RESENHA: (PRINCÍPIOS DA ADM. CIENTIFICA FREDERICK W. TAYLOR) 

Seja eficiente e faça a diferença

            Taylor nasceu em Germantown, subúrbio da Filadélfia, nos Estados Unidos, em março de 1856, sua família era de classe média. Taylor era tão dedicado aos estudos que não conseguiu realizar sua ambição de tornar-se advogado, por ter prejudicado suas vistas nos estudos, por esse motivo se viu obrigado a parar de estudar e aos dezoito anos iniciou como aprendiz numa oficina mecânica. Trabalhou em maquinas-ferramentas e na fabricação de modelos. A aprendizagem de Taylor havia terminado justamente ao final de um longo período depressivo, que se surgiu ao pânico de 1873, e os negócios estavam muito difíceis naquela época. Sendo obrigado começar como operário, e não como mecânico, quando em 1978 aos vinte e dois anos, conseguiu emprego nas oficinas de construção de maquinas MidvaleSteel Company. Lá teve oportunidade de desenvolver estudos que deram base para formular a sua teoria, na qual analisa a empresa a partir dos níveis operacionais, em direção, diminuindo a sua produtividade. Mas a sorte estava do seu lado, pouco depois o contador foi despedido por motivos de furto e seu preparo acadêmico foi o fator determinante para ocupar tal posição por tempo provisório e mais tarde em caráter definitivo ate se voltar para o setor de engenharia, como cargo de engenheiro-chefe. Passando trabalho com os operários para a direção da empresa, Taylor trouxe consigo um conhecimento completo da maneira de trabalhar dos operários, ou melhor, de não trabalhar seja numa forma organizada, sistemática e proposital, seja simplesmente porque havia pouco ou nenhum interesse de fazer mais do que os menos capazes.

            Para Taylor a solução indicada foi uma análise do tempo de que necessitava o operário para realizar cada parte de seu trabalho e quanto precisava para completar, pagando então um nível bastante alto os que chegassem a realizar o ideal, e a um nível sensivelmente inferior os que trabalhassem com a eficiência desejada.

            A introdução do sistema de Taylor não se realizou sem certas dificuldades. Uma greve, por exemplo, numa fabrica de munições produziu o inquérito do governo, com um grande numero de testemunhas contraditórias. Os operários nem sempre aceitaram o que parecia uma escravidão mais cientifica e eram exatamente os operários mais capacitados que receavam de seu trabalho. Mesmo longe dos sindicatos houve que dissesse que Taylor estava introduzindo uma especialização exagerada.

            Alertava sobre a ideia de desperdício, ele dizia – “O desperdício do esforço humano que se processa em atos descoordenados, mal dirigidos, ineficientes, embora menos visível e tangível seja maior do que o desperdício em coisas materiais.”.

            Em 1911, Taylor publicou o livro Princípios da Administração Cientifica, sua obra representou uma evolução nas ideias sobre a produção, riqueza e relações harmônicas entre empregados e empregadores.

Taylor afirmava que os sucessos de seus princípios exigia uma completa revolução mental por parte da administração e dos trabalhadores, por varias vezes ele aparenta querer transformar o operário em parte integrante da maquina, passando a representar uma desumanização do trabalho, na administração não era permitido ao empregado utilizar qualquer método que não fosse analisado e aprovado cientificamente, buscava-se a eliminação de desperdício, só que nessa procura pelo máximo rendimento, por vezes promovia-se a desvalorização e uma visão pessimista e radical em relação ao operário.

            A administração cientifica para Taylor consistia em assegurar a máxima prosperidade para o empregado junto à máxima prosperidade para o empregador, ou seja, lucros a longo e curto prazo e para o empregado remunerado gradualmente maior e pleno desenvolvimento. Por tanto dos males sofridos pelas indústrias e que foram identificados por Taylor em seus estudos, continuam presentes nas organizações nos dias de hoje e continuaram sendo um dos principais desafios para os administradores, o qual podem se beneficiar de sua persistência em manter um relacionamento cooperativo entre os funcionários e a direção, pois e da qualidade desse relacionamento que depende a produtividade da organização.

            Sob o sistema antigo da administração o bom êxito depende quase inteiramente de obter a iniciativa do operário e raramente essa iniciativa é alcançada.

            Lendo a obra de Taylor percebe-se que a administração esta em evolução constante e que perfeição não existe dentro do trabalho. Os administradores não devem aprender com erros, mas sim buscar novas técnicas para solucionar as dificuldades e assim ser mais eficiente em suas ações.

            Acredita-se a proposta de Taylor é importante para evitar perdas desnecessárias a empresa como um todo. Deve-se evitar desperdício e procurar ser produtivo ao máximo.

TAYLOR, F.W. Princípios a Administração Cientifica. 8. Ed. São Paulo. Atlas, 1990.