SEJA VOS FEITO SEGUNDO A VOSSA FÉ

Versíc. Básico: Mat.9:29b “Seja-vos feito segundo a vossa fé.” 

Acompanharemos lendo das Sagradas Escrituras uma série de versículos que nos mostram que o nosso Deus é quem tem o ministério de cuidar, tratar, remover e sarar as enfermidades de qualquer natureza; quer seja física, mental ou espiritual. 

Sal. 41:3 “O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença.”

Sal. 103:3 “É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades.”

Sal. 147:3 “sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas;”

 Prov.17:22  “O coração alegre serve de bom     remédio; mas o espírito abatido seca os ossos.”

Prov. 18:14  “O espírito do homem o sustentará na sua enfermidade; mas ao espírito abatido quem o levantará? ”

Isa. 53:4,5 ....  “4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

 I Pe. 2:24 - “levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. ”

Jer. 30:17A  “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; ”

Jer. 33:6 “Eis que lhe trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de segurança.” 

Mat. 8:16, 17 .......... 16 - Caída a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos os enfermos;

17 - para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

2Crôn. 16:12  “No ano trinta e nove do seu reinado Asa caiu doente dos pés; e era mui grave a sua enfermidade; e nem mesmo na enfermidade buscou ao Senhor, mas aos médicos.” Nem diante da morbidade, da gravidade e sentença de morte da sua doença o rei Asa orou ou procurou a Deus. O rei confiou exclusivamente nos médicos.

Jó 13:4 “Vós, porém, sois forjadores de mentiras, e vós todos, médicos que não valem nada.”

Mc. 5:25 a 29 ... 25 “Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,

26- e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,

 

27- tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;

  28 - porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as                      vestes, ficaria curada.

29- “E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.”  Mat.9:29b “Seja-vos feito segundo a vossa fé.” Foi feito conforme o tamanho da fé daquela mulher. Vemos que sua fé era grande. No vers.27 diz que ela ouviu falar do Senhor Jesus. E para ela isso foi suficiente para que tivesse fé para ser curada.

OUTRO EXEMPLO DE CURA DO SENHOR JESUS – (João 5:1 a 9)   1- Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém.

2- Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3- Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.]

4- [Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.]

5- Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo.

6- Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?

7- Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

 

8- Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

9- Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.

Leitura: Marcos 4:35 – 41.... 35- Naquele dia, quando já era tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.

36- E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos.

37- E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia.

38- Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos?

39- E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança.

40- Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé?

41- Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?                                                   O que fazemos quando estamos presos a uma situação preocupante sem termos para onde correr? Talvez, como os discípulos que enfrentavam uma tempestade que ameaçava as suas vidas, corremos para o Senhor Jesus (Marcos 4:35 - 41). Às vezes, porém, podemos tentar nos livrar do problema procurando vingança, caluniando quem nos causou o problema, ou apenas encolhendo-nos medrosamente num canto enquanto afundamos em desespero e medo.

Precisamos aprender com os discípulos que correram com confiança para o Senhor Jesus como sua única esperança. Ele pode não nos livrar imediatamente, mas lembrar-se de que Ele está em nosso barco faz a diferença! Felizmente, Ele sempre está conosco nas tempestades da vida, dizendo coisas como “ Cala-te, aquieta-te  … em outra versão Acalma-te, emudece…” (v.39). Então, procure-o em sua tempestade, deixe o Senhor Jesus preenchê-lo com a paz que vem do reconhecimento de que Ele está perto.

Relembro ao leitor que o tema da nossa meditação é o ministério de curas do Senhor Jesus. Quando as tempestades da vida, os problemas e a doença o ameaçarem, permita que o Senhor Jesus seja a sua primeira opção.

