Leitores. Veja o mar com toda a imensidão que ele tem, ele só consegue ter essa grandeza porque se coloca alguns centímetros abaixo de todos os rios. Como ele soube receber, tornou-se grande, se ele quisesse ter alguns centímetros acima de todos os rios, não seria o mar, mas sim uma ilha isolada.

Mas porque estou dando esse exemplo do mar?

James C. Hunter em seu livro "Como se tornar um líder Servidor" ensina que um líder deve servir os outros que o líder deve ser uma pessoa que se coloca a disposição para ajudar compreender e satisfazer as necessidades legitima de outras pessoas mesmo quando não temos afinidades por pessoas que não gostamos.

Sendo assim devemos ser mais interessados pelas pessoas, pelo que elas estão sentindo ou precisam naquele momento tentar ajudar, compreender e ouvir mais mesmo que a pessoa que esta recebendo a ajuda não reconheça naquele momento. Quando falo que precisamos ser mais interessada pelas pessoas não estou falando daquele interesse "interesseiro" apenas porque a pessoa é rica, bem relacionada ou tem um cargo bom na empresa , estou falando de um sentimento de solidariedade e ajuda.

Existem pessoas que querem ser mais interessante que interessadas, pessoas que querem ser reconhecidas, mas falta conteúdo para isso e optam por se tornarem simplesmente interessantes vivem como se estivesse num palco se teatro representando de acordo com as situações e começam a ser o piadista da hora, não conseguem sustentar um assunto mais serio e quando isso acontece procuram sempre ter uma atitude de superioridade frente aos outros para encerrar o assunto.
Como podemos nos tornar essa pessoa interessada?

1. Em família procure prestar atenção aos seus filhos, pais e companheira (o) eles precisam de você, de seu apoio e convívio, tente entender e ser entendido não deixe que os "interessantes de plantão" desperte o interesse dos que convivem com você;

2. Se você exerce alguma posição de liderança procure saber como seus liderados estão desempenhando suas tarefas, se tem alguma dificuldade ou se estão com baixa produtividade porque estão com algum problema pessoal, procure ajuda-los se problemas nas tarefas procure ensinar ou ofereça a ele fazer um curso, se pessoal ouça com vontade de ouvir;

3. Se você não é chefe procure sempre se interessar pelos objetivos de sua área ou empresa, procure se interessar pelos clientes externos ou internos, fornecedores ou colegas, procure aprender tudo que puder sobre a sua função;

4. Se você é profissional liberal se interesse pelos clientes, procure dar o melhor de si, mantenha-se atualizado porque quando alguém procura um médico, contador ou eletricista as pessoas não querem alguém interessante, mas sim interessado em resolver seus problemas.

Por isso seja com o oceano que soube receber e tornou-se grande, porque quanto mais nos interessamos realmente pelas pessoas mais interessantes nos tornamos para elas. Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, www.pedropaulomorales.wordpress.com).