Uma das primeiras vítimas da crise do subprime foi o mercado de crédito. Em função da insegurança que se instalou entre os agentes, as operações de empréstimos sofreram grande redução, tanto entre bancos quanto entre bancos e tomadores. De fato, o que a atual crise fez foi potencializar uma das principais características da atividade de oferecer crédito: somente o tomador de recursos tem a informação sobre suas condições de pagar o empréstimo. Em economia chamamos esta situação de seleção adversa, o presente artigo pretende apresentar algumas definições acadêmicas sobre o tema.

O problema da seleção adversa se dá antes da assinatura de um contrato, onde uma das partes detém mais conhecimento que a outra sobre o que está sendo acordado. Segundo Fabrizio Mattesini (1993) o incentivo para a parte mais bem informada tentar tirar vantagem de sua maior quantidade de informações será mínimo se existe a intenção de criar um relacionamento com o comprador para futuras transações, ou se o mercado em questão é regulado por um especialista externo (por exemplo uma agência governamental). Contudo, é freqüente que problemas de informação ocorram, levando à desvios de eficiência.

Conforme Kreps (1994) o problema de seleção adversa ocorre quando uma das partes envolvidas numa transação sabe coisas referentes à transação que são relevantes, mas desconhecidas para a segunda parte. O exemplo dado por Kreps se refere ao mercado de seguro de vida, onde o segurado tem melhor conhecimento sobre sua saúde que a companhia seguradora.

Para Mishkin (1991) seleção adversa é um problema de informação assimétrica que ocorre antes de uma transação ocorrer. Maus tomadores na verdade são os que mais procuram por empréstimos. Estes agentes têm interesse em tomar o maior número de financiamentos, pois sabem de antemão que sua probabilidade de pagamento é baixa. Como a seleção adversa torna mais provável que os empréstimos sejam feitos a maus riscos de crédito, os emprestadores podem decidir não conceder nenhum empréstimo mesmo que haja bons riscos de crédito no mercado.

Segundo Lazear (1998) a seleção adversa no mercado de trabalho acontece quando a firma contrata tipos errados de trabalhadores em função de uma política de recrutamento equivocada, já que não consegue selecionar os candidatos mais qualificados para cada vaga. O problema de seleção adversa está presente porque os candidatos a emprego têm melhores informações sobre suas qualificações do que a empresa que os está selecionando.

Spence (1974) lembra que as contratações no mercado de trabalho se dão basicamente sobre a presença do problema de seleção adversa já que o empregador, na maioria das vezes, não tem certeza sobre as habilidades dos candidatos ao emprego antes de contratá-lo, e geralmente continua sem saber por algum período depois da contratação. Contratar empregados para Spence nada mais é do que investir sob incerteza.

Percebe-se, portanto, que a seleção adversa cria falhas de mercado já que ela reduz o tamanho do mercado ou até o elimina, diminuindo ou impedindo que ocorram transações desejáveis.

Bibliografia:

MATTESINI, Fabrizio. Financial Markets, Asymmetric Information na Macroeconomic Equilibrium. Vermont: Dartmouth Publishing Company, 1993.

KREPS, David. A course of microeconomics theory. New York: Harvester Wheatsheaf, 1994.

MISHKIN, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

LAZEAR, Edward P..Personnel Economics for Managers. John Wiley and Sons, Inc..1998.

SPENCE, Michal. Market Signalling: Informational Transfer in Hiring and Related Screening Processes. London, England: Harvard University Press. 1974.

Por Alexsandro Rebello Bonatto em 05 de dezembro de 2008.

[email protected]

www.venturacorporate.com.br