SEIS COISAS necessárias ao sucesso ministerial Jos.1: 6-9

1.esforço a função de liderar o povo de Deus é desafio nobre e desgastante,foi a primeira orientação que o Senhor deu a Josué ao assumir o comando do povo hebreu após a morte de Moisés.Quem lidera ,deve ser exemplo de trabalho,persistência e acima de tudo,visão clara e definida das responsabilidades que a função ministerial exige e impõe. (Jos.1.6)

2. ANIMO. O ânimo é a mola propulsora para todas e quaisquer atividades humanas. Sem ânimo não há criatividade, prosperidade, e nem vida. O ânimo ao qual Deus se refere não é simplesmente o animo da perspectiva de sucesso, de vitória ou de liderança, é algo mais.Refere-se ao ânimo espiritual,aquele que somente os santos o adquirem através da intimidade com o Pai,orando,louvando,jejuando e obedecendo a sua Palavra e trabalhando para Ele. (Jos.1.6) Nos animamos quando nos lembramos do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário e de suas promessas de vida eterna.Somente com a visão da vida futura temos condição para enfrentar as dificuldades desta vida e seguir em frente.

3.NÃO DESVIAR-SE.A função ministerial é sempre difícil.É necessário renuncia pessoal,aprendizado contínuo ,vida consagrada,exercitar a humildade,a auto-disciplina,a prática do perdão,ouvir grandes e pequenos,suportar bestas-feras,julgar independente das aparências, não silenciar diante das heresias e nem adaptar-se às corrupções do mundo. (Jos.1.7) Seguir em frente,sem se contaminar com as nefastas influencias que nos convidam diariamente a sermos ricos e famosos...

4.NÃO ABANDONES A BIBLIA SAGRADA. Livros e mais livros tem sido escritos, comentários bíblicos dos mais variados, bíblias de estudos em profusão.Às vezes temos a impressão que tem alguém querendo fazer o papel do Espírito Santo.Quando procuram dar interpretações para tudo nos rodapés de tais Bíblias de Estudo.A Bíblia,somente a Bíblia,quando lida com devoção e profundo desejo de aprender dispensa a interferência de qualquer mestre da exegética.Não era assim antigamente? Quando a Igreja orava mais, santificava mais? E a obra de Deus se expandia de maneira gloriosa? Leia tudo quanto for útil. Porém, aprenda comer o peixe e não se engasgar com os espinhos. Hoje todos querem ser mestres...E o que está faltando realmente em muitas Igrejas são os mestres forjados aos pés de Cristo. (Jos.1.8)

5.NÃO PASMES. A responsabilidade realmente é muito grande. Capacidade não temos, porém Ele capacita.Os desafios são inúmeros,porém,têm que ser vencidos.É Deus quem nos dá as estratégias para isto.Ficar parado esperando as coisas acontecerem é sinal de incapacidade e fracasso.Deus opera quando agimos .O mar vermelho só foi aberto milagrosamente depois que Moisés tocou nas águas com seu bastão.As muralhas de Jericó eram largas,altas e fortíssimas,más ao obedecer o que Deus ordenara,Josué e seu povo as destruiu de maneira terrível. (Jos.1.9)

6.NÃO TE ESPANTES. Não são poucas as vezes que os obreiros do Senhor podem ficar espantados .Dificuldades financeiras ,poucos recursos da igreja; falta de conversões,contendas no meio do povo,rebeliões,violência,doenças,enfim,uma série de coisas que podem ocorrer na jornada ministerial, que se não tomarmos os devidos cuidados poderemos duvidar de nossa própria chamada e dos planos de Deus.Devemos entender que Satanás é o grande causador de espanto na terra,más por outro lado, sabemos também que o nosso Deus é o Senhor dos Senhores,Nosso médico,Advogado,Comandante,e conservador da Igreja. (Jos.1.9)

Autoria:
PR.Valdemir Campos Rocha
Abril de 2010