Título: Segurança e Liberdade no Trabalho
Subtítulo: Responsabilidade social no trabalho

Resumo: a política atual das empresas é buscar um local alegre e que abole o stress no meio profissional, mesmo exercendo e oferecendo as ferramentas para pressão sobre o funcionário. Acessibilidade às informações através da tecnologia, muitas vezes traz confusão entre a necessidade de liberdade no trabalho e a responsabilidade pessoal em exercê-la no ambiente público.

Conteúdo: As pessoas tendem a dar preferência à segurança em sua vida de um modo geral; isto não é diferente no ambiente de trabalho. Elas querem que tudo se ajuste, haja lógica e harmonia em suas convicções, conhecimentos, pensamentos e sentimentos.

Para que as pessoas encontrem a segurança, elas buscam conviver com outras que são semelhantes a elas tanto no pensamento, como no agir; por isso sentem que podem ser livres e ajustadas. Elas sentem a influência da comparação social e da complementariedade, na interação pessoas que lhe são próximas.

A liberdade no trabalho advém do conhecimento que as pessoas têm sobre o que lhe é familiar e próximo, embora muitas vezes não exerçam a responsabilidade de levar os padrões de comportamento a um nível de excelência no servir, não existe liberdade sem responsabilidade.

O verdadeiro sentido de utilidade do ser humano está exatamente no sentido de servir ao outro ou à comunidade, mesmo sendo de maneira profissional. O único meio de exercer a liberdade no trabalho é conhecendo a necessidade de ser útil e fazendo do conhecimento uma ferramenta para servir o semelhante, que é humano, pensando ou não de maneira divergente de si.

A responsabilidade do indivíduo de fazer o sistema ser viável, prático e utilizável para a comunidade é que traz a segurança. Por isso a liberdade no trabalho que origina da responsabilidade social traz como consequência a segurança para o trabalhador de maneira pessoal e no âmbito geral.

Na busca desenfreada da melhoria da produtividade, muitas empresas lançaram de forma equivocada, a campanha da necessidade de racionalização no trabalho, que constitui em conseguir o melhor aproveitamento possível dos recursos materiais e humanos da produção.

Infelizmente o que se conquistou foi uma enorme ineficiência e desperdício na produção e engessamento na capacidade de mão de obra. A falta de comprometimento e de responsabilidade no uso dos recursos material e humano na produção, fez com que a qualidade na produtividade da empresa e sua lucratividade entrassem num colapso.

Felizmente muitos empresários visionários entenderam a necessidade da busca pela eficiência e eficácia na produtividade, através da conquista da segurança e liberdade do trabalhador.

Não existe eficiência sem segurança e esta não pode existir sem a liberdade para exercer a cidadania no ambiente de trabalho.

O equilíbrio está no direito à liberdade, buscando através da autocrítica o meio para exercer a cidadania a todo momento, de maneira clara e consciente, visando a segurança e o bem estar geral do trabalhador em sua comunidade.