FNC: FACULDADE NOSSA CIDADE
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - CONSULTORIA RH
PROF° ORIENTADOR LAWTON BENATTI
SELEÇÃO DE PESSOAL
Elaine Silva da Costa
O recrutamento e a seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: a introdução de recursos humanos na organização. É o que chamamos de subsistema de provisão de RH. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, de incremento de entrada, portanto, uma atividade positiva e convidativa, a seleção é uma atividade obstativa, de escolha, de opções e decisão de filtragem da entrada, de classificação e , portanto, restritiva. A tarefa do recrutamento é a atrair com seletividade, mediante várias técnicas de divulgação para candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, enquanto a tarefa da seleção é a de escolher e filtrar, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidade de se ajustar aos cargos vagos. Assim, o objetivo básico do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica: os candidatos a serem processados, e o de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.
A seleção de recursos humanos pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.
Todo critério de seleção fundamenta-se em dados e informações baseados na análise e especificações do cargo a ser preenchido. As exigências de seleção baseiam-se nas próprias exigências das especificações do cargo, cuja finalidade é dar maior objetividade e precisão à seleção do pessoal para aquele cargo. Modernamente, os critérios de seleção estão migrando para o conceito de competência. Neste caso, são as competências necessárias à organização que servem de balizamento para a escolha dos candidatos.
De modo geral, o processo seletivo deve fornecer não somente um diagnóstico, mas principalmente um prognóstico a respeito dessas duas variáveis. Não apenas uma idéia atual, mas uma projeção de como a aprendizagem e a execução do candidato irão se situar no futuro.O ponto de partida de todo processo seletivo fundamenta-se em dados de informações baseados na análise e especificações do cargo a ser preenchido. As exigências de seleção baseiam-se nas próprias exigências das especificações do cargo, uma vez que a finalidade destas é proporcionar maior objetividade e precisão à seleção das pessoas para aquele cargo. Se de um lado temos a análise e as especificações do cargo a ser preenchido, informando os requisitos indispensáveis ao futuro ocupante do cargo, temos, de outro lado, os candidatos, profundamente diferentes entre si, disputando o mesmo emprego. Nesses termos, a seleção passa a ser configurada como um processo basicamente de comparação e de decisão.
Concluimos então que recrutamento e seleção fazem parte de um mesmo processo: a provisão de RH. A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: requisitos exigidos pelo cargo vago versus características oferecidas pelos candidatos. A seleção também é um processo de decisão e escolha.
“Uma entrevista bem planejada para selecionar funcionários pode se transformar em um instrumento muito eficiente.” ( ANTONIO DE LIMA RIBEIRO, pg 01,2005).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 7° ed. São Paulo: Manole, 1999.