Hoje vou falar sobre uma ferramenta de otimização de buscas na internet que pode alavancar seus negócios e sua carreira, simplesmente pela visibilidade que os sites de busca provêem.

Você sabe o que é SEO? SEO é a sigla inglesa para Search Engine Optimization. Esta ferramenta consiste em um conjunto de técnicas que permitem ao site ou blog ser encontrado com mais facilidade por buscadores como, por exemplo, Google e Yahoo!.

As técnicas de SEO satisfazem os softwares desses buscadores responsáveis por definir se um site é mais relevante que outro. Além de potencializar o site ou blog, posicionando-o nos primeiros lugares da primeira página de busca, as técnicas de SEO geram, conseqüentemente, retorno financeiro para o negócio do profissional. Com a melhor visualização do site pelos buscadores, o número de clientes do empreendimento pode aumentar e as visitas ao site passam a ser mais qualificadas, aumentando mais ainda a relevância da página.

Para os profissionais que gerenciam páginas na internet é aconselhável que os blogs sejam construídos em plataformas gratuitas, como blogger.com ou wordpress.com, pois estes estão mais relacionados aos mecanismos de busca. Para que não haja dúvidas quanto aos benefícios das práticas de SEO, seguem abaixo cinco dicas de um comportamento genuinamente empreendedor:

  1. Escreva conteúdo de qualidade que atraia a atenção de profissionais de sua área;
  2. Torne seu nome e profissão conhecidos em seu site e consiga que outros sites criem links para o seu;
  3. Repita palavras-chave para garantir que seu nome seja mais facilmente encontrado na rede;
  4. Associe-se a redes sociais como o Twitter e o LinkedIn e aposte em sua popularidade, a fim de que as pessoas possam ver seu trabalho e outros profissionais de áreas afins possam citá-lo ou gerar links dos sites deles para seu site;
  5. E se você ainda não tem blog, crie um perfil em uma rede social como Facebook ou Twitter para divulgar seu trabalho.

Utilize as técnicas de SEO e trabalhe com base nas redes sociais. O resultado é certo.

Por Marcela Conceição