RESUMO

    Quando entramos para praticar atividades físicas estamos sujeitos a diversos fatores preponderantes para que ocorram acidentes. Portanto, este artigo abordou atos prevencionistas nas aulas de educação física durante a prática de treinamento desportivo. O Artigo tem como objetivo Através de fatores de observação e aplicação de técnicas que devem ser utilizadas antes, durante e após as realizações das atividades.  O presente artigo teve como base revisões de bibliografias, artigos e de ações prevencionistas que podem ser ministradas nas aulas de treinamentos desportivos. 

INTRODUÇÃO

         O objetivo deste projeto é ressalvar ações prevencionistas por parte dos alunos, docentes e gestores dentro da instituição escolar, podendo minimizar os riscos de acidentes nas escolas durante a realização de treinamentos desportivos durante as aulas de educação física. O projeto desenvolverá nos alunos, professores e gestores uma nova visão, enfim, uma visão mais segura que se seguida corretamente durante as atividades nas aulas de educação física nas escolas diminuirá significantemente os números de acidentes.

     O docente ao ministrar o treinamento desportivo é o responsável pelos alunos durante a execução da prática, portanto, este artigo abordará temas importantes de como fazer a prevenção para que não ocorra os acidentes. O conhecimento que teremos em relação aos atos prevencionistas que o artigo aborda é muito importante para o professor que ministra atividades desportivas.. Segundo Liberal (2005), a questão dos acidentes é um problema   grave de saúde pública e que várias instituições particulares e públicas vêm tomando iniciativas para garantir os direitos  de segurança durante a prática das crianças e dos adolescentes.

      Um acidente que ocorre na escola pode gerar vários transtornos para a instituição. Além da responsabilidade legal, o professor ao atender um acidentado, abandona os outros alunos, situação que propicia a ocorrência de outro acidente na sua ausência. Outro problema que surge nessa situação é o período que os outros alunos permanecerão sem aula até a sua volta. (GONÇALVES, 1997).

DESENVOLVIMENTO

                Segundo Tavares (2004) o ato de prevenção consiste em sistematizar os fatos de maneira ordeira e antecipando possíveis fatos decorrentes de ações realizadas. A prevenção nas aulas de treinamentos desportivos torna-se necessária diante as peculiaridades existentes durante as realizações das atividades. Esses atos de prevenções são baseados em técnicas que consistem em minimizar ou neutralizar possíveis riscos existentes de acidentes com os alunos, professores e gestores durante atividades físicas escolar. Diversas técnicas são utilizadas para esses controles e nas aulas de educação físicas julga-se necessário essas ações para diminuir os números de acidentes.

  Análise Preliminar de Risco

             A Análise Preliminar de Risco para Tavares (2004) consiste em analisar tecnicamente eventuais perigos que ocorram durante a atividade exercida,.No caso nas aulas de treinamento desportivo a mesma é muito significativa, enfim, analisará possíveis riscos de acidentes ou incidentes que os alunos poderão estar sujeitos durante as praticas de atividades físicas. Para Tavares (2004) os acidentes são decorrentes em primeiro lugar por três fatores preponderantes:

 Atos inseguros

            São ações praticadas pelos indivíduos contrários as normas de segurança (TAVARES, 2004). Portanto, nas aulas de treinamento desportivo os professores devem salientar para os alunos antes de praticarem as atividades físicas equipamentos que os protegem. como exemplo existe o EPI, que  significa equipamento de proteção individual (TAVARES, 2004). Esses equipamentos nas aulas são equivalentes as proteções dos alunos durante as realizações das atividades,  existem como exemplo as  luvas, caneleiras, cotoveleiras, calçados entre outros equipamentos que protegem individualmente os alunos .

 Condições ambientais inseguras

          Segundo (TAVARES, 2004) essas condições são baseadas em anomalias apresentados durante a atividade laboral. Nos treinamentos desportivos podemos citar anomalias diante as temperaturas do clima na realização da atividade que podem causar nos alunos possíveis casos de acidentes e nas estruturas física do local da atividade realizada.

Calor

             O calor em temperaturas elevadas pode causar nos alunos a desidratação.  A desidratação é causada por deficiência de água no corpo, ou seja, com isso impede o organismo atuar de forma regular, podendo causar danos a saúde (Brevigliero, Posse Bon e Spinelli 2011).

      Portanto, a importância de incentivar os alunos a se reidratarem durante a prática da atividade e posteriormente para evitar a desidratação. Segundo Observatório de Hidratacion y salud (2009) o efeito da desidratação é preocupante atingindo os aspectos cognitivos, enfim, em crianças de 10 anos e em pré-adolescentes de 12 anos os efeitos da desidratação agem na memória a longo e em curto prazo, Já entre os jovens com faixa etária entre 18 á 21 anos o efeito e decorrente da perda de massa corporal e uma diminuição na execução das tarefas contínuas.

Frio

         No frio as mãos, pés, cabeça ficam mais propensas em ficarem mais vulneráveis a rachaduras e consequentemente ferimentos. Portanto, é ideal ao praticar treinamento desportivo os alunos estarem devidamente agasalhados com roupas apropriadas. Outro fator importante é o choque térmico que poderá ocorrer neste período, ou seja, diante a atividade física os praticantes (alunos), muitas vezes ficam com a temperatura do corpo elevado, devido o ritmo da atividade e excesso de roupas.              Com isso, os alunos transpiram e retiram as roupas que até então estava os protegendo do frio, sendo assim, os alunos ficariam com corpos com temperatura elevada diante o frio do ambiente podendo- lhes causarem choque térmico.

