A chegada da Seleção Brasileira de futebol promete mudar a rotina da cidade de Teresópolis, região serrana do Rio. Nesta segunda-feira (26), os jogadores se apresentaram na Granja Comary – instalação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para o período de treinos antes do início do Mundial.

Hoje, Teresópolis conta com cerca de 150 mil habitantes, mas com a chegada dos atletas, a região deve receber 100 mil pessoas até o dia 10 de junho.

Segundo Ronaldo Fialho, secretário municipal de Turismo, esse é um momento de virada na história recente da cidade, que até hoje tenta se recuperar dos desastres provocados pelas chuvas de 2011, que deixou mais de 900 mortos na região.

“A Copa é um divisor de águas para nós. Nosso otimismo começou a renascer novamente. Consigo sentir no teresopolitano o resgate do orgulho e da autoestima, em relação à cidade”, disse Fialho.

Para o Secretário, a rede hoteleira já está com 93% dos quartos reservados. No total, são 58 hotéis e pousadas, oferecendo 4.700 vagas. “A vinda de visitantes oxigena a economia, pois é um dinheiro novo que entra, beneficiando diversos setores, como a hotelaria, o comércio e a gastronomia”, explicou.

Ronaldo Fialho também lembrou que o município é a “casa oficial” da Seleção desde 1966, época em que o time se concentrava no Hotel Pinheiros. 

Mas não é só o comércio e os hoteis que se prepararam para receber tantos visitantes. Os motoristas de táxi também estão otimistas com a chegada da Seleção brasileira. Durante os últimos anos, alguns profissionais da categoria freqüentaram cursos de inglês e espanhol, com objetivo de melhorar a comunicação com turistas estrangeiros.

“O mínimo que a gente espera é chegar à final. Já há muitos turistas. Com isso, será uma graninha a mais para a gente. Se falarmos inglês ou espanhol, a gente desenrola um pouquinho”, disse José Augusto Carvalho, que trabalha como taxista na cidade há 20 anos.