Embora os seletores de sinal de vídeo já estejam sendo fabricados com HDMI e DVI, o conector VGA/XGA permanece sendo o mais comumente encontrado nesses tipos de equipamento, muitos deles agora compatíveis com conectores DVI.

Os seletores de sinais de vídeo – também conhecidos como comutadores de vídeo, switch, chaveadores ou ainda mesas de corte - são equipamentos eletrônicos usados para selecionar entre várias fontes diferentes de vídeo nos formatos HDMI, VGA, XGA ou WXGA para uma única saída, de forma manual ou automática.

Uma switch de vídeo é comumente encontrada em ambientes de criação de comerciais publicitários, produção e transmissão de televisão, entre outros usos profissionais, mas, cada vez com mais frequência, o equipamento agora está presente também em pequenos circuitos de exibição, empresas diversas, escolas e também em residências (home theaters). No mercado, pode-se encontrar seletores de vídeo XGA manual, mecânico ou ainda composto.

Os seletores de vídeo xga manual – ou chaveador analógico – permitem que o operador selecione a entrada do sinal de vídeo desejado, ao contrário dos modelos automáticos, que selecionam a entrada automaticamente do sinal, dando prioridade ao último sinal identificado ou conectado. O formato XGA permite a exibição em telas de vídeos com resolução máxima de 1024x768 pixeles.

Por exemplo, um projeto de exibição que usa seletores de vídeo xga manual de oito fontes de sinais de vídeo VGA / WXGA permitirá o acesso de até oito computadores a um único monitor, projetor ou qualquer equipamento com entrada VGA, de modo simplificado e de menor custo de investimento, oferecendo ainda a seleção manualmente da fonte de vídeo através dos botões localizados no painel frontal.

Os switches manuais são bastante simples de usar, alternando entre múltiplos dispositivos de fonte de entrada. Para cada dispositivo de entrada para que o usuário escolher existe um botão de fonte correlato, podendo-se simplesmente pressionar um botão específico de entrada do painel frontal para selecionar instantaneamente o vídeo VGA fonte entrada desejada alimentar para exibição na tela.

A identificação de qual computador está em uso é feita através de led indicador também no painel. Dessa forma, ainda que se tenha que interligar vários equipamentos em um só receptor, não será necessário ficar ligando ou desligando infinitos cabos.

Os seletores de vídeo xga manual são bastante úteis em qualquer situação em haja a necessidade de se compartilhar imagens de múltiplas fontes de vídeo em único monitor ou projetor, como acontece em palestras, reuniões e outros eventos com múltiplos apresentadores, salas de aula, centros de monitoramento e vigilância, dentre outros.

Para maiores Informações sobre equipamentos de audio e vídeo, acesse nosso site: www.haifabox.com.br