Ciclo de Vida do SCRUM

    Uma forma para assimila os quatro compostos do SCRUM (papéis, artefatos, cerimônias e atitude)  é entender o ciclo de vida do Scrum. O primeiro passo é definir a visão do produto com base em informações colhidas junto ao usuário final, equipe, stakeholders e gerentes; nesta etapa será criada pelo Product Owner (PO) juntamente com o Scrum Master uma lista inicial de todos os itens que devem ser produzidos no decorrer do projeto para que a visão do produto seja bem sucedida, essa lista é denominada de product backlog. Uma vez que existe o product backlog o produto será desenvolvido através de iterações conhecidas como Sprints

    O Product Owner,  Scrum Master e a equipe de desenvolvimento planejam o Sprint, essa reunião é chamada de Planning Meeting, e é divida em duas partes: a parte tática e a parte técnica. Na parte tática o PO deve fazer os ajustes necessários para o Product Backlog e em sequência definir a meta do Sprint. Após a definição da meta o time deve selecionar os itens com os quais podem se comprometer. Na parte técnica o time deve se reunir para tomar as decisões de como fazer cada item do Product Backlog, isso será feito através da quebra de tarefa, depois o time deve estimar cada tarefa para averiguar a viabilidade do desenvolvimento da mesma, o resultado da parte técnica é o artefato chamado Sprint Backlog. Ou seja, o Sprint Backlog é uma lista de requisitos, assim como o product backlog, porém reduzida para que possa ser efetivadas dentro do Sprint. Para uma melhor visibilidade do projeto o Sprint Backlog pode ser representado em forma de quadro Scrum.

    Agora pode-se iniciar o Sprint, que deve ser feito pela equipe de desenvolvimento de acordo com o tempo estimado, realizando Daily Scrum todos os dias dando origem a um ciclo menor. Ao termino do Sprint é realizado uma reunião de Review. Seu objetivo é apresentar o que foi realizado para o PO e convidados.

    Por fim, após a reunião de Review é realizada uma ultima reunião do Sprint, que muitos acreditam ser a mais importante, a Retrospectiva. O seu objetivo é levantar os pontos bons e ruins do Sprint. Geralmente participam apenas o Scrum Master e a equipe. O PO poderá participar caso todos estejam de acordo. E finalizando a retrospectiva retorna para o Planning Meeting, dando início ao ciclo maior.

   Todos quatro composto do SCRUM podem ser encontrados mais detalhadamente em outros artigos, e também no meu site com mais detalhes e imagens no meu site pessoal e para maiores informações acesse Agência WEB Hatanaka: www.hatanaka.com.br