Em um universo no qual o acesso aos pc´s e internet está ficando sempre mais facilitado, as atenções com a confiabilidade online nunca estão sendo exageradas. Afinal assistimos dia após dia noticiários de pessoas as quais sofreram por causa de abusos virtuais, vírus, cavalos de tróia e diferentes imperfeições que os cyber-terroristas gostam de utilizar. Por este motivo existem pessoas que mantém-se com medo de instalar qualquer tipo de software em teus computadores, e várias vezes as crianças que gostam de brincar no computador acabam prejudicadas por este motivo.

Uma boa solução pra este problema são os jogos virtuais. Facilmente achados em diversos sites utilizando a internet, esse tipo de jogo não requer nenhuma instalação direta no pc, e pega precisamente da página acessada. São tipicamente feitos em Flash ou Shockwave, leves, e consomem pouquíssemos recursos do computador. Existem grandes sites particularizados apenas nesse modelo de entretenimento.

Do mesmo modo que uns websites mais conhecidos tem a possibilidade de pedir uma assinatura, existem outros que oferecem diferentes jogos virtuais não pagos com facilidade. Quanto à variedade, não há motivos pra reclamar, pois as mais diversificadas categorias estão acessíveis para entreter quem quer que seja, desde esportes até RPGs, jogos de moto, jogos de luta e games de disparo, é possível buscar de tudo.

Obviamente as atenções com a segurança não precisam estar de lado nunca, pois há muitas páginas malígnas que podem usar o visual de um site de jogos on-line pra tomar informações sensíveis do usuário ou infeccioná-los com aplicativos danosos. O mais adequado é ter sempre um bom anti-vírus ligado e modernizado a todo o momento o qual for mexer na internet, e a todo momento ler com cautela os avisos que chegam, para não possibilitar erroneamente que alguma coisa indesejada seja instalada em seu sistema.

Com os devidos cuidados, não existe mal nenhum em permitir a criançada utilizar o PC pra se divertir com os games gratuitos virtuais disponíveis nesta vasta world wide web. Mas vem a ser constantemente ótimo recordar de não deixa-las abusarem na dose, e garantir que o dever de casa esteja realizado antes da sessão de jogatina.