Jesus quando esteve ensinando a seus discípulos aqui na terra ele usou muitas vezes a expressão “meus discípulos.” Ele era um Rabi completamente diferente dos demais. Primeiramente o seu ensino era parte de si mesmo. No texto de João 14.6 Jesus declarou: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." O principio do ensino de Jesus era a verdade, em detrimento do engano que entrou no mundo através do primeiro casal.

Todos os que estivessem interessados em fazer parte do reino de Deus, ingressariam neste caminho através da obediência aos princípios que Jesus ensinou. O que fica bem claro é que, embora estejamos vivendo em mundo completamente cheio de maldade, seguir o ensino de Jesus nunca foi algo impossível de ser alcançado. Afinal, somente a verdade pode de fato nos conduzir à vida.

Se o nosso problema foi o mal que entrou no mundo, Jesus ensinou o caminho da vitória sobre o pecado. Ele deixou claro que toda mudança em nosso caráter era uma ação direta do Espírito Santo. Todos os que estivessem dispostos a obedecer voluntariamente os mandamentos de Cristo receberiam força divina para vencer o pecado. A prática do ensino de Cristo seria mais tarde conhecida como fruto do Espírito Santo. Em Gálatas 5.22 o apóstolo Paulo o chama de amor.

Tudo se encaixa perfeitamente: Primeiramente os discípulos de Cristo foram conquistados pelo amor! Jesus não só falou sobre o amor, mas ele era a própria expressão dele. Ele provou que era o bom pastor individual de cada um deles. Nenhum dos discípulos duvidou do amor do mestre. Os discípulos assimilaram tão bem isto que passaram a ensinar a igreja com o mesmo princípio. É exatamente por isso que o discipulado de Cristo é eficaz e imbatível porque ele trabalha em nosso caráter pelo exemplo de Cristo e de seus discípulos!

O apostolo João foi enfático: "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (João 4.8) Então ser discípulo de Cristo tinha provas concretas: dar bons frutos. Não havia como ser enganado e nem como alguém enganá-los. Sobre a tentativa dos falsos mestres vestidos de ovelhas Jesus ensinou a seus discípulos: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.” (João 7.16-18) O discipulado é fundamental e somente através dele passamos a produzir o fruto do Espírito Santo.