SEM RUMO NA VIDA



Todos nós conhecemos o Rio de Janeiro como a Cidade Maravilhosa. Vamos citar apenas algumas de suas belezas: praias magníficas, edifícios suntuosos, a beleza de Copacabana, o luxo do Leblon, o Cristo Redentor eleito uma das sete maravilhas do mundo, etc. Essas são apenas algumas das maravilhas do Rio de Janeiro.
O que acabamos de descrever sobre as belezas da Cidade Maravilhosa é como se fosse a sala de visita de uma casa luxuosa. Tudo muito bem decorado, móveis de cerejeira, um cenário de requinte, beleza e bom gosto. Mas vamos mostrar agora o fundo do quintal. Ali encontraremos um cenário muito diferente do descrito acima, um cenário de dor e de sofrimento, onde pessoas vagam sem rumo na vida.
Amigos, o que temos visto nos últimos dias na cidade do Rio é chocante e lamentável. É algo que nos causa dor e sofrimento. Estamos vendo casas sendo soterradas nas encostas e outras sendo levadas pela fúria da enchente. Tudo se transformando num monte de entulho. Não dá pra ficar indiferente diante de uma tragédia de tamanha proporção. Basta um pouco de sentimento humano para sentir o coração apertado diante do sofrimento de tantos irmãos. Crianças, jovens, adultos e idosos sendo carregados pela enchente como se fosse um objeto qualquer. Pessoas que se tornam indefesas diante da força implacável da natureza. O cenário é arrasador! Pais que perdem filhos, filhos que perdem pais e avós, todos tragados pela imensidão das águas que descem das encostas.
Diante de tudo isso, nós brasileiros estamos sensibilizados e, mesmo distante, sentimos um pouquinho da dor e do sofrimento desses nossos irmãos. Pedimos que os nossos governantes busquem a iluminação divina para encontrar uma solução imediata para o socorro dos flagelados.
Estamos às vésperas do carnaval. Que bom seria se os tambores das escolas de samba não rufassem e o sambódromo e as avenidas por onde desfilam as escolas ficassem vazios.
Os cariocas deveriam ficar em silêncio, e num gesto de solidariedade aos irmãos desabrigados e sem rumo na vida, somente desta vez não fazer o tradicional carnaval.


Jair Garcia Martins
Uraí - Paraná