Certamente, não há nada neste universo que seja mais digno de nosso entusiasmo do que quem Cristo é o que Ele fez por nós. O Senhor Jesus disse: “…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Isso é o oposto do tédio! Da depressão, e da doença. Se estamos aceitando as coisas negativas, sempre preocupados, queixando, reclamando, murmurando e correndo em primeiro lugar para o médico, quando nossa saúde fica debilitada; estamos negando e contradizendo a vida em abundância que o nosso Deus nos oferece e garante. Há pessoas que sofrem de doença ou sentem alguma dor que não tem explicação. Fazem exames médicos, tomam remédios e nunca conseguem entender o que está acontecendo. Isso só será resolvido com oração, leitura bíblica, confissão de pecado, perdão e fé verdadeira no médico dos médicos. O que está faltando em sua vida?  Também independentemente de qualquer coisa, temos um dom concedido pelo Salvador o qual é digno de ser celebrado. Nossa salvação é algo pelo qual podemos nos empolgar!

Se você conhece realmente o Senhor Jesus Cristo, terá sempre um motivo para celebrar, alegrar e regozijar.

 João 13:15 diz: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”                                                                       Se você fosse ministrar em uma conferência de cristãos, provavelmente ouviria: “Não pregue apenas; mostre e demonstre.” Em outras palavras, “mostre” aos seus ouvintes o seu testemunho de vida. Não apenas leia a Bíblia e faça uma pregação. Não fale aos ouvintes o que você é capaz de fazer; demonstre no seu dia a dia. Uma das razões por nossa tendência ser de falar ou pregar ao invés de mostrar é por ser mais rápido e fácil. Mostrar como se faz algo exige tempo e esforço. Ao ensinar, falar ou pregar é mais fácil dizer a quem ouve o que está errado do que mostrar-lhes como fazer da maneira correta. No entanto, é mais eficaz demonstrar com o nosso testemunho. Digo isso, pois, por milhares de anos, o povo judeu teve apenas a lei dizendo-lhes o que fazer e não fazer. Mas o Senhor Jesus Cristo veio e lhes mostrou como viver a vida sobre a qual Deus lhes falara o tempo todo. O Senhor Jesus não disse simplesmente: “Sejam humildes”; Ele “…a si mesmo se humilhou…” (Filipenses 2:8). Ele não disse simplesmente: “Perdoe os outros”; Ele nos perdoou (Colossenses 3:13). Ele não disse apenas: “Ame a Deus e o seu próximo”; Ele demonstrou amor por Suas ações (João 15:12). O exemplo perfeito do amor de Cristo demonstra o imenso amor de Deus para conosco e como devemos demonstrar Seu amor aos outros. O amor é a vontade de Deus em ação.  Continuando nossa meditação com o enfoque dos ministérios praticados pelo Senhor Jesus com ênfase nas curas que Ele efetuava; vejamos o que as Sagradas Escrituras nos falam em 2 Reis 20:1 a 7 

1- Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás.

2- Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo:

3- Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo.

4- E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:

5- Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.

6- Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi.

 7- Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de          

  figos. E a tomaram, e a puseram sobre a                                                                                             úlcera; e ele sarou.

Relembrando do nosso vers. chave  Mat.9:29b “Seja-vos feito segundo a vossa fé.” A cura foi feita conforme,segundo, ou seja, de acordo com a fé de Ezequias. Quero ressaltar começando no vers.2, que o rei Ezequias, quando soube que sua enfermidade era mortal procurou em primeiro lugar orar ao Senhor Deus. Ele deu prioridade à oração e depositou sua total confiança no Senhor Deus que podia e pode efetuar a cura. Ezequias não saiu correndo para o hospital ou para o médico como primeira opção.   

Bem diferente do rei Asa que nós vimos em 2Crôn. 16:12 que confiou apenas nos médicos. Quando buscamos ao Senhor em primeiro lugar, como primeira opção se houver necessidade Ele nos orienta o hospital e o médico certo. O remédio e a dosagem correta.  Vers.7 - A ação divina nas curas não exclui o uso de medicamentos. O vers.7 diz que foi usada a pasta de figos.

Se nós vivemos afirmando e repetindo que somos imitadores do Senhor Jesus Cristo devemos nos portar e comportar como ELE. Lembrando que o Senhor Jesus nos disse que tudo seria feito segundo, conforme, igual, de acordo e do tamanho da nossa fé. Que assim seja. Amém. 

 

 

MARCO BAHIA DUARTE - [email protected]                                                                                            

  ( 34 ) 88057949 – 91448001

  11 DE JUNHO DE 2013