SEIS VERBOS PARA
O SENHOR

 

Em Deuteronômio 13.4 encontramos um texto até certo ponto curioso. É uma sêxtupla recomendação de Moisés para o povo de Israel. Vamos decompor este versículo para melhor compreensão.

 

1.      Após o Senhor vosso Deus andareis.

A primeira palavra que encontramos aqui é a palavra “após”. O escritor sagrado está mandando andar com o Senhor, mas andar após o Senhor. Depois dele e não antes. Depois dele e não passando à frente. Nossa tendência é avançar sem autoridade, sem direção, sem ordem. Poucos sabem como é grande o privilégio de andar com o Senhor. Poucos sabem quão grande é o gozo, a paz, a felicidade de andar após o Senhor.   Aí eu pergunto: existe outra maneira de andar? Existe – andar segundo o conselho dos ímpios. Jeremias alertou o povo para não andar após outros deuses (7.9). No Brasil existem muitos que andam após outros deuses, dentro do ecletismo católico/umbandense.

 

2.      E a ele temereis.

O único ser humano que fica triste quando peca é o crente. O ímpio, por exemplo, acha que teve uma grande vitória quando conseguiu conquistar uma mulher estranha, principalmente se ela tem um compromisso com outro homem. Na vida do crente quando acontece o terrível acidente do pecado é o suficiente para ele desejar até morrer. Jesus advertiu severamente o povo do seu tempo, quando disse: “Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno, sim, vos digo, a esse temei”. Lc 12.5. como muitos mestres já repetiram, temer a Deus não é ter medo de Deus, é ter medo de desagradá-lo, de ferir sua santidade, de ser ingrato para com ele. 

 

3.      E os seus mandamentos guardareis

Opa, aqui a coisa fica séria demais. Nós sabemos que a Bíblia não tem somente dez mandamentos para cumprirmos, mas tem mais de 1.000. Alguns deles parecem impossíveis de serem obedecidos. Mas, não temos desculpas. Temos que tomar a peito esta tarefa. São desafios grandiosos, elevados, magníficos, sublimes, mas são desafios que Deus nos deu. Não adianta fugir. Não podemos tomar atalhos. Não podemos driblar o que está escrito. 

 

4.      E a sua voz ouvireis

Deus fala de muitas maneiras para nós. Existe, porém, um problema. Este é, talvez, o verbo mais difícil de seguirmos, porque quantas vezes Deus fala e nós não ouvimos ou não entendemos! Veja que coisas bonitas Moisés falou sobre esta questão de escutar a voz de Deus: “E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito, porque eu sou o Senhor que te sara”. Ex 15.26. Antes de falar os mandamentos de Deus para o povo, Moisés disse: “Ouve, ó Israel”.  Dt 5.1. 

 

5.      E a ele servireis

A essência do ministério é serviço. Hoje há muitos ideais diferentes. Jesus mesmo disse “o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Muitos, porém, estão vindo não para servir, mas para serem servidos. Querem o fruto do trabalho dos seus seguidores para seu próprio usufruto. Agora mesmo uma grande igreja, uma das que mais crescem no Brasil, foi além da palavra escrita e passou a ordem que seus membros não vão mais dar 10% de dízimo e sim 20%.

 

6.      E a ele vos achegareis.

Interessante como o escritor sagrado usou uma expressão que tem a ver com a maneira como a criancinha se aconchega aos pais. Mas é assim mesmo que Deus quer que seja nossa atitude – nos agasalharmos em seus braços potentes, carinhosos e seguros. É esta intimidade que faz a diferença entre o filho e o estranho, entre o filho e o servo. O servo não sabe o que faz o seu Senhor. O filho se aproxima confiante e pede. O filho tem coragem de olhar para o seu pai nos olhos e estender a mão. Achegar-se a Deus, acalentar-se nos braços do pai, ser acolhido com carinho... Isto é o verdadeiro sentido da uiostesia (filiação em grego). “Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos, porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos”. Hb 12.7,8.

 

Okay, irmão(ã), gostou da nossa pequena aula de gramática celestial? Amém!