Se você quer iniciar seus negócios na net observe os seguintes passos:

1-Escolha uma área de interesse

Imagine o que você faria se não precisasse mais trabalhar, a que hobbies você iria se dedicar, qual atividade é a que desperta mais o seu interesse.

2-Aprofunde seus conhecimentos

Escolhida a área de interesse, não se preocupe se seus conhecimentos sobre ela são grandes ou pequenos, tratando-se do que realmente você gosta, aprenda tudo sobre ela, será prazeroso. A net será uma grande aliada neste processo de pesquisa.

3-Tenha um plano

Quando você tiver grande conhecimento da área em que irá atuar, faça um planejamento para definir de que forma poderá transformar seus conhecimentos em negócios, definir seu público alvo e escolher as melhores formas de conquistá-lo.

Vários modelos de planos de marketing estão disponibilizados na rede, escolha o que melhor se encaixa as suas necessidades e aplique ao seu negócio.  

4-Conheça as Ferramentas

Como seu empreendimento ocorrerá na web, aprenda sobre todas as ferramentas disponíveis que darão suporte ao seu projeto e facilitarão o seu trabalho.

É um universo de informações que você irá somar aos seus conhecimentos, com a vantagem de estarem, praticamente todas elas, disponíveis na rede.

5-Estude Marketing Digital

O Marketing Digital é um conjunto de conceitos e ferramentas que darão a você vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

As estratégias de divulgação e a otimização de seu site farão toda a diferença para que você seja encontrado pelos seus clientes.

Você também encontrará na rede diversos artigos, matérias, vídeos e treinamentos sobre esta disciplina, é um estudo apaixonante e fundamental para o seu sucesso.

6-Estabeleça um Processo de Melhoria Contínua

Um negócio, tanto no mundo físico como no virtual, depende de um sistema de melhoria contínua para ter sucesso. No mundo virtual este processo se dá com maior velocidade, exigindo de você dedicação permanente em um ciclo de tentativas e erros.

Isto é muito gratificante, porque durante este processo seus conhecimentos se multiplicarão e você poderá ampliar estes conhecimentos e até se tornar um especialista na matéria.

Três são as áreas em que você estará acumulando conhecimento neste momento:

Conhecimentos sobre a área de seu interesse.

Conhecimentos sobre programas, utilitários e ferramentas de informática.

Conhecimentos sobre Marketing Digital.

Estes conhecimentos serão úteis em todos os negócios que você vier a desenvolver na net.

7-Analise os Riscos

Todo início requer cuidados, não se deixe levar por ofertas fantásticas, ganhos fabulosos, ganhar sem trabalhar, ficar rico já, e outras armadilhas que farão você se decepcionar e gastar seu tempo e seu dinheiro. Muitos dos empreendedores que iniciaram seus negócios na net acabaram desistindo após algumas desilusões com este tipo de artimanha. Cuidado com o camelódromo digital.

Por outro lado existem excelentes oportunidades na net, algumas gratuitas e outras tantas pagas. Porem esteja preparado antes de investir em qualquer negócio. Use sempre o seu bom senso e lembre-se que construir uma boa reputação na net é um processo lento, mas é o melhor caminho para o seu sucesso.

8-Teste seus Conhecimentos

Quando você achar que já tem conhecimentos suficientes para voar e já fez o seu plano de vôo, inicie sua viagem. É neste momento que você poderá desenvolver seu site, pois já acumulou informações suficientes para escolher o melhor domínio, as melhores palavras chave, uma boa hospedagem, o design e um bom e original conteúdo para ele.

9-Ocupe o seu espaço

Aplicando o que já aprendeu você irá atrair tráfego qualificado para o seu site e se seu conteúdo for bom é o início de uma longa relação com seus visitantes que irão voltar permanentemente em busca de mais informações. Assim como você poderá manter contato com eles para mantê-los informados sobre as novidades de seu negócio.

10-Diversifique

Independente do sucesso de seu negócio faça sempre uma análise do cenário em conformidade com seu planejamento e estabeleça planos de contingência e linhas de ação para situações críticas. Imagine por exemplo se você trabalha com um produto que evita a queda de cabelo, suas vendas estão ótimas, mas o Ministério da Saúde proíbe a venda deste produto, o seu negócio vai deixar de existir e quem vai perder os cabelos é você.

Esteja sempre preparado para qualquer situação que possa afetar o seu negócio, e de preferência, diversifique. Não concentre todos os ovos em um mesmo cesto.

Construa o seu sucesso neste mercado de crescimento exponencial que oferece condições de realização para todos os que se dedicam de forma profissional.

Sucesso!

Rose Mary Peschiera
www.rendanet.com.br