SENTIMENTOS E A SUA DINÂMICA NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL

 Sentimento, na visão do autogerenciamento vivencial, é uma força intrínseca a cada ser humano, gerenciada por estímulos vivenciais, tais como: do medo, de raiva, de ansiedade.....que irão determinar e direcionar o sentido dessa força, transformando-a em força do medo , da raiva....

É através da lógica vivencial que cada ser irá despertar e direcionar esses impulsos vivenciais, delimitando o tipo (raiva,medo, ansiedade,....), a qualidade e a intensidade dos mesmos.

Por exemplo:A força do sentir sobre a regência da lógica vivencial estruturada no medo é quem dará o sentido a força, transformando-a na força do medo. Esta por sua vez, ao ser vivenciada pela pessoa, poderá seguir dois caminhos: um positivo que preserva a vida e a integridade psíquica e a outra negativa quando bloqueia a capacidade de autorreflexão interferindo na interação vivencial (ex: síndrome do pânico). O medo, não é em si, necessariamente mau e nem anormal, é algo natural, como a ansiedade, a raiva....e, de acordo com a dinâmica vivencial de cada pessoa poderá gerar conflitos vivenciais.

O medo, não surge do nada, como algo estranho que nos domina é algo que faz parte da nossa natureza e que dependendo da lógica vivencial que o ressalta, poderemos sentir muito ou nenhum medo.

Para o autogerenciamento vivencial é importante não esquecer que a força do sentir tem uma função estruturante na vida humana, sendo natural e necessária para a nossa interação com a vida. Essa força genuína nos orienta no sentido do equilíbrio vivencial. Em contrapartida, por ser uma força, poderá ser gerenciada de acordo com a vontade, com o desejo de cada pessoa. O gerenciamento autodestrutivo é que provoca desequilíbrios vivenciais, podendo, em alguns casos, transformar em conflitos vivenciais, gerando sofrimento para o seu gestor e até doença.

Dentre os fatores que influenciam, a força do sentir, encontramos o meio ambiente. Logicamente, todos nós sofremos pressões do ambiente, porém, nem todos interagem com ele com comportamentos impróprios. O que acontece, é que alguns, gerenciam as suas interações vivenciais com lógicas vivenciais inadequadas.

Atenção!!!Nunca se esqueça que influenciar não é a mesma coisa que determinar.

  Enfim!!A atividade mental tem como uma das suas funções; ajustar o homem ao meio. Só que esse ajustamento tem como base o que esse homem pensa a respeito de si, do outro e da sociedade. Fique de olho em você. Descubra em si a sua luz.A vida sempre segue o caminho que traças para você.

 Para refletir. É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que,em dado momento, a tua fala seja atua prática. (Paulo Freire)

 Drº Cláudio de Oliveira Lima – psicólogo

Email:
[email protected]
hotmail:
[email protected]
blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com