites) pode fazer é aumentar a visibilidade do seu site. Aparecer na primeira página do Google para uma palavra-chave não é garantia de vendas!
Veja bem: o título e a descrição da sua página que aparece no Google são realmente vendedores ou não passam de uma simples coleção de palavras-chaves? Os textos e imagens de sua página ajudam a vender seu produto? Sua empresa é conhecida e tem credibilidade no mercado ou toda a sua estratégia de marketing se baseia na esperança de aparecer no Google? Seu site funciona bem em todos os navegadores? Sua loja virtual é segura, funciona bem, é fácil de usar e aceita todas as opções de pagamento?

O SEO (otimização de sites) é uma ferramenta de marketing, não o próprio marketing.

O que vai fazer você vender mais ou menos através de seu site é o conjunto de suas ações de marketing. Se você tem uma marca forte e seu site está completamente otimizado para vendas, os bons posicionamentos no Google vão ajudar no crescimento de suas vendas, caso contrário, o resultado pode ser decepcionante.

Por outro lado, se você tem um site otimizado para vender, você precisa de um grande número de visitas qualificadas, não de um único ranking para uma única palavra-chave no Google, seja qual for essa palavra. Portanto…

Resultados obtidos por nosso cliente após otimizar o site para a cauda longa - Fonte: Google Analytics

Resultados obtidos por nosso cliente após otimizar o site para a cauda longa - Fonte: Google Analytics

Você precisa otimizar seu site para grande número de palavras-chaves – a “cauda longa”

As pessoas fazem pesquisas no Google de mil formas diferentes, ao contrário do que sugere a ferramenta de palavras-chaves do Google AdWords. Mergulhando nos logs que registram a audiência de seu site, você verá que as pessoas pesquisam no Google usando frases completas, perguntas, erros de ortografia e declarações aparentemente sem sentido. Ninguém pensa em “otimizar o site” para todas essas variantes e combinações de palavras-chaves que a pessoas usam na vida real, mas elas podem facilmente representar 60 a 80% das visitas ao seu site através dos buscadores.

Essas palavras isoladas que, em conjunto, tem o potencial de trazer a maior parte das visitas a um site compõem a chamada “cauda longa” (long tail), uma imensa oportunidade de marketing que a otimização de seu site para uma palavra-chave isolada deixa de aproveitar.

Otimização para a cauda longa não é trabalho fácil que você pode comprar “baratinho”

O ponto que quero enfatizar é que um site otimizado para vendas tem potencial muito maior de aproveitar toda a cauda longa. Por isso, uma política de SEO (otimização de sites) que busque obsessivamente o ranking apenas para uma palavra-chave significa na prática um imenso desperdício de recursos e esforços.

De fato, um programa inteligente de SEO (otimização de sites) buscará atingir objetivos de palavras-chaves em etapas. Primeiro serão conquistadas palavras da cauda longa, com menor número de competidores mas com bom potencial para gerar vendas imediatamente, enquanto as palavras mais fortes vão sendo conquistadas ao longo do tempo, no próprio desenrolar dos trabalhos.

Evidentemente, esse não é um trabalho rápido e fácil, que você pode comprar “baratinho” ou aprender “pegando uma dica” em papo rápido via MSN ou Skype. O resultado que você pode ver nos gráficos apresentados ao longo deste artigo foram conquistados pelos nossos clientes após meses de trabalho de SEO (otimização de sites) e continuam exigindo esforço contínuo de manutenção de expansão, com resultados que se refletem diretamente sobre as vendas dessas empresas.

(Artigo originalmente publicado em http://gehspace.com/meusitenaprimeirapaginadogoogle/2009/03/19/seo-otimizacao-de-sites-para-vender-mais-e-conquistar-a-cauda-longa/)