RESUMO

Este estudo apresenta uma análise dos aspectos relativos aos cuidados com a segurança de redes de computadores, algumas das ameaças bem como elementos de segurança de redes. Portanto, concentro nas ameaças referentes à invasão, vírus, e roubo de informações , devido ao aumento da incidência de casos desse tipo. Também procurou descrever mecanismos de previsões e tendências na área de segurança de computadores para um futuro próximo. O “agora” evidencia que as empresas já estão se preparando para o enfrentamento dessa problemática e que há ainda um mercado aberto a ser explorado por profissionais da área.

Palavras-chave: Segurança na internet. Vírus. Invasão. Rede de computadores.

INTRODUÇÃO

A história das redes de computadores se iniciaram por volta da década de 60, onde as redes telefônicas eram o único meio de comunicação da época. O desenvolvimento de mini e microcomputadores com bom desempenho, com requisitos menos rígidos de temperatura e umidade, permitiu a instalação de considerável poder computacional em várias localizações, aonde antes era impossível haver algum, mas faltava um meio para unir estes computadores, surge então entre o período de 1970 e 1973, à primeira rede de computador ARPANET, teve como seu objetivo inicial a utilização para fins militares, também, por causa dos hardware caríssimos dos computadores da época, se tratando de mainframes e ocuparem muito espaço, necessitando de um sala inteira apenas para o computador. Porém logo foi implementado em redes para interligações entre universidades e empresas.

A princípio, o sistema de redes foi projetado com o objetivo de pesquisas, com a finalidade fundamental em estabelecer interatividade entre computadores, o que significa, portanto, que a segurança não era um requisito, e que apenas a funcionalidade importava.  Ao longo dos anos as organizações perceberam que teriam que aderir a sistemas a longo prazo. Na realidade, atual com o demasiado crescimento da demanda comercial, pela nova tecnologia, a segurança começou a tornar-se necessária. Nas organizações, como empresas dados e informações são de grande importância, como algo permanente de uma empresa, sendo necessário então na estrutura um sistema de segurança de informações que organize as de forma hierárquica, classificando e as controlando, evitando a invasão por pessoas não autorizadas.