 Fatores pessoais de insegurança

Segundo Tavares (2004) é determinada pelas características físicas ou mentais dos indivíduos. Nas aulas de treinamentos desportivos temos que estar atentos ao aspecto físico e mental dos alunos, ou seja,, antes de realizarmos determinadas atividades temos que analisar diversos fatores para a segurança dos alunos. Podemos citar, por exemplo, a inclusão de alunos especiais nas praticas de atividades físicas. Diante esse aspecto temos que enfatizar a inclusão, entretanto, temos que fazer uma adaptação na maneira de realizar atividades preconizando a segurança física e mental desses alunos.

Local das práticas

O local aonde é realizado os treinamentos desportivos devem ser analisados previamente pelos docentes antes da realização da prática. Podemos citar, por exemplo, as quadras de esportes que é tradicional nas escolas, entretanto, possam se não identificados ocultarem riscos a integridade física dos alunos que ali estarão inseridos. Antes dos alunos adentrarem a quadra de esporte é importante os professores verificar as condições das mesmas. Poderemos analisar situações tais como está piso da quadra, temos que analisar se estão em boas condições. A seguir elencamos fatos não conformes propensos a acidentes nas aulas de treinamentos desportivos.

Check-list nas aulas de educação física escolar

      O check -list é criado após á Análise Preliminar de Risco, ou seja, após todo o processo de reconhecimento ambiental os docentes nas aulas de treinamentos desportivos precisam ter parâmetros a seguirem, para controle o dos riscos existentes . O Check-list é uma ferramenta de análise de riscos significante durante a inspeção, ou seja, realiza o levantamento dos fatos não conformes identificados. O check- list é realizado nas mais diversas etapas que envolvem a pratica de treinamento desportivo, aonde é analisado o espaço físico que será destinado os treinamentos desportivos, as condições ambientais e as condições dos materiais utilizados.

  A seguir um exemplo de check-list em que os professores podem utilizar, a fim de minimizar ou neutralizar os riscos de acidentes e auxiliarem nas tomadas de decisões. 

CHECK LIST – AULA DE EDUCAÇAÔ FÌSICA ESCOLAR

Atividade: Aulas de Futebol

Escola;

 

Análises
(com suas respectivas etapas,

RISCOS POTENCIAIS
(o que poderá sair errado)

MEDIDAS PREVENTIVAS, RECOMENDAÇÕES

DE SEGURANÇA
 (o quê e como fazer para evitar o acidente)

1.  Adentrar na quadra

Quadra com interferências no piso, quebrado, escorregadio, trincas ou rachaduras.

1.1.1-Fazer uma inspeção visual e de deslocamento de todo o perímetro aonde será realizado a atividade física

2- Condições Ambientais

Calor.  Desidratação, insolação                                                                                     Frio, choque térmico,

2.1.1- Realizar um bate-papo com os alunos ressaltando a importância do uso do protetor solar e da hidratação antes e pós atividade

2.1.2-Delimitar limite de tempo de exposição às intempéries

21,3-Uso de vestimenta adequada ao clima

   

3- Condições materiais

Traves dos gols sem fixação, redes trave soltas. Cantos vivos (cortantes) nas traves

3,1,1- Fazer inspeção manual das traves dos gols e nas redes dos mesmos e dos demais equipamentos esportivos que serão utilizados

   
   

                                          Elaborado (pelo autor)

CONCLUSÃO

          A aplicação deste artigo visa à conscientização dos gestores, funcionários, docente e alunos das escolas durante a prática de atividade física de treinamento desportivo, para a segurança de todos que permeiam este processo de atividade.   Um ambiente seguro durante a prática proporciona segurança aos alunos, e assim, as desenvolturas de desempenho e de relações ficam mais eficazes, evitando fatos inesperados de acidentes e incidentes que podem gerar insegurança por parte de todos.  

      Com um projeto de prevenção durante as aulas de treinamento desportivo, um plano de gestão prevencionistas que tem como intuito identificar, selecionar todos os riscos ou perigos em que os alunos estarão expostos ,os docentes e demais integrantes da gestão escolar estarão capacitados a identificarem possíveis sinistros que possam ocorre durante as aulas de educação física de treinamentos desportivos, e eliminá-los ou neutralizá-los, minimizando assim, os riscos de acidentes durante a prática. A partir deste artigo sugere-se a criação de novos trabalhos de forma que as escolas possam estabelecer em seus princípios a gestão contra acidentes durante os treinamentos desportivos, com a criação de novos métodos de prevenção e conscientização dos alunos sobre a importância de se realizarem um vivência dos treinamentos de forma segura.

Referências:

BREVIGLIERO E, POSSEBON J, SPINELLI R. Higiene Ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos. 6.ed., Senac: São Paulo, SP, 451p., 2011.

CARVALHO, F. F. Acidentes Infantis: Relatos de Diretores e Professores do Ensino Fundamental e Análise do Material Didático. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

LIBERAL, E. F. et al. Escola Segura. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, 2005.

TAVARES, José da Cunha. Noções de Prevenção e controle de perdas em segurança do trabalho. São Paulo: Senac, 2004.

Observatorio de Hidratacion y salud (2009). Hidratacion en temporadas de esfuerzo mental intenso. Retrieved from http://www.hidratacionysalud.es/estudios/esfuerzo_ment.